quarta-feira, 19 de março de 2014

CRENÇA: Agricultores depositam esperanças no Dia de São José para um bom período chuvoso

Homem de fé, o sertanejo celebra hoje o Dia de São José. A data, segundo a crença dos agricultores, prenuncia como será o inverno no semiárido. Se no dia 19 de março as chuvas caírem, é sinal de que o ano será bom para a agricultura.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Lavoura (Sindlavoura) de Mossoró, Francisco Gomes, o Dia de São José é decisivo para o homem do campo. "É um dia consagrado para nós, agricultores. Se a chuva vier, as esperanças serão mais uma vez renovadas, e a expectativa de um bom inverno se confirmará", conclui.

A esperança do trabalhador rural tem fundamento meteorológico, uma vez que é entre meados de fevereiro e março que o período chuvoso na região se inicia. Além disso, é nesta época que ocorre o fenômeno equinócio de outono, em que os raios solares incidem de forma mais perpendicular, o que pode formar nuvens e, consequentemente, chuvas.

Para hoje, as previsões apontam ocorrência de chuvas em diversas partes do Nordeste. "Deverão ser registradas precipitações em quase todo o Nordeste. No Rio Grande do Norte, a região do Alto Oeste e Mossoró serão contempladas. A previsão mostra que haverá pancadas de chuvas moderadas neste 19 de março, o que é uma boa notícia para o agricultor. O tempo permanecerá assim durante toda a semana, até o dia 24", detalha o meteorologista Gilmar Bistrot, da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).

Para todo o período chuvoso de 2014, a probabilidade é de 45% de chuvas dentro da média (que na região de Mossoró compreende entre 600 e 700 milímetros). Já o prognóstico de precipitações pluviométricas abaixo do normal é de 30% e acima da média 25%. "A zona de convergência que está atuando no Nordeste favorece a ocorrência de chuvas. A análise da Emparn é que essas condições permaneçam favoráveis para os próximos meses", relata Gilmar Bistrot.

Barriguda News/O Mossoroense
Matéria Completa AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...