sexta-feira, 24 de julho de 2020

FARMACÊUTICOS DA UFRN DESCOBREM NOVA SUBSTÂNCIA CONTRA A OBESIDADE

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), coordenado pelo farmacêutico e professor, Ádley Antonini Neves de Lima, descobriu uma nova substância para o tratamento contra a obesidade. O produto foi desenvolvido por meio de um breu branco, planta encontrada na região Amazônica. Além de possuir efeito antiobesidade, a descoberta científica possui atividades farmacológicas importantes, como ação anti-inflamatória, antimicrobiana, antioxidante e antiaterosclerótica.

Segundo Lima, todas essas funções do produto são ainda mais declaradas com a inclusão das ciclodextrinas (que podem ser utilizadas como adjuvante tecnológico para melhorar a biodisponibilidade de fármacos). Após a descoberta, os pesquisadores envolvidos no grupo, coordenado pelo farmacêutico, deram início ao processo de patente.

O dispositivo patenteado é um complexo de inclusão com ciclodextrinas naturais e derivadas, com a mistura binária de alfa, beta-amirenona, que é uma substância natural obtida a partir do breu branco. “Durante o desenvolvimento, conseguimos a melhoria de vários aspectos desta nova substância natural, como por exemplo, sua solubilidade em água, que é fundamental para o desenvolvimento de novos medicamentos, e o aumento da sua atividade antiobesidade, inibindo a ação da enzima lipase e reduzindo o peso corporal em animais”, explicou Lima, que é docente do Departamento de Farmácia, em entrevista publicada no portal da UFRN.

O grupo ainda conta com a participação dos cientistas Luana Carvalho de Oliveira, Valdir Florêncio da Veiga Junior e Emerson Silva Lima. O pedido de patente feito por Lima é intitulado Complexos do Triterpeno alfa, beta-amirenona com aumento da atividade antiobesidade, em cotitularidade da UFRN com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM). 

De acordo com o documento, o grupo indica a utilização do novo sistema para aplicação junto a formulações para uso em terapias cosméticas ou na utilização em suplementos alimentares.

*Fonte: ICTQ


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...