segunda-feira, 29 de outubro de 2012

DURA REALIDADE: Colapso no abastecimento d'água em Luís Gomes, no RN, completa um ano

O colapso no abastecimento de água potável no município potiguar de Luís Gomes, distante 442 quilômetros de Natal, completa um ano nesta segunda-feira, 29 de outubro.

Sem perspectivas concretas de melhorias e regularização da oferta do líquido, a população de aproximadamente 10 mil habitantes precisa recorrer aos reservatórios abastecidos pelo Governo do Estado através de carros-pipa ou pagar R$ 20 por cada mil litros. A água disponibilizada, porém, não é suficiente para atender a todos os moradores da cidade.

No dia 22 deste mês, a governadora Rosalba Ciarlini anunciou, em coletiva de imprensa, investimentos da ordem de R$ 755 milhões nas obras de combate à seca no Rio Grande do Norte. As intervenções incluem a construção e ampliação de adutoras e barragens que devem garantir o abastecimento de Luís Gomes. O temor da população local, porém, é de que os reservatórios que deverão abastecer o município através das adutoras não disponham de água suficiente.

A cidade de Luís Gomes foi uma das primeiras do Rio Grande do Norte a decretar estado de emergência em decorrência da estiagem. Em seguida, com o agravamento da crise, a Prefeitura Municipal decretou estado de calamidade pública. O único açude que abastece o município, o Dona Lulu Pinto, com capacidade de armazenamento de cinco milhões de litros d'água, secou. O que se vê atualmente no entorno do reservatório é o solo rachado e uma paisagem seca e desoladora.

Via Portal G1/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...