sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

NA TENTATIVA DE DESARTICULAR INDICATIVO DE GREVE Governo anuncia reajuste de 8,32% no salário dos professores


O Governo do Rio Grande do Norte anunciou, em nota, no final da tarde desta sexta-feira (24), reajuste, progressão e pagamento de férias aos professores estaduais. Segundo o Governo, o reajuste será de 8,32% para professores ativos e inativos da educação.

A governadora Rosalba Ciarlini também garantiu a adição de uma letra (progressão horizontal) a partir de março a todos os professores e especialistas, bem como autorizou o pagamento do terço de férias a todos os servidores do quadro da Secretaria da Educação e adiantou que encaminhará para a Consultoria o projeto de lei que altera o porte das escolas da rede estadual. O governo informou que os projetos serão encaminhados à Assembleia Legislativa quando o ano legislativo for iniciado.

O aumento será pago "em fevereiro retroativo a janeiro e obedece ao Piso Nacional com percentual definido pelo Ministério da Educação. Um professor em início de carreira receberá R$ 1.780 contra R$ 930 antes da gestão da Governadora."

Greve

A coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte/RN), Fátima Cardoso, disse que as mudanças anunciadas já eram esperadas no contracheque do mês de janeiro, pois o reajuste é oriundo do Governo Federal.

"Nós já esperávamos que isso fosse acontecer, até porque, no ano passado, foi a mesma situação, ela aplicou com atraso o reajuste de 7,97%".

Fátima Cardoso também disse que o reajuste, progressão e pagamento de férias aos professores estaduais, não têm relação com o acordo feito entre professores e governo no ano passado. "Em 2013, ela assinou dois acordos e não cumpriu", disse a coordenadora.

Os professores do  estado irão realizar uma Assembleia Geral na próxima terça-feira (28) - início do ano letivo - para decidir sobre a deflagração da greve. Fátima informou que os professores irão aguardar, em greve, a implementação do acordo. 

Barriguda News/TN On Line 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...