sábado, 26 de julho de 2014

BLOG DO BERGUINHO DESTACA VISITA REALIZADA AO INSTITUTO ZULMIRINHA VERAS

INSTITUTO ZULMIRINHA VERAS de Alexandria-RN, mantido brilhantemente pelo causídico DR. George Veras (a direita na foto).

Estando a trabalho na cidade de Alexandria-RN no dia de ontem (23/07/2014), tive o prazer de rever o amigo DR. GEORGE VERAS, causídico com larga e reconhecida atuação em solo potiguar.

Conhecedor da existência do INSTITUTO ZULMIRINHA VERAS pelo relevante serviço prestado a cultura de Alexandria e região, fui convidado a conhecer a estrutura do instituto que mantém um rico acervo histórico-cultural.

Fiquei surpreso com a obstinação de DR. GEORGE VERAS em manter - principalmente com suas próprias expensas, um acervo de tamanha importância para aquela cidade do alto oeste potiguar.

O INSTITUTO:

Instituto Zulmirinha Veras foi fundado em 09/11/2007 e desenvolve ações e projetos de cultura e história na cidade oestana de Alexandria-RN.

O Instituto dentre outras atividades, mantém no centro da cidade de Alexandria em sua estrutura uma Biblioteca, um mini-cinema e um museu, tudo de forma gratuita para a população.

Com ênfase a autores potiguares, a Biblioteca do instituto coloca a disposição dos alunos, pesquisadores, pedagogos e população em geral um significante acervo de nossa literatura.


Recebi do Dr. George Veras, o exemplar do livro PATRONOS ESCOLARES, escrito por Manoel Jácome de Lima e organizado pelo causídico. O livro é um dos principais compêndios do gênero em nosso estado, que traz dados biográficos dos patronos de antigos grupos escolares do Rio Grande do Norte.

O que tornou a visita mais fascinante foi saber que além de uma linda biblioteca, o Instituto Zulmirinha Veras - que leva reconhecida homenagem a irmã do mantenedor, espalha alegria, cultura e educação às crianças com o CINE CLUBE ALEXANDRIA, exibindo documentários e filmes dirigidos aos estudantes da cidade.

Como cultura é um alimento para a alma, o Instituto Zulmirinha Veras de Alexandria também mantém o Projeto CULTURA NOS BAIRROS, levando literatura de cordel, violeiros, repentistas, música e literatura aos bairros de Alexandria.

Com alegria nos olhos e amor por sua terra, DR. GEORGE VERAS concretizou com grande bravura e seus próprios esforços, esse lindo espaço na Terra da Barriguda - como assim é conhecida a cidade de Alexandria por sua pequena montanha ser semelhante a uma barriga, o que demonstra que atitudes como estas, apesar de raras, enche de alegria e orgulho o povo daquela terra.

Minha passagem ontem a trabalho por Alexandria-RN terminou com uma verdadeira aula de cultura e história no INSTITUTO ZULMIRINHA VERAS.

Confira abaixo fotos da visita:

 Com ênfase a autores potiguares BIBLIOTECA mantém rico acervo literário.

 Com ênfase a autores potiguares BIBLIOTECA mantém rico acervo literário.


De 10 mil anos atrás: achados paleontológicos de Alexandria-RN também são preservados e exibidos no Instituto Zulmirinha Veras.

De 10 mil anos atrás: achados paleontológicos de Alexandria-RN também são preservados e exibidos no Instituto Zulmirinha Veras.


A história de Alexandria-RN: Livro Tombo de Demarcação (1759)

Relíquias históricas da cidade também são exibidas no instituto.

Relíquias históricas da cidade também são exibidas no instituto.


CINE Clube Alexandria: um mini-cinema onde jovens apreciam gratuitamente a cultura com bons filmes e documentários.
CINE Clube Alexandria: um mini-cinema onde jovens apreciam gratuitamente a cultura com bons filmes e documentários.


Projeto Cultura nos Bairros leva cordel, música, violeiros e repentistas a cada canto de Alexandria

Painel com exposição de fotos históricas.


Claudemberg Emídio visitando o Instituto Zulmirinha Veras em Alexandria-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...