domingo, 30 de setembro de 2012

AIDS: Nova técnica para vacina contra a aids é destaque na revista Nature

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Uma nova técnica que pode levar à produção de vacina contra a aids, desenvolvida com a participação de cientistas do Instituto Oswaldo Cruz, é destaque na edição deste domingo (30) da revista Nature, uma das mais conceituadas publicações científicas do mundo. A descoberta leva a uma nova abordagem no combate à doença, a partir do estudo de casos de pessoas que contraíram o vírus HIV mas nunca adoeceram.

O foco do estudo, liderado pelo pesquisador David Watkins, é a célula T CD8, um organismo conhecido como célula matadora, encarregada de eliminar do corpo vírus e outros componentes invasores. Em algumas pessoas, a T CD8 tem a capacidade de matar as células CD4 contaminadas pelo vírus HIV. O estudo inova no combate à doença, porque até o momento a maior parte das pesquisas vem centrando esforços em produzir vacinas com a utilização de anticorpos.

Watkins desenvolve suas pesquisas sobre aids na Universidade de Miami há 15 anos e atualmente trabalha em conjunto com os pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Myrna Bonaldo, Ricardo Galler e Marlon Santana, além do brasileiro Maurício Martins, que faz parte de sua equipe nos Estados Unidos.

“Descobrimos que um grupo de humanos, raros, está controlando a replicação do vírus [HIV]. Estão infectados, mas não têm a doença. Isso acontece em uma de cada 300 pessoas infectadas. Nós queremos entender como essas pessoas estão controlando o vírus, porque, talvez, possamos desenvolver uma vacina”, explicou Watkins. “Antes dessa descoberta, não havia certeza do que acontecia nos casos humanos em que o vírus era controlado. Nossa pesquisa dá uma grande dica de que são as T CD8 matadoras os responsáveis por isso”, completou.

O estudo do cientista, com o objetivo de uma vacina contra a aids, ganhou força com um método patenteado pela Fiocruz em 2005, desenvolvido por Myrna Bonaldo. A pesquisadora trabalha a engenharia de novas vacinas a partir da utilização da vacina contra a febre amarela como uma plataforma na qual se introduz modificações genéticas que poderão imunizar contra outras doenças.

A estratégia foi utilizada em dois grupos de macacos Rhesus: parte deles recebeu compostos indutores de produção de células T CD8 protetoras e outra parte não. Após, todos os macacos foram inoculados com o vírus SIV, semelhante ao HIV. Os que receberam os indutores de produção da T CD8 apresentaram importante redução na replicação do vírus. Em relação ao grupo que não recebeu o composto, chamado controle, a replicação viral foi reduzida em mais de 50 vezes.

“Estamos tentando entender como essas células matadoras em particular são tão eficientes para conter o vírus”, disse Watkins, que prefere não fazer uma previsão sobre a fabricação de uma vacina baseada no processo: “Eu não quero dar falsas esperanças. Há 30 anos, quando o vírus foi descoberto, chegaram a dizer que haveria uma vacina em dois anos, o que não aconteceu. Nós temos muitas pessoas trabalhando duro nessa pesquisa. Agora, infelizmente, ainda vai levar muito tempo para desenvolver uma vacina. Este vírus [HIV] é muito difícil, muito variável.”

COLHENDO LEITORES: Projeto incentiva a leitura no sertão potiguar

ALTO OESTE - Uma iniciativa idealizada por um instituto do interior tem garantido o acesso à leitura a crianças das zonas urbana e rural em várias cidades potiguares.

Executado pelo Instituto Zulmirinha Veras, o projeto Colhendo Leitores consiste em uma biblioteca itinerante que iniciou suas atividades percorrendo comunidades urbanas e rurais do município de Alexandria e vem se expandido para outras cidades do Alto Oeste potiguar e até mesmo para o estado da Paraíba.
Atendendo a convites, o projeto Colhendo Leitores já desenvolveu atividades em outros municípios da região, precisamente em Antônio Martins, João Dias, Pilões (RN) e Bom Sucesso (PB).

"Trata-se de uma iniciativa de inserção sociocultural, já que proporciona leitura e conhecimento às mais diversas camadas sociais e faixas etárias da população, com ênfase para os públicos infantojuvenil e da terceira idade", destaca o advogado George Veras coordenador do projeto.

A iniciativa foi contemplada pelo Programa BNB de Cultura, edições 2009 e 2010, recebendo patrocínios do Banco do Nordeste/Governo Federal, em parceria com o BNDES, por meio dos quais foram adquiridos livros, mesas, cadeiras, veículo automotor, serviço de som, fantasias e fantoches.

Após agendados, os encontros são realizados, preferencialmente, em sombras de árvores, alpendres, oitões, quintais, para a onde a equipe de monitores/contadores de estórias se desloca, juntamente com o acervo bibliográfico, mesas e cadeiras.

Em uma primeira etapa, foram beneficiadas seis comunidades rurais (polos do município), além de bairros da cidade, havendo o projeto, posteriormente, alcançado praticamente todo o território alexandriense.
Como partes integrantes do projeto Colhendo Leitores, já foram realizados vários eventos, com destaque para o I Encontro de Cordelistas do Oeste Potiguar, que, em dezembro de 2010, oportunizou o lançamento de 13 cordéis de autores de Alexandria e outros seis municípios da região.

No ano passado, ocorreu a Semana Especial do Livro Infantil, em homenagem a Monteiro Lobato, durante a qual participantes do projeto visitaram escolas, fantasiados como personagens do referido escritor, contando estórias e realizando encenações.

Em agosto passado, o projeto comemorou a passagem do Dia do Folclore, em uma programação que envolveu atividades de leitura, contação de estórias e brincadeiras, com a participação de estudantes e professores das escolas públicas e privadas sediadas em Alexandria, permanentes parceiros do Colhendo Leitores e do Instituto Zulmirinha Veras.

Atualmente, o projeto Colhendo Leitores conta com um patrocínio do Banco do Nordeste/Governo Federal, por meio do qual são remunerados os mediadores e contadores de estórias.  

Barriguda News
Via O Mossoroense

ENCONTRÃO 40

Os Candidatos da Coligação Vitória do Povo  Nei Moacir , Edilberto Oliveira  e Vereadores estão marcando para 4 horas da tarde a passeata do encontro de homens e mulheres que apoiam a candidatura 40. Homens e Mulheres sairão de pontos distintos da Cidade e se encontrarão no Bairro da Estação.

MULHERES 22

Ontem pela manhã as mulheres que acompanham a Candidatura de Jânia Fernandes e Hernani Jr saíram às ruas do centro de Alexandria e fizeram à festa debaixo de muito sol. Fotos Facebook da Coligação Pra Frente Alexandria

EXEMPLO: NATALENSE com paralisia cerebral faz pós-graduação em neurociência

"Uma luta incansável". O título da autobiografia da natalense Cícera Bruna Silva de Sousa resume a história de superação de uma mulher de 28 anos e que hoje trabalha numa clínica de reabilitação para pessoas com limitações físicas. A personagem poderia ser apenas uma entre tantas que buscam sobrepor seus próprios obstáculos, não fosse o fato dela própria ser portadora de paralisia cerebral. E mais: Bruna é psicóloga. Sozinha, ainda fez intercâmbio na Inglaterra, onde aprendeu a falar inglês básico. E, atualmente, cursa pós-graduação em neurociência.

Bruna sofreu a paralisia cerebral durante o parto, em razão de um prolapso de cordão umbilical. Isso ocorre quando o cordão umbilical sai pela vagina antes de o bebê ser retirado, o que impede a passagem do sangue pelo cordão. A complicação pode provocar a morte fetal ou mesmo problemas de saúde que afetam o desenvolvimento da criança. Bruna sobreviveu, mas herdou dificuldades na fala e limitações motoras. Ela anda e se movimenta lentamente.

Mesmo com as limitações, Bruna concluiu psicologia em 2010, numa universidade particular de Natal. E não pensa em parar. Hoje, ela cursa pós-graduação em neurociência em outra faculdade da capital potiguar.

Com um sorriso largo e bastante disposição, a psicóloga diz que é feliz com o que já conseguiu fazer e com o que ainda está produzindo. "A felicidade quem busca somos nós. Eu sou feliz demais", disse ela.

Bruna coordena um projeto de integração entre pacientes na mesma clínica de reabilitação em que por anos fez terapias. "Nós, que temos essas dificuldades, precisamos de momentos de lazer entre uma ida e outra ao médico", explicou, acrescentando que utiliza a própria psicologia para ajudar os jovens com limitações a conversarem sobre o problema.

Barriguda News
Via Portal G1-RN- Rafael Barbosa

DISCOGRAFIA POTIGUAR: Bote a música Potiguar para tocar

Lojas de vinis já foram points de encontros da rapaziada nas décadas de 70 e 80 em Natal. Algumas marcaram época. Whiplash e Apple eram antros undergrounds dos mais badalados. O advento dos CDs coincidiu com o fim de algumas lojas e o costume dos encontros para fumar e discutir música. Sobraram algumas até pouco tempo. Na verdade muitas ainda estão aí, mas sumiram das ruas. E o truque mágico se chama Web. É ela quem explica também uma contradição: mesmo sem CDs à venda em lojas especializadas nunca se consumiu tanta música no Brasil.

Apenas nos últimos três meses, quatro dos artistas mais conhecidos de Natal lançaram discos. Simona Talma, Luiz Gadelha, Liz Rosa e, por último, Khrystal. Onde encontrar esse material? Hoje a disponibilidade está dispersa. Tanto quanto as estratégias de divulgação. Shows, iTunes, myspace (ou outra forma de download gratuito na internet), webrádios, cigarreiras ou pontos de venda os mais variados possíveis reúnem o acervo da música potiguar. Sinal do tempo. E o tempo é virtual. É a explicação para o consumo recorde de música quando a indústria fonográfica vive em crise.

A internet tem equiparado mais a distância abissal entre o artista contratado das grandes gravadores e o artista independente. Se o primeiro recebe a estrutura de marketing e divulgação maciça do seu disco físico pela gravadora, o último sem dinheiro para bancar a gravação e divulgação na mídia, disponibiliza de graça na internet e alcança consumidor até no estrangeiro. Os quatro discos citados contam histórias diferentes. Simona e Gadelha colocaram seus álbuns na internet. Khrystal bancou o disco físico com dinheiro próprio. E Liz Rosa conseguiu apoio da Sony para seu trabalho.

Barriguda News
Via DN Om line - Sergio Vilar

CONTAGEM REGRESSIVA - FALTAM 08 DIAS


MEMÓRIA VIVA - ESPORTE CLUBE ALEXANDRIENSE

Esporte Clube Alexandriense, no então campo de futebol da cidade, situado por trás do Áçougue Público. 
Da esquerda para direita: Cecílio Rocha (Diretor), Chico de Biana, Francisco de Narcinda, Zuca Pinto, Noé de Jacinta,, Antônio Bento, Tota de Tanoca e Toinho Alves (em pé); Loló Maniçoba e João Coquinho (agachados); Hélio Neves, Zé de Gaita e Dedé Ferroviário (sentados); e deitado, Firmino (Faim). Esta foto data de 09 de Maio de 1948.

Fonte: Livro Alexandria Retratos de uma História
           Autor: George Veras - 2007
Foto: Acervo Terezinha Alves

CHARGE do gazeta


RIACHUELO: Ex-prefeito morre do coração quando pedia votos para a filha

O ex-prefeito de Riachuelo, Gonzaga Cavalcante, morreu (infarto) em cima do palanque na localidade de Cachoeira do Sapo na noite desta sexta-feira (28) quando discursava pedindo votos para a filha Mara Cavalcante se eleger prefeita.

A informação é do padre Vicente Neto, pároco da cidade. Ele relatou o fato via Twitter por volta das 23h.

Gonzaga ainda foi socorrido para o Posto de Saúde da cidade, mas não resistiu. O corpo do ex-prefeito está sendo velado na sede do município, com previsão de missa de corpo presente às 14h, na Igreja Matriz do município de Riachuelo. Sepultamento será às 16h.

Ele foi prefeito de Riachuelo duas vezes, apoiou o sobrinho. Em 2004, pediu votos para o atual prefeito Junior Bernardo. Atualmente Gonzaga estava pedindo votos para eleger Mara Cavalcante, sua filha, para substituir Junior Bernardo, que cumpriu os dois mandatos.

O padre Vicente Neto informa que Gonzaga deixa esposa Lurdinha e 4 filhos: Nataly, Clara, Avelino e Mara, que é a candidata a prefeita.

Barriguda News
Via Jornal de Fato-Cezar Alves Foto: Blog Johan Adonis

sábado, 29 de setembro de 2012

MISS RIO GRANDE DO SUL É A NOVA MISS BRASIL 2012

Gabriela Markus é a nova Miss Brasil 2012. A Representante do Rio Grande do Norte ficou em 2º Lugar.

GOVERNO convoca profissionais da Saúde aprovados em concurso público

Considerando a necessidade de profissionais para atender a abertura de 40 novos leitos na rede pública de saúde, o Governo do Estado está nomeando os candidatos aprovados em concurso público, realizado em 2010, para provimento dos cargos de Enfermeiro e Técnico de Enfermagem, integrantes do Quadro Geral de Pessoal do Estado, na Secretaria da Saúde Pública. O ato foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (29). Os profissionais convocados serão encaminhados para as unidades de saúde da Região Metropolitana de Natal.

O local para Inspeção Médica Admissional deverá ser feita na Comissão Permanente de Inspeção Médica Oficial, situada na sede da EMATER/RN, Centro Administrativo do Estado e a documentação exigida deverá ser entregue na sede da SESAP, localizada na Av. Deodoro da Fonseca, 730, 9º andar. O setor de recebimento poderá solicitar dos candidatos documentos complementares. Os exames necessários bem como a documentação exigida estão disponíveis no Diário Oficial.


Fonte: Assessoria Governo do Estado

HEBE CAMARGO morre aos 83 anos

A apresentadora Hebe Camargo morreu em São Paulo, neste sábado (29), aos 83 anos. Ela lutava contra o câncer desde 2010 e morreu, segundo a assessoria do SBT, após sofrer uma parada cardíaca, ao se deitar para dormir, nesta madrugada.

Hebe é um dos maiores ícones da televisão brasileira e ficou internada pela última vez por quase duas semanas em agosto, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Nos últimos dois anos passou por várias cirurgias e tratamentos contra o câncer.

Barriguda News
Via G1

CANDIDATA do interior do RN contrata três policiais para fazer sua escolta

 
A campanha eleitoral de Janduís, a 286 quilômetros de Natal, está polêmica. A poucos dias da votação, que acontece no dia 7 de outubro, a candidata Lígia Félix (PSDB) decidiu contratar três policiais para trabalhar em sua escolta pessoal. São três agentes do Grupo Tático Operacional (GTO) de Assu, que durante suas folgas no 10º Batalhão de Polícia, atuam como seguranças, inclusive com suas armas pessoais, uma vez que têm porte de arma de fogo. O fato irritou o prefeito da cidade, o petista Salomão Gurgel, que apoia a eleição da candidata Nailka Alencar, também do PT. Ele diz que a cidade sempre foi pacífica, e que isso acaba levando uma sensação de insegurança à população. O tema virou o assunto da cidade, que tem 5.346 habitantes.

Representante da coligação Unidos Para Renovar, a tucana Lígia Félix diz a interlocutores que está sendo "ameaçada", mas a coligação do prefeito, denominada Paz e Trabalho, garante que as insinuações não são claras. "O fato é que a candidata oposicionista visita eleitores locais escoltada por homens fortemente armados. Uma atitude que, de certa forma, inibe a vigilância dos membros da Coligação Paz e Trabalho que tentam proteger os eleitores de uma possível compra de votos nessa reta final da campanha", diz um comunicado da coligação. A coordenação da Coligação Paz e Trabalho procurou a Polícia Civil para fazer a denúncia. "A delegada não quis fazer o Boletim de Ocorrência. Me disse que isso é coisa comum, típica das paixões políticas", revelou ontem ao Diário de Natal, o prefeito Salomão Gurgel.

Para o prefeito, essa situação pode desencadear acidentes, diante do acirramento da campanha. "Recentemente o vereador Fábio Dantas (PSD), que também é da oposição, disse na tribuna da Câmara [de Vereadores] que se a situação continuar desse jeito a campanha pode terminar em morte. Queria saber porque eles acham comum visitar os eleitores às 11 horas da noite acompanhados de três homens armados. Isso cria um clima muito ruim para a cidade, que sempre foi pacífica", continuou Salomão Gurgel.O prefeito também disse que entrou em contato com o Comandante do 10º BPM, em Assu, o major Antônio Marinho da Silva.

Major Marinho afirmou o DN que se o prefeito quiser, ele abrirá um inquérito para apurar se há desvio de conduta nas atitudes dos três policiais do GTO de Assu. Mas, de antemão, ressaltou: "São policiais que estão em seus períodos de folga, e trabalham com armas pessoais. Eles têm portes de armas. Já chamei os três, conversei com eles e me disseram que era um bico. Isso não depende da nossa autorização ou não", disse. O oficial ainda destacou: "Não tem para que o prefeito estar preocupado. Se ele quiser contratar policiais para trabalhar a paisana para o grupo político dele, também não vejo problema algum".

 
Barriguda News
Via Sentinelas doApodi
Fonte: DN Online

ESCOTEIROS - Aventura Sênior Regional

O grupo de Escoteiros de Alexandria-Rn (78º Grupo de Escoteiros - Antonio Dantas de Araújo) participou no último dia 22 da Aventura Sênior Regional promovida pelo ESCOTEIROS DO BRASIL / Rio Grande do Norte. O evento foi realizado na Praia de Pitangui (litoral potiguar).
 
 
 
 


 
Fotos Cedidas pelo Grupo

UFRN assina termo para oferecer curso de Tecnólogo em Gestão Pública

A reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Paiva Cruz, e o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Belchior de Oliveira Rocha, assinaram na terça-feira, 27, o termo de cooperação para oferecer curso de Tecnólogo em Gestão Pública a Distância, com vagas exclusivas para servidores técnico-administrativos.

Participaram da assinatura do convênio, além dos reitores das duas instituições, a vice-reitora Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes; a pró-reitora adjunta de Gestão de Pessoas, Solange Álvares dos Santos; os pró-reitores de Pesquisa, Valter Fernandes, e o de Administração, João Batista Bezerra; o representante do SINTEST/RN, João Maria dos Santos; e outros dirigentes e servidores da UFRN.

Além da UFRN e IFRN, a cooperação abrange também a Universidade Federal do Semiárido (UFERSA), cujo reitor, José Arimatea de Matos, não pôde comparecer à solenidade de assinatura do termo de cooperação.

Esta parceria permite a oferta de 500 vagas para o Curso Tecnólogo em Gestão Pública a Distância, através de processo seletivo simplificado que será realizado pelo Núcleo Permanente de Concursos da UFRN (COMPERVE), com início previsto para este segundo semestre de 2012.

As vagas serão distribuídas da seguinte forma: 400 para a UFRN, 30 para a UFERSA, 30 para o IFRN e 40 para a demanda social.

O objetivo do curso é qualificar servidores federais das três instituições conveniadas que ainda não possuem formação em nível superior, cujo perfil se relaciona com as habilidades humanas (liderança e comunicação), profissionais (capacitação técnica e visão estratégica) e públicas (responsabilidade social, compromisso e cidadania).

O curso será coordenado pelo Centro Regional de Ensino Superior do Seridó (CERES), unidade da UFRN em Caicó.

Barriguda News
Via Boletim da UFRN-185 1ªEdição

A HISTÓRIA PASSADA A LIMPO : IMPEACHMENT DE COLLOR

Estudantes de hoje não devem lembrar que em 1992, quando muitos eram praticamente bebês, o país passou por um período conturbado, mas que entrou para a história da política mundial: o impeachment do presidente Fernando Collor de Mello.

Em setembro de 1992, estudantes e universitários, vestidos e pintados com as cores da bandeira, foram para as ruas protestar e pedir o impeachment (afastamento da presidência) de Collor. Eles ficaram conhecidos como "geração cara-pintada".

Collor havia entrado na disputa pela presidência conhecido como o "caçador de marajás", devido ao seu trabalho para extinguir a corrupção de funcionários públicos em Alagoas, Estado que governou no final da década de 80.

Empossado, prometeu derrubar a inflação com um golpe, mas seu plano econômico fracassou. Foi em nome do controle inflacionário que a então ministra da Economia, Zélia Cardoso de Mello, confiscou as poupanças dos brasileiros. Forçado a rever sua política, o presidente estendeu a mão para um frustrado entendimento nacional. Isolado, chamou para o ministério nomes do regime militar.

Sua gestão foi marcada por uma série de escândalos e suspeitas de corrupção. As denúncias ganharam força em abril de 1992, quando Pedro Collor, irmão do presidente, revelou a existência do "esquema PC", de tráfico de influência e irregularidades financeiras, organizado por Paulo César Faria, ex-tesoureiro da campanha.

Pressionada pelas manifestações públicas, a Câmara autorizou a abertura do processo de impeachment por 441 votos a 38. Houve uma abstenção e 23 ausências. Em 2 de outubro, Collor foi afastado temporariamente da presidência.

Collor renunciou ao cargo de presidente em 29 de dezembro de 1992, pouco antes de ser condenado pelo Senado por crime de responsabilidade. Em seu lugar assumiu o então vice-presidente, Itamar Franco.

O impeachment interrompeu o primeiro governo eleito diretamente após 29 anos e marcou ainda o cenário político mundial, já que Collor foi o primeiro presidente na América Latina a ser destituído do cargo por este processo. Ele teve ainda seus direitos políticos cassados, tornando-se inelegível por oito anos.

Fonte: UOL

CNBB repudia capa de revista com montagem de Neymar crucificado

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publicou na tarde desta sexta-feira (28) uma nota em que manifesta indignação contra a capa da edição de outubro da revista Placar na qual se vê uma montagem com a imagem de Jesus Cristo crucificado tendo o rosto do atacante do Santos e da seleção brasileira, Neymar. A nota foi assinada pelo cardeal Dom Raymundo Damasceno, presidente da entidade e arcebispo da Arquidiocese de Aparecida, no Vale do Paraíba. Ele está em Brasília.

Em trecho de nota, o cardeal afirma que reconhece a liberdade de expressão como princípio democrático, mas questiona a falta de limites no exercício profissional no caso. ”A ridicularização da fé e o desdém pelo sentimento religioso do povo por meio do uso desrespeitoso da imagem da pessoa de Jesus Cristo sugerem a manipulação e instrumentalização de um recurso editorial com mera finalidade comercial”, afirma a nota.
Ele afirmou ainda que a imagem constitui numa clara falta de respeito que ofende o que existe de mais sagrado pelos cristãos.

Explicação

A capa da edição deste mês da revista fala que Neymar vem sendo “crucificado” pelas acusações de que o atleta vem utilizando o recurso de simular faltas para tentar induzir a arbitragem a errar durante as partidas.
Em nota divulga no site da publicação, a revista pediu desculpas a quem se se sentiu ofendido pela imagem da capa e explicou que em nenhum momento foi intenção da revista ferir a religiosidade de ninguém. ”Vale esclarecer que a analogia da fotomontagem é com a crucificação como método de execução pública praticado antigamente. Quando a reportagem estava sendo produzida, surgiu a palavra “crucificação”, usada corriqueiramente hoje em dia, e daí veio a imagem da condenação e da crucificação”, diz outro trecho da nota (veja a íntegra abaixo).

Veja íntegra da nota da CNBB:

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, manifesta profunda indignação diante da publicação de uma fotomontagem que compõe a capa de uma revista esportiva na qual se vê a imagem de Jesus Cristo crucificado com o rosto de um jogador de futebol. Reconhecemos a liberdade de expressão como princípio fundamental do estado e da convivência democrática, entretanto, que há limites objetivos no seu exercício. A ridicularização da fé e o desdém pelo sentimento religioso do povo por meio do uso desrespeitoso da imagem da pessoa de Jesus Cristo sugerem a manipulação e instrumentalização de um recurso editorial com mera finalidade comercial.

A publicação demonstrou-se, no mínimo, insensível ao recente quadro mundial de deplorável violência causado por uso inadequado de figuras religiosas, prestando, assim, um grave desserviço à consolidação da convivência respeitosa entre grupos de diferentes crenças. A fotomontagem usa de forma explícita a imagem de Jesus Cristo crucificado, mesmo que o diretor da publicação tenha se pronunciado negando esse fato tão evidente, e isso se constitui numa clara falta de respeito que ofende o que existe de mais sagrado pelos cristãos e atualiza, de maneira perigosa, o já conhecido recurso de atrair a atenção por meio da provocação.

Veja íntegra da nota da revista

Em primeiro lugar, a Placar pede desculpas a quem se sentiu ofendido pela imagem de capa. Em nenhum momento foi intenção da revista ferir a religiosidade de ninguém. Respeitamos todas as crenças e defendemos a liberdade de praticá-las. Mas estamos falando exclusivamente de futebol. Vale esclarecer que a analogia da fotomontagem é com a crucificação como método de execução pública praticado antigamente. Como mostra a reportagem, Neymar vem sendo “apedrejado” publicamente com a pecha de “cai-cai”.
O maior jogador brasileiro, ícone da arte no esporte, virou, para muitos, o símbolo da dissimulação, da tentativa de burlar as regras do jogo. Ele cometeu e comete suas falhas, mas ficou com uma imagem de “criminoso esportivo”. Quando a reportagem estava sendo produzida, surgiu a palavra “crucificação”, usada corriqueiramente hoje em dia, e daí veio a imagem da condenação e da crucificação. Acreditamos que a leitura da reportagem será ainda mais esclarecedora.

MENSALÃO DO PT: ERA TUDO VERDADE

Os brasileiros de bem e a imprensa livre estão com a alma lavada. O Supremo, com maioria de ministros designados por governos petistas, acaba com a farsa e mostra que, SIM, houve compra de votos para apoiar Lula

Por Ricardo Setti

Acabou a palhaçada.
Acabou a farsa.

O Supremo Tribunal Federal ontem viveu um dia histórico quando, pelo voto de ministros ou por apartes e comentários a votos de colegas, e ainda sem que todos os ministros hajam terminado seus votos, deixou claro, por maioria de 6 dos 11 ministros, que, SIM, existiu o mensalão, que o mensalão foi alimentado por dinheiro público e, principalmente, que se tratava de um ESQUEMA DE COMPRA DE VOTOS NA CÂMARA DOS DEPUTADOS.

Na sessão de ontem, coube ao ministro Luiz Fux, um dos dois integrantes do Supremo indicados pela presidente Dilma, reiterar pelo menos dez vezes, com todas as letras, que floi disso que se tratou.
As pessoas de bem “deztepaiz” estão de alma lavada por verem ser revelado à plena luz do dia — e, felizmente, se esboroar de vez — um esquema corrupto e totalitário cujo intento sinistro era fazer o Executivo, por meios escusos, ilegais e sórdidos, ser dono do Legislativo, acabando com o equilíbrio entre os poderes e instituindo uma espécie de “bolivarianismo” enviezado no Brasil.

A imprensa livre, objeto de insultos, ofensas, injúrias, mentiras — como a de ser supostamente “golpista” – e todo tipo de lama arremessada por adeptos do lulo-petismo, até por setores minoritários da própria mídia, aí incluídos os que publicam opinião em troca de soldo, está de alma lavada — por ter, desde o começo, baseada em fatos concretíssimos, apontado que o mensalão era exatamente isso que o Supremo acaba de deixar claro que era.

Colunistas livres e sem amarras com o poder ou com quem quer que seja, como tenho o orgulho de me considerar, estão de alma lavada, depois de serem criticados, insultados, enxovalhados e xingados por fanáticos ou malandros, inconformados com o primado da lei e com a reafirmação da independência e da correção de instituições como o Ministério Público e a mais importante corte de Justiça.

Ministro Luiz Fux: em pelo menos dez passagens de suas intervenções de ontem, a inequívoca constatação de que o mensalão foi um esquema de compra de apoio parlamentar (Foto: José Cruz / Agência Brasil)
A decisão, cujo pleno desfecho ainda está por ocorrer, espalhará seus efeitos benéficos, reavivando a crença, até agora enormemente fragilizada, dos brasileiros nos mecanismos criados pela Constituição.
Aquele que seria o grande beneficiário da bandalheira toda — o “deus” de Marta Suplicy e do lulalato –, aquele que prometera destruir a “farsa” do mensalão, e que enfiou a viola no saco, agora esbraveja, reclamando que a suposta “compra de votos” durante o governo FHC não foi investigada.

Cala, descaradamente, sobre a condenação frontal e inequívoca que seu pessoal — os companheiros de sempre, e os companheiros que passaram a sê-lo mediante gorda e suja mesada — recebe da mais alta corte de Justiça.

Ignora, descaradamente, a Constituição, ao reclamar do procurador-geral da República durante a maior parte do governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, Geraldo Brindeiro, chamando-o de ”procurador-geral da República no tempo deles” e classificando-o de “engavetador” — com isso ofendendo gravemente a todo o Ministério Público, por considerar, implicitamente, que o governo FHC “mandava” no MP, instituição independente.

É a gritaria do desespero, é a gritaria dos sem-razão, é a gritaria de quem pediu desculpas ao país sem nunca explicar os motivos, é a gritaria espalhafatosa de quem se disse “traído” sem jamais identificar os traidores.

O comportamento de Lula indica o que já está ocorrendo, e já está sendo captado pelos governos estrangeiros e pela imprensa internacional: seu inexorável e inevitável declínio.

MAS ATENÇÃO: há ainda muito a fazer, tanto no julgamento do mensalão quanto na recuperação moral da vida pública do país.

Não acho que o Brasil já tenha sido “passado a limpo”, nem nada parecido.
Mas celebro o fim de uma farsa — a farsa segundo a qual o mensalão era uma farsa.
Já está definitivamente inscrito na História: houve um esquema para COMPRAR, com DINHEIRO PÚBLICO, apoio para o governo Lula dominar completamente o Congresso.

Via O SantoOficio

ADEUS, CURICA ! ! !

Socorro, a "curica" arrivista da novela Cheias de Charme, sonhava com a fama acima de tudo. Já Titina Medeiros, a atriz por trás da personagem, é pé no chão; quer apenas fazer seu trabalho da melhor forma - e fez. No ar desde abril, Titina encerrou nesta semana sua maratona de gravações no Rio de Janeiro, e retornou a Natal ontem de madrugada para retomar as atividades com o grupo de teatro Clowns de Shakespeare, já na ativa para a montagem do clássico Hamlet, programado para janeiro de 2013. "Estou muito cansada, mas o trabalho revigora", diz ela.

TELEVISÃO CANSA, MAS É LEGAL

Titina, que começou a gravar a novela no final de janeiro, definiu a experiência televisiva como "cansativa, mas prazerosa". "Desde o começo eu sabia que só teria a real noção do que é gravar uma novela quando todo o processo terminasse. Fiquei tão imersa no trabalho que resolvi não teorizar muito sobre aquilo. Se pensasse demais, ficaria paralisada", diz. O "choque" é normal para uma atriz que após anos de teatro, entrou de cabeça na rotina frenética das telenovelas. "Na televisão você não tem o domínio de si, eu não sabia o que aconteceria com minha personagem daqui a uma semana. É uma coisa mutante, você começa no escuro e vai se descobrindo a cada dia. Eu também gostei disso", completa.

A atriz nascida em Acari considera que teve muita sorte em seu primeiro trabalho na TV. "A equipe era incrível. Todo mundo trabalhava com felicidade, com humor. Apesar de ser algo desafiador, foi apresentado com muita leveza pra mim. A diretora Denise Saraceni falou que eu tive sorte em minha estreia, pois esse foi um trabalho abençoado", afirma. A audiência correspondeu ao entusiasmo de Titina. A saga das Empreguetes, colorida, dinâmica e engraçada, agradou de cara. Em pouco tempo, ela realizou o sonho de sua personagem Socorro: ficou famosa.

SOCORRO É UM DESENHO ANIMADO

"Quando começamos a gravar, disseram que Socorro era como um personagem de desenho animado, de história em quadrinhos. Do tipo que leva choque e fica com os cabelos arrepiados. Era uma ajudante de vilã, mas do tipo que não causa raiva a ninguém", diz. A atrapalhada Socorro caiu nas graças do público, sobretudo da crianças. "Estranhei essa popularidade maciça no começo. Eu, que sempre fui uma anônima cidadã comum, de repente era abordada no banco, no avião, no aeroporto, como celebridade. Mas entendi rápido que isso é comum, afinal, você entra na casa de todo mundo, é um tipo de intimidade. Encarei com leveza", relata.

Os trejeitos cômicos de Socorro fizeram a fama da personagem, e marcaram. Porém, Titina não tem receio de ficar estigmatizada como "atriz de comédia" em papéis futuros. "Acredito que talvez fosse  mais desafiador pra mim fazer outro papel de comédia do que um de drama, porque eu teria que ser engraçada novamente, mas sem ser a Socorro", analisa. Por hora não há um novo papel na TV em vista. "Não estou focada em investir minha carreira na televisão. Não estou fechada para isso, claro, mas no momento meus planos são outros. Sou agradecida à Rede Globo pela aposta alta em mim, após um teste de apenas cinco minutos. Mas eu tenho uma história antes da televisão, e vou continuar com ela", ressalta. Mesmo assim, a atriz já se diz nostálgica. Após nove meses de gravações, a equipe vira família.

Barriguda News
Via Tribuna do Norte -Tádzio França - repórter
Colaborou: Cinthia Lopes

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

VEJA O QUE É UMA DEMOCRACIA: CANDIDATOS A PREFEITOS FAZEM COMÍCIOS JUNTOS.

Um fato não tão comum nas campanhas políticas do RN aconteceu no distrito de Umari. A comunidade fica na divisa dos municípios de Tibau do Sul e Goianinha. Dois candidatos a prefeito dos dois municípios se uniram e realizaram seus comícios na comunidade e no mesmo local.

O palanque usado foi o mesmo, e a estrutura a mesma coisa. Até o locutor se desdobrava para anunciar os dois candidatos Júnior Rocha (PMDB), de Goianinha e Valdenicio (PR) de Tibau do Sul. O resultado foi uma multidão de eleitores de Júnior e de Valdenicio numa mistura de verde e vermelho.

Via Blog do Cardoso Silva

CLARO nosso problema diário

Meus amigos a coisa tá feia para os usuários da Operadora CLARO aqui em Alexandria; não se consegue falar mais falar "claramente" através do celular. As ligações são interrompidas a todo instante; você está falando e a outra pessoa pra quem você ligou não está lhe ouvindo ou vice-versa. Pra piorar cada ligação refeita você paga  R$ 0,21 e pra manter uma conversa pelo menos "intendível" precisa-se ligar várias vezes. Faz dias que o problema está instalado e ninguém aparece para clarear,ou melhor, consertar. Até quando???

CONCURSO Miss Brasil será neste sábado (29) e candidata do RN é uma das favoritas

Kelly Fonsêca rejeita a pressão. Foto: Facebook/Reprodução
Miss RN 2012
Esse é o segundo Miss Brasil que o V&C vai acompanhar. Ano passado a nossa candidata Daliane Meneses era uma das favoritas mas foi eliminada e nem entre as três melhores. Este ano, novamente o RN vem forte para o concurso.Demos uma lida nos principais portais nacionais e a potiguar Kelly Fonseca é disparada uma das favoritas.Segundo o Terra,  Kelly tem chances reais de vencer o concurso amanhã. Já a Miss Brasil 2007, Natália Guimarães diz que se agradou muito da beleza da nordestina. A modelo fez questão de dizer que está tranquila e não encara nada disso como pressão. “Eu encaro como uma responsabilidade, não como uma obrigação de ter que vencer porque as pessoas estão torcendo”, opinou, em entrevista. A 58ª edição do concurso Miss Brasil será realizada amanhã dia 29 de setembro de 2012, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
 
Barriguda News
Fonte: V & C

ATOR CONDENADO a restituir patrocínio

Por Douglas Corrêa, da Agência Brasil

A Justiça do Rio condenou o ator Guilherme Fontes, que recebeu recursos públicos de patrocínio para produzir o filme Chatô, o Rei do Brasil, a restituir em R$ 1,1 milhão à Petrobras Distribuidora e em mais de R$ 1,4 milhão à Petrobras S/A, com a devida correção monetária e juros.

De acordo com os autos, Guilherme Fontes assinou dois contratos e não honrou os compromissos firmados. No primeiro, ele obteve R$ 1,3 milhão, mas como não concluiu o projeto lhe foi concedido novo prazo. No curso do novo prazo, foi feito o segundo contrato de patrocínio, com o mesmo objeto, no valor de R$ 2 milhões, que seriam liberados em sete parcelas.

Como não cumpriu os compromissos assumidos, a última parcela do primeiro contrato e a sexta e sétima do segundo contrato não foram repassadas.

O juiz Paulo Roberto Fragoso, da 31ª Vara Cível da capital, disse na sentença que como não cumpriu o contrato no prazo estipulado o acusado está sujeito às sanções previstas. “Cumpre salientar que o réu em sua defesa limitou-se a alegações vagas desprovidas de lastro probatório, ressaltou na decisão”.

“A atitude do réu em captar verbas públicas e não cumprir com o contratado sem apresentar qualquer justificativa para tanto fragiliza a credibilidade da classe que integra e frustra legítima expectativa das patrocinadoras. Esse comportamento, como dito, é prejudicial a todos os que necessitam desta linha de crédito, pois acarreta insegurança e desconfiança nos patrocinadores”, destacou o magistrado na sentença. A decisão ainda cabe recurso em instância superior.

O PT suspendeu por excesso de palco a turnê que acabou por falta de plateia

“Nunca fui de abandonar companheiro no meio do caminho”, vive dizendo Lula. A bazófia é reiteradamente desmentida pela biografia. Para chegar ao Planalto, o ex-presidente livrou-se de meio mundo sem choro nem vela. Amigos dos tempos de sindicalista, fundadores do PT descontentes com os rumos impostos ao rebanho pelo pastor genioso, possíveis sucessores, parceiros sem vocação para a vassalagem ─ ficaram para trás todos os que ameaçaram obstruir, dificultar ou retardar a travessia da estrada principal. Desde sempre, Lula só foi incondicionalmente leal a Lula.

Essa marca de nascença nega a seus portadores o cultivo de afetos reais. Confrontados com o risco de naufrágio, caem fora até do barco que pilotam e abandonam à própria sorte os tripulantes que escolheram. É o que Lula acaba de fazer com a arca atulhada de candidatos a prefeito lançados ou apoiados pelo PT nas 20 capitais brasileiras. Todos em apuros nas pesquisas eleitorais, todos estavam à espera da visita do milagreiro das urnas para festejar a mudança dos ventos. O súbito cancelamento da turnê do palanque ambulante, anunciado nesta quarta-feira, recomenda que esperem sentados.

Diretor-geral da excursão, o companheiro Paulo Frateschi explicou que Lula suspendeu as viagens para dedicar-se à campanha de Fernando Haddad na capital paulista ─ e, se sobrar tempo, socorrer devotos em cidades vizinhas. Conversa fiada, corrige o comentário de 1 minuto para o site de VEJA. Alarmado com o fracasso das três primeiras apresentações, o piloto sumiu para escapar do abraço de afogado. Depois da estreia em Belo Horizonte, por exemplo, a situação de Patrus Ananias passou de difícil a desesperadora. Humberto Costa já é o terceiro colocado no Recife. A passagem do palanque ambulante poderia garantir-lhe a lanterninha.

Escalado para camuflar o fiasco, Frateschi caprichou na pose de agente de superpop do voto. “Para ir a uma capital, o presidente Lula teria que ir a seis”, fantasiou. “Então, a decisão foi cancelar todas as viagens”. O país que, embora aceite tudo, já não engole Lula sem engasgos foi apresentado a outro espanto: a turnê que acaba por falta de plateia, mas é suspensa por excesso de palco.

Barriguda News
Via Veja ON LINE-AUGUSTO NUNES

INSCRIÇÕES abertas para o programa ProJovem Trabalhador

O programa ProJovem Trabalhador está com inscrições abertas até o dia 3 de outubro para Mossoró. No total, estão sendo disponibilizadas 350 vagas para os cursos de Administração, Esporte e Lazer, Telemática, Transporte e Turismo e Hospitalidade. Podem se inscrever jovens entre 18 e 29 anos que não tenham vínculo empregatício. Os interessados devem estar cursando ou ter concluído o ensino médio.

As inscrições estão sendo realizadas na Escola Municipal José Benjamim (Alto de São Manoel), Caic Jerônimo Rosado Maia (Abolição IV) e Escola Estadual Santa Delmira (conjunto Santa Delmira). Os candidatos devem comparecer a qualquer um desses locais portando cópia dos seguintes documentos: identidade, CPF, comprovante de residência e carteira profissional (número do PIS). Os homens ainda precisam apresentar cópia do certificado de reservista.

O curso tem duração de seis meses e cada aluno recebe uma bolsa de R$ 600 ao final, o que equivale a R$ 100 por mês. Segundo a supervisora do ProJovem Trabalhador, Roseane Maia, o objetivo do programa é oportunizar aos jovens a inserção no mercado de trabalho.

"O curso acontece em duas etapas. A primeira trata-se da qualificação social. Nela, os jovens têm aulas de ética, cidadania, português, matemática, informática, entre outras. Já na segunda etapa, temos a qualificação profissional, com aulas específicas sobre o curso escolhido. Essa fase ainda conta com um estágio para os participantes", explica a supervisora do programa. 

Barriguda News
Via O Mossoroense

ATENÇÃO: GOVERNO vai ao BB para evitar atraso de Pagamento dos Servidores

O Governo do Estado negociou uma antecipação de receita com o Banco do Brasil, da ordem de R$ 58,9 milhões (19,9% da folha de pessoal) e restringiu pagamentos de fornecedores para evitar atraso nos salários dos servidores estaduais. O acordo com o banco foi fechado ontem, 27, para garantir que os salários de, pelo menos, 20 mil matrículas de finais de 6 a zero, programados para esta sexta-feira, 28, sejam creditados até o meio-dia, com atraso de 12 horas. Sem a antecipação, negociada com o BB, o governo teria sérias dificuldades para honrar a folha, "por não ter reserva de caixa". 

Foi o que admitiu o secretário estadual de Planejamento, Obery Rodrigues Júnior. O governo divulgou que "o pequeno atraso" atinge servidores vinculados a 19 secretarias e 14 órgãos da administração indireta. O pagamento da folha é feito em dois dias. No primeiro, recebem os servidores com matriculas de finais de 1 a 5. No segundo, os que tem matrículas de finais 6 a zero. Normalmente, os valores são disponibilizados nos primeiros minutos do dia programado.

Ontem, o titular da Seplan, afirmou que a "frustração" da ordem de R$ 26,8 milhões, na transferência do Fundo de Participação do Estado (FPE), no mês de setembro, "criou dificuldades adicionais". De acordo com cálculos apresentados pelo governo, a expectativa era de que a transferência do FPE fosse  maior em 45,50%. Além disso, destacou Obery Júnior, a transferência do FPE, não é disponibilizada automaticamente na conta única do governo.

De acordo com dados do Sistema de Informações do Banco do Brasil, R$ 50,1 milhões, referente ao FPE (3º decêndio), serão creditados nesta sexta-feira, 28, em favor do governo estadual. Esse é o valor líquido, já com a retenção do Pasep e a dedução do Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica). Este último, da ordem de R$ 12,697 milhões, que garante o pagamento dos educadores. Segundo Obery Júnior, o valor líquido do FPE só estará na conta única na segunda-feira, 1 de outubro.

Além do valor da transferência federal, o governo precisaria de mais R$ 8,8 milhões para completar a folha. Obery Júnior explicou que essa receita é oriunda do pagamento de tributos municipais. "Ocorre que esses pagamentos, geralmente, são feitos pelo contribuinte em outras instituições financeiras e leva um tempo para cair na conta única do governo no Banco do Brasil", explicou o secretário.

Em nota, o governo não chegou a mencionar a operação de crédito com o BB, mas destacou que fez esforço para "manter o compromisso de pagamento da folha de pessoal dentro do mês trabalhado". O montante a ser despendido com as despesas brutas de pessoal do Estado (todos os Poderes) neste mês de setembro, sem computar os profissionais da Educação pagos com recursos do FUNDEB, é de R$ 296,1 milhões.

Segundo informou Obery Júnior os salários dos servidores da Polícia Militar e dos Bombeiros estariam liberados a partir da meia-noite desta sexta-feira. "Existe uma pressão excessiva de despesa", disse o secretário, "e isso evidentemente obriga o governo a programar um conjunto de medidas de contenção porque temos dificuldades em honrar compromissos".

Executivo tenta suspender PAE do Judiciário e Ministério Público

Antes de apelar ao Banco do Brasil para uma antecipação  financeira, o governo do RN tentou suspendeu o pagamento da chamada Parcela Autônoma de Equivalência (PAE) para o Tribunal de Justiça e Ministério Público Estadual para ter margem de 'caixa' para completar a folha. O TJ descartou a medida, segundo o secretário estadual de Planejamento, Obery Rodrigues Júnior, alegando "interferência na autonomia do Tribunal".

"O TJ explicou que adotou o recurso de gerar um arquivo eletrônico único da Folha de Pessoal, que já inclui a PAE", detalhou Obery Júnior, "e que não teria tempo hábil para gerar um novo arquivo e, por isso, a suspensão da parcela era inviável. Diante dessa recusa, o governo recuou nessa proposta, segundo o titular da Sempla.

"Não seria justo pagar ao TJ e suspender para os outros órgãos", ponderou Obery Júnior. Ele evitou revelar o montante do repasse mensal da PAE. O benefício é concedido administrativamente por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), para pagamento de atrasados de um auxílio-moradia a juízes, procuradores, conselheiros de Tribunais de Contas e deputados estaduais, após a equiparação dos vencimentos destes aos de ministros e deputados federais.

Além dos salários, as categorias fazem jus a essa verba, fixada, este ano, em R$ 7,5 mil/mês (valor para cada juiz/promotor). A dívida global da PAE, que vem sendo quitada, mês a mês pelo governo, ultrapassa os R$ 600 milhões só no que concerne a magistrados e membros do MPE, a valores de abril deste ano. O Governo garantiu que os repasses estão sendo feitos de acordo com as previsões programadas.

No ano passado, a PAE chegou a abrir uma crise entre o governo e os poderes beneficiários. Em matéria publicada na TRIBUNA DO NORTE dia 21 de abril, o presidente da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Norte (Ampern), promotor Rinaldo Reis, chegou a cobrar que o Governo do Estado respeite a autonomia entre os Poderes e realize na integralidade os repasses constitucionais nos valores previstos nos projetos de orçamento 2012.

Segundo ele, em 2011, uma negociação entre Ministério Público e Executivo definiu o pagamento da Parcela Autônoma de Equivalência em três anos e os promotores esperam o cumprimento desse acordo. "Mas sem os repasses do duodécimo na integralidade não há como fazer esse pagamento", disse ele, lembrando que a negociação incluiu a exclusão de correção monetária e juros a partir de 2009. Para evitar pedidos suplementação para pagamento da PAE, o TJ e o MPE fizeram a previsão do montante da PAE no próprio orçamento anual.

Sindicalistas afirmam que estão surpresos

Os sindicatos que representam os servidores estaduais foram surpreendidos com a informação de que haveria atraso na disponibilização do pagamento deste mês. Segundo Vilma Batista, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte (Sindasp/RN), esse será o primeiro atraso da atual administração. "Causa estranheza esse atraso. Nem estávamos sabendo que iria acontecer esse problema", relatou.

Já a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do RN (Sindsaúde/RN), Sônia Godeiro, afirmou que, apesar da surpresa, tendo em vista que o comunicado foi divulgado apenas no final da tarde de ontem, essa não será a primeira vez que ocorre atraso no pagamento dos servidores lotados na secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap).

"O pagamento", disse ela, "acontece sempre em dois dias consecutivos, mas já aconteceu atraso no primeiro dia e todo mundo recebeu somente no segundo dia previsto. Isso nos deixa preocupados". A sindicalista acredita que o Governo do Estado não pode ficar sempre à espera dos repasses federais para poder efetuar o pagamento dos servidores.

Sônia cobrou do meios de assegurar esse pagamento sem que haja dependência completa do Governo Federal. "Com a política econômica atual, onde há a redução de alguns impostos [IPI, por exemplo], os repasses para os Estados diminuiram. Faz-se necessário a reserva de caixa", afirmou a sindicalista.

O Governo do Estado promete que os salários serão debitados até o meio-dia de hoje. "Esse tipo de promessa acaba trazendo incertezas para o funcionalismo. Além disso, as pessoas ficam com as contas atrasadas. É um problema que precisa ser resolvido", finalizou a presidente do Sindsaúde/RN.

Barriguda News
Tribuna do Norte-Margareth Grilo e Roberto Lucena

POLÍTICOS : por virtudes ou oportunismos

Muitos de nós gostaríamos que os políticos fossem anjos. Se assim o fosse, estariam imunizados de todas as situações e oportunidades que não promovem o bem comum e a prática da bondade.

Mas os políticos, assim como cada um de nós, não são anjos e, sim humanos, também não perfeitos. A política não é um espaço para a ação de anjos, mas o espaço de disputa dos mais diferentes interesses que estão em jogo na sociedade.

A disputa desses interesses é legítima, desde  que os mesmos estejam sempre bem explicitados, para que todos saibam o que move os candidatos quando se propõem a representar os interesses da população.

As contradições no exercício do poder estão sempre presentes nos movimentos que operam a política. Os políticos posicionam-se a partir das conjunturas e dos contextos de cada momento, das articulações e negociações que são possíveis para aprovar os projetos que estão em pauta, das forças sociais que estão mobilizadas em cada momento histórico.

É natural que joguem com seus interesses pessoais, mas é inaceitável, numa democracia, que esses interesses se sobreponham aos interesses coletivos.

As agremiações partidárias (partidos) expressam e materializam os projetos de sociedade que estão em disputa nas cidades de nosso país. Esses projetos se traduzem em propostas concretas de como governar, como construir as políticas públicas, como distribuir renda, como construir  oportunidades de desenvolvimento das nossas cidades e da própria nação.

Há então que se discernir a diferença entre votar em pessoas ou votar em projetos, que embora "sempre juntos e misturados", traduzem-se em diferentes consequências.

"O voto não tem preço, mas tem consequências". Por isso mesmo é possível contemporizar as posições e as atitudes pessoais dos candidatos com os projetos que estes representam, observadas as consequências e as intecionalidades em que ambos acontecem.

Os candidatos não representam a si próprios, mas representam interesses que estão em disputa na sociedade. Talvez fosse melhor sermos governados por anjos, seres sobrenaturais imunes a qualquer interesse mundano. Como não é possível, cabe a cada um e cada uma avaliar o projeto com o qual os candidatos estão comprometidos. Nesse  projeto, o compromisso com a vida humana, com a sociedade e com as virtudes é o bem maior que deve ser resguardado, pelos candidatos e por nós.

Barriguda News
Via Revista Mundo Jovem - Ano 50 - nº 431
Escrito por Nei Alberto Pies, Professor e Ativista de direitos humanos- Passo Fundo-RS

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

GOVERNO divulga nota de esclarecimento sobre pagamento de servidores

O Governo do Estado divulgou no início da noite desta quinta-feira uma nota de esclarecimento sobre o pagamento dos salários do mês de setembro aos servidores estaduais.
Segundo o Governo, os valores serão repassados até às 12h desta sexta-feira. O valor total corresponde a importância de R$ 296,1 milhões.

Confira a nota na íntegra
“O Governo do Estado do Rio Grande do Norte vem informar aos servidores públicos estaduais com número de matrícula de finais 6 a 0, lotados nos órgãos abaixo relacionados, que o valor integral dos seus vencimentos do corrente mês será creditado até as 12:00 h do dia 28 de setembro (sexta-feira), mantendo, com isso, o compromisso de pagamento da folha de pessoal dentro do mês trabalhado.
A pequena demora na disponibilização dos vencimentos desses servidores, normalmente creditados nos primeiros minutos do dia programado, se deve à frustração das transferências federais do Fundo de Participação dos Estados (FPE) em relação aos valores projetados para o corrente mês, no valor de R$ 26,8 milhões.
O montante a ser despendido com as despesas brutas de pessoal do Estado (todos os Poderes) neste mês de setembro, sem computar os profissionais da Educação pagos com recursos do FUNDEB, alcança a importância de R$ 296,1 milhões, sendo que o valor correspondente aos vencimentos dos servidores acima referidos soma R$ 58,9 milhões, ou seja, 19,9 % do total.
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte agradece a compreensão dos servidores públicos alcançados por esta medida.

Relação dos órgãos:
Administração Direta: GAC, DPE, CGE, PGE, ASSECOM, CONTROL, GVG, SESAP, SEARH, SAPE, SEPLAN, SEDEC, SET, SEJUC, SETHAS, SEMARH, SETUR, SEARA e SEEL.

Administração Indireta: DATANORTE, EMATER, EMPARN, CEASA, IDIARN, FJA, FAPERN, DER, ARSEP, FUNDAC, CEHAB, IGARN, EMPROTUR, IPE, PENSÕES ESPECIAIS e CARTEIRA PARLAMENTAR”.

BANCO DO BRASIL - ALEXANDRIA

Estão sendo instalados, neste momento, na agência do Banco do Brasil de Alexandria novos separadores de caixas no auto-atendimento. Agora os novos caixas proporcionarão mais privacidade aos clientes no ato de suas movimentações bancárias.

ALEXANDRIA : Conselho encontra irregularidades na Maternidade

O Conselho Regional de Enfermagem constatou diversas irregularidades na Maternidade Guiomar Fernandes, no município de Alexandria. O Relatório foi entregue ao Ministério Público Estadual, para que providências fossem adotadas.

O promotor Sidarta John, com atuação na Comarca de Alexandria, instaurou inquérito civil para apurar o caso e expediu uma recomendação para que as irregularidades constatadas pelo Conselho Regional de Enfermagem fossem imediatamente sanadas.

Entre as irregularidades apontadas pelo Conselho Regional, está à contratação temporária, redução de carga horária, pagamento de vantagens sem previsão legal, entre outras estruturais e de funcionamento da Maternidade Guiomar Fernandes.

Com informações do Ministério Público Estadual/Via Jornal de Fato

CONSELHO TUTELAR DE ALEXANDRIA-RN


ELEIÇÕES: Eleitor tem até o final da tarde para pedir segunda via do título

Brasília - Quem perdeu o título de eleitor tem apenas até o final da tarde de hoje (27) para solicitar a segunda via do documento. O interessado deve comparecer ao cartório eleitoral com a carteira de identidade oficial com foto e uma cópia dela, além do pedido para requisitar a segunda via do título de eleitor.

As eleições municipais de 2012 ocorrem no próximo dia 7, e o segundo turno, em 28 de outubro. Pelos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 140 milhões de eleitores estão aptos para a escolha de prefeito e vereador.

Para votar, o eleitor não precisa apresentar o título. É necessário mostrar apenas um documento de identificação oficial com foto. O documento pode ser a carteira de identidade, a de Trabalho, a de habilitação, passaporte ou outro documento oficial equivalente, inclusive, a carteira de categoria profissional. As certidões de nascimento ou casamento não serão admitidas como prova de identidade.

Para as autoridades da Justiça Eleitoral, é fundamental, porém, que o eleitor confirme no título o número da seção e seu local de votação. Se o ele não puder votar, terá de justificar a ausência, identificando o número do título, para preenchimento do formulário.

Barriguda News
Via Agencia Brasil

HOSPITAL Walfredo Gurgel devolve pacientes em tratamento ao interior

A partir de acordo firmado entre o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal e Conselho Regional de Medicina (CRM), foram encaminhas remoções de pacientes com o objetivo de esvaziar os corredores do maior hospital do Rio Grande do Norte.
Cerca de 40 pacientes oriundos de cidades do interior do Estado - que aguardam por uma cirurgia eletiva ortopédica no corredor - foram transferidos para suas cidades de origem onde aguardarão o chamado para atendimento.

Na manhã de ontem era perceptível a mudança no fluxo dos corredores. Na última segunda-feira, 67 internos se dividiam entre macas nas áreas de circulação do Pronto Socorro Clóvis Sarinho (PSCS).
Ontem, 27 pacientes aguardavam pelo procedimento cirúrgico. Destes, 15 seriam transferidos até o final da tarde para suas cidades.

Segundo o hospital, a ação proporciona uma melhor assistência ao paciente, que ficará acomodado em um leito, em sua própria cidade, recebendo os mesmos cuidados que os atualmente oferecidos pelas equipes de plantão do HMWG até o momento em que serão reconduzidos ao Walfredo Gurgel para realização da cirurgia.

A transferência foi motivo de protesto de familiares de pacientes que esperam por solução para problemas mantidos há várias semanas nos corredores do HMWG. Os pacientes temem que a transferência dificulte ainda mais o encaminhamento destas cirurgias.

Barriguda News
Via O Mossoroense

ANALFABETISMO: Taxa do RN é o dobro da média do país

Os resultados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio sobre a educação, no Rio Grande do Norte, registram uma boa e uma má notícia. A boa é que a tendência de queda nas taxas da população sem saber ler e escrever tem se mantido constante no Estado desde 2001, passando de 18,6% naquele ano para 15,8% em 2011. A má é que a taxa atual  é praticamente o dobro da média nacional (8,6%) e apenas um ponto abaixo da média regional (16,9%).

Apesar da redução no número de analfabetos, os especialistas avaliam que não há muito o que se comemorar, pois não significa uma melhora real na educação e muito menos que mais pessoas são capazes de ler e escrever. Isso porque fatores como diminuição na taxa de fecundidade e da população contribuem para elevar a taxa de alfabetizados.

Barriguda News
Via Tribuna do Norte - Carla França - Junior Santos

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

ABERTAS as inscrições para o Nominuto Econômico e Social

O Nominuto Econômico e Social abre as inscrições para a rodada de discussões sobre o desenvolvimento econômico do RN. O número de vagas é limitado e as inscrições podem ser feitas no hotsite do Nominuto Econômico e Social.

O evento é uma parceria entre Sindicato da Construção Civil (Sinduscon), o Banco do Nordeste, o Governo do Estado, a Assembleia Legislativa, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o portal Nominuto.com.

Serão realizadas duas rodadas de discussões sobre o desenvolvimento econômico do RN, a primeira em outubro, nos dias 25 e 26 e a outra em novembro próximo no Ocean Palace. Os palestrantes convidados são: a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior; o secretário do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Maurício Muniz Barretto; o economista e articulista da revista Veja Paulo Rabello de Castro; o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Moreira Franco e o consultor econômico, especializado em Análise Macroeconômica e Finanças Públicas, Raul Velloso.

Clique aqui e faça sua inscrição
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...