A coordenação de educação do Instituto Nacional do Câncer (Inca) criou recentemente o “Curso de Atualização em Abordagens Básicas para o Controle do Câncer – ABC do Câncer”. Através de tecnologias de educação a distância, o intuito é oferecer um conjunto de informações básicas e objetivas que facilitem o entendimento da dimensão do câncer, das medidas para o controle da doença e das estratégias de governo para o enfrentamento do problema.
Em texto publicado na revista Fisioterapia e Pesquisa em março deste ano, “Atualização para o controle do câncer no Brasil”, Luiz Claudio Santos Thuler, médico e coordenador de Educação do Inca, e Anke Bergmann, fisioterapeuta e gerente da Divisão de Ensino da instituição, explicam que a ideia da criação do curso surgiu após um projeto cujo objetivo foi identificar a demanda de qualificação em oncologia para as diferentes categorias de profissionais de saúde, nas diversas regiões do país.
“Considerando a demanda relatada pelos fisioterapeutas, foi ressaltada a necessidade de qualificação em atenção oncológica por acreditarem ser importante que esses profissionais sejam treinados para detectar, orientar e saber para onde encaminhar o paciente com suspeita de câncer, tendo em vista sua limitada atuação na atenção básica. Segundo alguns profissionais, a temática da atenção oncológica deveria ser mais frequentemente abordada nas matrizes curriculares dos cursos de graduação”, explicam.
O curso é totalmente a distância, gratuito, com trinta horas de duração, sem tutoria. De acordo com o Luiz Claudio e Anke, destina-se a profissionais de nível superior não especializados em oncologia e a alunos dos cursos de graduação e pós-graduação na área da saúde.
Para a realização do curso, os interessados deverão realizar sua inscrição no site do Inca, no menu “Cursos e Eventos”. O período de inscrições é de 01 a 20 de cada mês, e a realização do curso será no mês subsequente.
Os certificados de participação para os aprovados podem ser emitidos on-line, no ambiente virtual de aprendizagem, pelo próprio participante.
Os professores interessados em utilizar o material didático como parte do conteúdo de sua disciplina poderão solicitar, gratuitamente, a publicação impressa para a distribuição entre os alunos e o DVD com o material de apoio ao professor.
Para tal, é preciso encaminhar um ofício com as seguintes informações:
nome completo da instituição; nome e endereço postal do(s) professor(es) responsável(is); curso de graduação e a disciplina em que será utilizado o material; relação nominal dos alunos, por disciplina e por curso; quantidade de exemplares necessários para disponibilizar na(s) biblioteca(s) da instituição e endereço postal para a entrega do material.
Mais informações pelo endereço: ead@inca.gov.br
da Redação do Barriguda News
com informações do Mossoroense - Ana Cadenque
Agencia NOTISA
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