Previsto para começar em 2022, o chamado Novo Ensino Médio começará a ser implementado de forma gradativa em todo o Brasil e prevê grandes mudanças em relação ao formato atual. As principais redefinições passam por um currículo mais flexível e um estudante muito mais protagonista nas decisões.
Quem dá detalhes sobre o tema é a diretora do Colégio Contemporâneo, Marianny Andrade. “O novo Ensino Médio vai promover uma mudança principalmente no currículo. O aluno vai estar como protagonista, ele vai estar no centro desse currículo do Ensino Médio”, explicou a diretora em entrevista ao Hora Extra da Notícia, da 91.9 FM, nesta sexta-feira (23).
Ela esclarece que as disciplinas tradicionais (base comum) vão continuar existindo e todos os alunos vão precisar cursar. No entanto, a grade horária será complementada com uma “base flexível” que poderá ser por área de conhecimento ou interdisciplinar. Desse modo, o currículo será formado por disciplinas eletivas e por disciplinas optativas, que podem ser oficinas, por exemplo.
“Nós vamos trazer o aluno pra junto, entender quais as necessidades dele e o que ele espera desse Ensino Médio, para que a gente possa criar juntos esse currículo flexível”, destaca Marianny.
A mudança, porém será gradativa, mas é necessário planejamento, para que, como diz a Marianny, “a escola possa fazer sentido para os alunos”. As novas diretrizes só serão implementadas nos alunos que estiverem entrando no ensino médio a partir de 2022. Os demais, que já estão no ensino médio hoje, continuarão no formato tradicional. Desse modo, o nono ano de hoje vai ser a primeira série de 2022 que vai contar com o currículo do Novo Ensino Médio.
No Colégio Contemporâneo, por exemplo, a diretora explica que será adicionada a disciplina “Projeto de Vida”. Embora a escola já incentive os alunos a trilharem seus próprios caminhos, a disciplina virá oficialmente formatada de um modo que se fortaleça o aluno para o autoconhecimento e que ele entenda as diferentes realidades do mercado de trabalho.
“O aluno vai entendendo e construindo seus objetivos. Lógico, eles são novos ainda e isso pode mudar, mas é uma construção que vai acontecer nessa disciplina de Projeto de Vida”, pontua.
A tendência, segundo Marianny, é que os alunos optem pela inclusão de disciplinas ligadas à tecnologia em razão de os estudantes estarem muito bem adaptados e inseridos nos avanços do mundo tecnológico.
“A gente entende que vai aumentar o engajamento desse aluno, ele vai se interessar mais, porque ele construiu o currículo junto com a gente e, aumentando o engajamento, a gente sabe que aumenta o rendimento do aluno”, conclui.
A partir desta sexta-feira (23), os alunos do Contemporâneo começaram responder a um questionário online no qual vão falar como aprendem mais e o que gostariam de estudar na escola. O Novo Ensino Médio é previsto pela Lei Federal nº 13.415/2017.
Fonte: Portal Grande Ponto
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.
Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.
COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS