Brasília - A nova regra que impedirá as teles de cobrar
nova chamada quando a ligação cair deve entrar em vigor efetivamente
dentro de 30 dias. A estimativa foi apresentada ontem pelo conselheiro
da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) Marcelo Bechara. O
usuário terá 120 segundos para refazer a chamada que havia caído e todo
esse processo será considerado como uma só ligação. Segundo Bechara, a
proposta de mudança deverá entrar em audiência publica nesta
quinta-feira.
Conforme a proposta da Agência, o consumidor terá 120 segundos para
refazer a chamada que havia caído, não importa o motivo, e todo esse
processo será considerado como uma só ligação .
Na prática, o usuário de telefone celular poderá realizar novamente a
chamada no caso de a ligação cair, seja qual for o motivo da
interrupção. A regra valerá da mesma forma caso a ligação caia por falta
de bateria ou por problemas na rede da operadora. "Quando uma pessoa
liga para outra em um prazo de dois minutos, não é porque quer falar de
novo o que já falou, mas porque a ligação caiu", disse o conselheiro da
Anatel.
Com a alteração, serão atendidos a todos os tipos de
planos (de cobrança por chamada ou por minuto) de todas as operadoras. A
regra valerá para todos os contratos em vigor, explicou, assim como
para planos pré e pós pagos. A norma anterior atendia somente aos planos
básicos, que hoje são residuais no mercado. "É uma abordagem alinhada
com a nova realidade da oferta massiva de plano", disse o conselheiro.
Ele admitiu que também foram considerados resultados de fiscalização da
Anatel na elaboração da proposta.
"O que o usuário quer é que a
chamada não caia e, se cair, que ele não seja penalizado por isso",
disse o conselheiro. Bechara ressaltou que a Anatel não focou a medida
na economia de dinheiro para o consumidor. "Queremos que o consumidor
não tenha prejuízo", disse.
Conforme explicou, a ideia é promover
uma alteração no regulamento do Serviço Móvel Pessoal. A mudança
principal é o acréscimo do artigo 39-A. "Caso haja chamadas sucessivas,
consideradas essas efetuadas entre o mesmo código de acesso e de
destino, e o tempo compreendido entre o final da chamada e o início da
seguinte for inferior ou igual a 120 segundos, devem ser consideradas
como sendo uma única chamada", propõe o novo artigo. Segundo Bechara,
120 segundos é um prazo suficiente para retomar a ligação. "As empresas
se preparem. As empresas vão ter de se ajustar", disse.
TIM vai se antecipar
A
TIM informa que concorda com a nova regra proposta pela Anatel. Em
nota, a empresa ressalta que pretende adotar um prazo maior para que
seja feita essa retomada da ligação. A empresa também informa que
pretende antecipar a medida, pretendendo oferecer a solução a partir da
próxima semana em Estados do Nordeste.
Barriguda News
Via Diário do NE
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