Foi sancionada (23/06) a Lei nº 13.002, que torna obrigatório o Teste da Linguinha. O procedimento, chamado de Protocolo de Avaliação do Frênulo da Língua em Bebês, detecta se a criança tem o problema popularmente conhecido como língua presa, que pode resultar em dificuldades na fala, sucção, deglutição e mastigação.
Segundo o autor do projeto que deu origem à lei, deputado Onofre Agostini (PSD-SC), o diagnóstico precoce possibilita o tratamento imediato e a prevenção dos problemas decorrentes da anquiloglossia, termo científico que designa a anomalia, informou a Agência Senado (24/6). A lei tem 180 dias para entrar em vigor, contados a partir da data da sua publicação.
Na rede pública de saúde, geralmente, são os pediatras que fazem os os testes obrigatórios logo após o nascimento das crianças, e serão eles os responsáveis pelo Teste da Linguinha, como infoma o Ministério da Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.
Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.
COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS