domingo, 14 de outubro de 2012

MUITO PRAZER: CHIQUINHO PIRES

PRIMEIRA IMPRESSÃO
Fomos até a sede da Camara Municipal de Alexandria onde Chiquinho nos recebeu; encontramos Chiquinho trabalhando "em pleno sábado" que de pronto nos levou a conhecer cada detalhe da NOVA sede do legisltivo municipal e falou prazeirosamnete do seu trabalho. Enquanto falava, era notório o amor e o prazer pelo ofício, "as meninas dos seus olhos"  brilhavam de tanta emoção e contentamento diante da sua narrativa.

OS "PIRES" E O PMDB - UMA HISTÓRIA
"Há quarenta anos, enquanto todos fugiam do PMDB, fugiam da oposição em virtude da opressão do regime eu, Antonio Pires e alguns amigos fundamos o PMDB. Naquela época, quem era filiado ao PMDB estava sujeito à "tudo"; assim que me filiei tive que depor em Natal; mas isso faz parte da história. Nenhum político alexandriense tem essa história pra contar: 40 anos de fidelidade partidária, 40 anos de trabalho político. Fui eleito vereador pela primeira vez em 1976; de lá para cá, nunca mudamos de partidos (eu e meu irmão Antônio presidente do partido), nunca deixamos de votar no PMDB e, hoje, somos reconhecidos e temos grandes amigos no Partido a nível estadual como o Deputado Henrique Alves e o Senador Garibaldi Filho que nos dão sustentação política e nos apoiam em todas às decisões que tomamos".
UMA MARCA QUASE IMBATÍVEL
32 anos de casa; 5 vezes Presidente da Câmara Municipal. Fazemos parte da história política não só de Alexandria, mas da história política do Estado do Rio Grande do Norte. Conseguir um marca dessa nos dias atuais é quase impossível, ressalta Chiquinho.

A CÂMARA SEM CHIQUINHO
Quando indagamos em relação ao resultado da eleição 2012 se quem iria perder mais, a câmara sem Chiquinho ou Chiquinho sem a camara a resposta foi enfática: "É difícil responder, mas acho que a câmara perdeu mais. Pelo trabalho realizado, pela experiência adquirida eu acho que a câmara perdeu um pouco, mas os vereadores que estão aí acredito que também são capazes de fazer um bom trabalho. Acredito e confio porque essa foi a vontade do povo e a gente tem que acatar, tem que respeitar. Não me sinto derrotado porque essa campanha mostrou que saímos vitoriosos pela posição que tomamos."

DOS NÚMEROS
"Tivemos 420 votos agora, foram 420 amigos que compreenderam nossa situação, compreenderam nosso trabalho, que nos ajudaram. de 2000 para cá, quem teve condição de formar um grande grupo sempre ganhou às eleições. A eleição de 2008 ganhamos com 1298, fizemos 7 vereadores. Agora em 2012 tivemos que tomar outra posição, deixaram a gente de lado, nos escantearam, nos esqueceram. Ficamos até os últimos instantes aguardando um entedimento com o Prefeito Alberto, não logrando exito, o grande grupo foi se dispersando: saiu Dr. Napoleão Veras; saiu os Vereadores Raimundinho e Germano Jr.; saiu o PT e saiu Edilberto Oliveira. Nesta eleição de 2012 tivemos uma maioria de 394 votos, contra uma estrutura municipal, contra 11 milhões de obras, e defendendo um candidato que "eles" diziam que enganou, que traiu, que era ficha suja.Vencemos!!!

QUEM FOI O GRANDE PERDEDOR DA ELEIÇÃO
"Aqueles que não tiveram competência de formar um grande grupo; não tiveram a capacidade de aglutinar essas lideranças em torno de si." Não fazemos política em torno de um mandato legislativo, fazemos política em torno de propostas. Não somos subservientes; não somos manipulados, se fossêmos teríamos ficado lo lado de lá. Ficamos desse lado (coligação vitória do povo) mesmo arriscando o nosso próprio mandato.
O FUTURO SEM O MANDATO DE VEREADOR
"Apesar do resultado não vou deixar de ser político, não vou parar de fazer política e nem de me candidatar futuramente ou de apresentar um nome, porque a vida continua e a política que a gente faz é uma política séria; de compromissos assumidos e cumpridos; com ética e com inteligência. Continuarei na política da mesma maneira; atendendo à todos, procurando soluções para os problemas que surjam; com mandato ou sem mandato esse é o dever e a obrigação de Chiquinho Pires."

MÁGOAS ???
Chiquindo sorri e diz: "De maneira alguma, não fazemos a política do ódio, do rancor e da perseguição. temos uma linha, uma conduta. Temos é que agradecer a generosidade do povo em me dar 32 anos de mandato, de me dar a oportunidade de defedê-lo, de trabalhar pelo município."

DAS REALIZAÇÕES
"Fomos responsáveis, juntamente com alguns valorosos colegas (aí cita George Veras, Bernardino, Luís Mariano, Alzira Carlos, Toinha) pela realização de grandes projetos: Elaboração da Lei Orgânica do Município, Criação do Regimento Interno da Câmara em 1986, Lei de Autonia Financeira da Câmara, Restauração do prédio da Câmara dentre outros apresentados e aprovados que beneficiaram Alexandria."

DO BLOG: Durante a conversa, Chiquinho demonstrou serenidade, tranquilidade e, acima de tudo, coerência e conhecimento. Senti em Chiquinho uma tristeza como a de um Pai que deixa a sua casa; mas com a esperança de um dia retornar. A Você Chiquinho nosso agradecimento pelo bate-papo, pela amizade e pelo amor demonstrado com o seu ofício de Vereador.

Revisão: Flávia Melo

6 comentários:

  1. Fiquei emocionada ao ler a publicação de Chiquinho Pires, um grande Homem... Realmente, a camara foi quem perdeu.
    Um abraço, amigo!

    ResponderExcluir
  2. Valeu muito obrigado. Volte sempre ao Barriguda News.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a reportagem, Alexandria perdeu um grande vereador

    ResponderExcluir
  4. Ok Fabiano. Um abraço. Sempre que puder volte ao Barriguda News.

    ResponderExcluir
  5. Boa reportagem. Desde já deixo meus parabéns ao vereador Chiquinho Pires pela luta na câmara municipal e fidelidade ao partido PMDB.
    Bela frase: Não fazemos política em torno de um mandato legislativo, fazemos política em torno de propostas.
    ( Chiquinho Pires )

    ResponderExcluir
  6. Valeu Policarpo. Obrigado por Visitar o Barriguda News. Volte sempre.

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...