O setor de reanimação do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel não poderá, a partir desta terça-feira, receber novos pacientes. Essa unidade está servindo para acomodar, em macas, pacientes que necessitam de Unidade de Terapia Intensiva, nos chamados leitos improvisados de UTI. A interdição ética foi aprovada, na noite de ontem, pelo plenário do Conselho Regional de Medicina (Cremern).
Segundo o presidente do Cremern, Jeancarlo Fernandes, os que estão internados nessa unidade em leitos improvisados de UTI deverão ser, imediatamente, transferidos para um leito de UTI. Na reunião de ontem, o presidente do Cremern submeteu o relatório de inspeção aos conselheiros. Na unidade de reanimação do HMWG a equipe de fiscalização do Cremern identificou pacientes com larvas de moscas na boca, numa total desassistência.
Ainda hoje, o presidente do Cremern encaminha o documento que determina a interdição ética da reanimação ao diretor adminsitrativo do Hospital Walfredo Gurgel e à secretária estadual interina de Saúde Pública, Dorinha Bularmaqui. Com a interdição, o setor de reanimação não poderá receber novos pacientes, tendo o Governo do Estado que buscar alternativas, até que se reestruture e se readeque as instalações, e condições de atendimento do setor de reanimação do Hospital.
Jeancarlo afirmou para a TRIBUNA DO NORTE, agora apouco, que "a decisão é dura, mas não há outra saída". "Não podemos ficar inerte a essa situação. Não podemos deixar pacientes morrerem por falta de assistência", afirmou o médico. Informada da interdição ética, a presidente do Conselho Regional de Farmácia do RN, Célia Aguiar, manifestou apoio ao Cremern, destacando que 'a ação do Conselho de Medicina resguardará não somente os médicos, como os demais profissionais de saúde'.
'A população merece atendimento digno e condições para que vidas sejam salvas. Sem o mínimo", disse a presidente do CRF, "os profissionais de saúde daquele setor do Walfredo, e de qualquer outro hospital, tornam-se meros espectadores do óbito, e acabam sendo responsabilizados por não terem feito o impossível. Os colegas do Cremern estão dando um importante passo para a moralidade'.
Fonte: Tribuna do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.
Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.
COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS