domingo, 12 de julho de 2020

REITOR É CONTRA A MUDANÇA DO NOME DA UERN PROPOSTA PELO DEPUTADO ESTADUAL NELTER QUEIROZ

Em cinquenta e um anos de atuação em favor da sociedade, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Uern consolidou-se como patrimônio vivo do povo norte-rio-grandense, sendo uma construção coletiva, fruto do trabalho, abnegação e empenho de muitas pessoas.
Nascida Universidade Regional do Rio Grande do Norte – URRN, em Mossoró, através da Lei Municipal nº 20/68, de 28 de setembro de 1968, a instituição surgiu vinculada à Fundação Regional do Rio Grande do Norte – FURRN. Em 8 de janeiro de 1987, oficializada a sua estadualização pela Lei Estadual nº 5.546, passou a ser denominada de Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em seu nome, traz a história, força e representatividade de todas as pessoas que lutaram pelo sonho de uma universidade pública e gratuita em solo potiguar.
Entendemos que patrimônio social com esta envergadura não cabe numa personificação. Uma universidade construída há mais de meio século tem sua história carregada de nomes que, ao perfil de cada um, fazem parte do que ela é hoje, e que juntos estão presentes simbolicamente em tudo que representa o nome da Universidade.
Por isso defendemos a manutenção desta história e discordamos do Projeto de Lei 0183/2020, de autoria do deputado estadual Nelter Queiroz (MDB), que propõe a mudança de nome da Uern para Universidade Estadual Doutor Raimundo Soares.
É inegável para a Uern a importância histórica do ex-prefeito de Mossoró (1963-1968), advogado Raimundo Soares de Souza, responsável pela assinatura da Lei Municipal 20/68 que implantou a URRN, nascedouro da nossa instituição, tendo em sua estrutura as faculdades de Ciências Econômicas, Serviço Social, Filosofia, Ciência e Letras; e a Escola Superior de Enfermagem de Mossoró.
Junto a ele, nomes como o primeiro reitor, João Batista Cascudo Rodrigues, o governador Radir Pereira, a primeira reitora da universidade, Maria Gomes de Oliveira, o reitor da estadualização, padre Sátiro Cavalcanti Dantas são personalidades que compõem um quadro representativo e fundamental do processo histórico desta instituição.
Acreditamos que manter a Uern com seu nome e sua história forte e viva, contribuindo com a formação profissional e cidadã do povo potiguar e dando continuidade ao sonho de seus predecessores é uma homenagem que todos que a constroem prestam diariamente àqueles e àquelas que tornaram possível chegarmos ao que somos hoje.
Prof. Dr. Pedro Fernandes Ribeiro Neto
Reitor
Profa. Dra. Fátima Raquel Rosado Morais
Vice-reitora


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...