domingo, 23 de setembro de 2012

MEMÓRIA VIVA: À Espera de Lampião que não veio

 Embora tenha percorrido várias localidades vizinhas a Alexandria, o cangaceiro Virgolino Ferreira e o seu bando não chegaram a ingressar na área territorial do hoje município de Alexandria.

Todavia, supondo um iminente ataque de Lampião, que se encontrava nas proximidades da Vila de Vitória (na época, município de Pau dos Ferros e atual cidade de Marcelino Vieira), a população da então Vila de Alexandria, em junho de 1927, através de mais de cinco dezenas de senhores, tendo à frente "Toinho de Oliveira", se armou e montou trincheira esperando os cangaceiros.

Sobre a foto: Alexandrienses postados da atual rua Antônio Caetano, à espera de Lampião e seu bando. Dentre os mais de cinquenta corajosos homens, foram identificados apenas Elísio Maniçoba, Felinto Gadelha, Bernardino da Rocha Formiga e Oscar Leite de Oliveira. (Acervo Dereta Maniçoba e Alvibar Pedrosa.)

Barriguda News
Fonte: Livro Alexandria Retratos de uma História
           Autror: George Veras - 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...