quinta-feira, 31 de maio de 2012

Elizabeth Carrasco é opção do Governo para a Saúde

A ex-diretora geral do Hospital Deoclécio Marques, Elizabeth Carrasco, é a sexta tentativa da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) para emplacar um novo titular para  a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

Mas desta vez, a intenção da democrata tem tudo para se consolidar uma vez que a própria enfermeira, funcionária de carreira do Estado há mais de 25 anos, já tratou de afirmar que se for dada convidada oficialmente aceita o desafio.  "Não tive nenhum convite oficial, só ouvi falar dessa possibilidade por terceiros, mas se for confiada a mim essa missão aceitarei", enfatizou Elizabeth à TRIBUNA DO NORTE.

A ex-diretora do Deoclécio Marques tem experiência administrativa na área da Saúde. Ela foi secretária em Parnamirim, na gestão de Agnelo Alves, de 2006 a 2008; e em Nova Cruz, de 2008 a 2011.

Com a chegada de Rosalba Ciarlini ao Governo foi nomeada diretora do principal hospital da rede estadual no município da Grande Natal e deixou o cargo porque pretendia concorrer a uma das vagas da câmara de vereadores do município. Se confirmada à frente da Sesap será considerada uma auxiliar da cota da própria governadora democrata.

Rosalba Ciarlini já afirmou que procura um nome com perfil técnico para a instituição, mas tem como obstáculo a classe médica que tem mostrado resistente em aceitar um comando que não seja da mesma profissão. Há quem diga que Carrasco enfrentará problema simplesmente por não ter formação de médica.

Informações de bastidores atestam, no entanto, que a governadora está disposta a enfrentar as resistências no âmbito da categoria, que aliás, é também parte. Isto porque, ao mesmo tempo em que emitem desaprovações quanto às escolhas os médicos não se mostram dispostos a assumir a Sesap.


Já foram cinco os convidados, sem sucesso. Antes de Elizabeth, foram sondados o oncologista Marcos Leão; o diretor do Hospital Onofre Lopes, Ricardo Lagreca; o presidente da Unimed/Natal, Antônio Araújo; o coordenador Estadual das Urgências e Emergências (Samu Metropolitano); e o diretor do Hospital do Coração, Nelson Solano.

Um novo também ventilado foi o do diretor geral do Hospital Santa Catarina, o médico Isaú Gerino Vilela.

A Sesap está sem o secretário titular desde o início de maio, quando o médico Domício Arruda Câmara foi exonerado. Desde então a instituição está sob o comando da adjunta, Dorinha Burlamaqui, que não tem se mostrado satisfeita com a demora da chegada de um novo titular.


Aos poucos, a governadora democrata vai cobrindo as frestas da administração. Ela espera definir o nome da Saúde para anunciá-lo junto com os novos secretários de Justiça e Cidadania, Kécio Pinto, e o chefe do Gabinete Civil, Carlos Augusto Rosado.

Da redação do barrigudanews
com informações da Tribuna do Norte
Foto: Aldair Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...