quinta-feira, 9 de julho de 2020

AS CONTRADIÇÕES DA PERSONALIDADE AUTORITÁRIA

Nos Estudos sobre a personalidade autoritária, um aspecto que sobressai nas descrições dos sujeitos classificados como mais autoritários é a postura anticientificista. 

Tal característica decorre de sua anti-intracepção, que corresponde a uma oposição a tudo o que seja subjetivo, introspectivo, intelectual demais. 

Os conhecimentos produzidos por pesquisas científicas seriam substituídos por opiniões baseadas em superstições, estereotipias, cinismos, projeções de medos, desejos e fantasias – todos os ingredientes que compõem as racionalizações e fake news tão atuais. 

No entanto, é também característica da personalidade autoritária ser “down-to-Earth”, isto é, ter o pé no chão, ser prático, realista. Tudo o que não parte da realidade vivida de forma socialmente hegemônica é descartado como ilusório, imaginativo, impossível. 

Essa descrição decorre, por sua vez, de outro atributo do mais autoritário: o convencionalismo, ou seja, a rígida aderência a valores que produzem a manutenção do status quo. 

*Fonte: Revist CULT - Onde você encontra o texto completo
*Autora: Virginia Helena Ferreira da Costa (Pós-doutoranda em Filosofia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) (2019). Doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2019).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...