Análise da votação para Governo
Uma disputa acirradíssima onde o grupo do prefeito Nei, sem as presenças do Dr. Napoleão Veras e do Vereador Junior Abrantes que pediam votos para o candidato Robinson Faria (portanto reforçando o grupo oposicionista liderado por Dra. Jânia), o grupo situacionista obteve uma diferença de apenas 65 votos para o candidato Henrique Alves, quando era esperado muito mais. Portanto uma "briga" voto a voto, mostrando um crescimento da oposição nesse tocante.
Análise da votação para Deputados
Os candidatos apoiados por Dr. Nei e seu grupo: Sandra Rosado ficou com 32,33% dos votos (Lembrando que Dr. Napoleão também pedia votos para a candidata) e Raimundo Fernandes obteve 33,54% dos votos. Com respeito aos números, podemos concluir que para a deputada Sandra que na eleição passada em Alexandria teve praticamente a mesma votação, não foi surpresa; Já o deputado Raimundo Fernandes que nunca tinha tido apoio por aqui, sequer participou de um evento em Alexandria e não tinha serviço prestado a essa terra, os 2.515 votos foram oriundos exclusivamente da liderança do prefeito Nei.
Os candidatos apoiados por Dra. Jânia e seu grupo: Fábio Faria ficou com 28,81% e Gustavo Carvalho ficou com 21,94% dos votos. Analisando esses números com relação a Gustavo Carvalho nota-se uma votação maior em relação a eleição passada, já que o candidato obteve em torno 900 votos em 2010. No tocante ao candidato Fábio Faria, apoiado pela primeira vez em Alexandria, dos seus 2.168 votos, boa parte deve ser creditado ao apoio do grupo, sem descartar votos conquistados pelo carisma do candidato (bonito, genro de Silvio Santos, boa praça, etc.)
Os candidatos apoiados por Dr. Hernani Jr. e seu grupo: Adriano Gadelha 12,25% e Hermano Moraes 15,63% dos votos. Os 1.172 votos obtidos pelo Hermano são oriundos exclusivamente pelo apoio do grupo, valendo salientar que na eleição passada o candidato já tinha tido uma votação por aqui. Com relação aos 922 votos do candidato Gadelha podemos associar também a composição com Corrinha do PT.
Os Candidatos apoiados por Dr. Napoleão e seu grupo: Sandra Rosado ficou com 32,33% e Cristiane Dantas ficou com 9,11%. Lembrando mais uma vez que parte da votação de Sandra também pertence ao grupo de Dr. Nei. Os 683 votos da candidata Cristiane são frutos exclusivos do grupo, já que esse era o foco do vereador Júnior Abrantes e de Dr. Napoleão.
Numa média, poderíamos apontar que hoje, Dr. Nei e seu grupo têm garantidos 32,9% dos votos dos alexandrienses, enquanto que Dra. Jânia tem 25,9%, Dr. Hernani Jr. tem 13,9% e Napoleão detém 9,0%.
Do resultado de ontem, cerca de 20% do eleitorado optou por votar Branco ou Nulo (friso, para deputados) estando com certeza fora de todos esses grupos analisados.
Concluindo: Dizer qual grupo político saiu "vencedor" em Alexandria (agora) seria no mínimo precipitação; vamos aguardar a disputa para o segundo turno, para aí sim fazermos uma análise mais criteriosa com base nos números. Lembrando que 18% do eleitorado optou por votar em branco ou nulo e só o trabalho dos grupos poderá conquistar esses votos. Essa é a minha visão particular, você pode concordar ou não. Tenho dito!
Meu caro Dr.Jânio, o grande serviço prestado por Wilma a Alexandria foi quase fechar repito "fechar" os dois Hospitais da cidade.
ResponderExcluir