quarta-feira, 21 de maio de 2014

AVANÇO: Hemonorte inova na produção de plaquetas


De Fato

Sempre investindo na segurança transfusional para os pacientes do Estado e na melhoria de seus processos, o   Hemocentro do RN  implanta um novo processo de produção de plaquetas, a metodologia de buffy-coat.

Largamente utilizada em países mais desenvolvidas, a metodologia  permite extrair as frações de  hemácia, plasma, plaquetas e crioprecipitado  do sangue de forma mais precisa e com isso produzir um produto de melhor qualidade.

O Hemonorte é o único hemocentro do país que usa a técnica de buffy-coat em 100% na produção de seus hemoderivados, o que o faz pioneiro. Os demais hemocentros brasileiros ainda aplicam os dois processos para separação dos hemocomponentes: o de  plasma rico em plaquetas (PRP)  e buffy-coat (BC).

A introdução dessa nova metodologia significa uma busca contínua na melhoria da qualidade dos serviços que prestamos a população do RN. “ O procedimento de separação por  buffy-coat é muito mais complexo do que o de PRP, mas, em contrapartida  produz um concentrado de hemácia mais puro (deleucotizado), um concentrado de plaquetas de melhor qualidade. Além disso, proporciona um aumento na produtividade  final  dos hemocomponentes e  diminui as reações transfusionais nos pacientes receptores de sangue”, enfatizou o Chefe do Departamento de Hemoterapia, do Hemonorte, Rodrigo Villar.

Para viabilizar a implantação do buffy-coat, o Hemonorte investiu no treinamento dos servidores da divisão de Fracionamento e na aquisição de novos equipamentos. A técnica de buffy-coat também será  extendida ao  Hemocentro de Mossoró, visando atender às novas complexidades médicas ofertadas na cidade, como as cirurgias  cardíacas  e oncológicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...