ALEXANDRIA/RN - Com o aumento demográfico registrado na década de 30, resultante, principalmente, da criação do Município e da elevação da Vila à categoria de Cidade, a atual Capela do Sagrado Coração de Jesus (Igrejinha) já prenunciava não acompanhar o crescimento da população, tornando-se necessária a edificação de um templo maior.
Assim, em 1937, foi iniciada a construção de uma nova igreja, em local estrategicamente escolhido, para servir de Matriz. No mesmo ano, quando as obras se encontravam à altura do primeiro andaime, paralisou-se a edificação, que veio a ser retomada em 1941, utilizando-se a arrecadação financeira da Festa da Padroeira, que totalizou 15 conto de réis.
Diante do considerável valor obtido durante a festa, o então prefeito, Vel. Manoel Emídio de Sousa, liderou um movimento pela conclusão das obras, no sentido de dotar Alexandria de um templo maior e mais moderno.
Todavia, o Bispo da Diocese de Mossoró, Dom Jaime Câmara, entendia, inicialmente, que os recursos arrecadados deveriam ser investidos da "Igrejinha Velha".
Para estudar o assunto, formou-se uma comissão, integrada por Padre Luiz Klur, Hermes Paiva, Pedro Lobo da Costa, Francisco de Oliveira Sousa, João Augusto de Sousa, José Bento de Oliveira e Noé Arnaud, que, alinhada ao pensamento do bispo, se manifestou contrária à construção de outra igreja.
O impasse se estabeleceu, havendo o prefeito declarado que a nova igreja seria construída no local escolhido.
Depois de muitas divergência, Dom Jaime mudou de opinião, acatando a ideia de grande parte da comunidade local, e foi sequenciada a construção da nova igreja, com a primeira pedra do altar-mor sendo lançada em 05 de julho de 1942.
A inauguração da Igreja Matriz ocorreu em 02/11/1947, com a presença do Frei Damião de Bozano e do Frei Crisólogo.
No dia 14 de novembro do mesmo ano, Dom João Portocarrero Costa, Bispo Diocesano, encerrando as Santas Missões, realizou a benção da nova Matriz.
*Do Livro Alexandria - Retratos de uma História
Autor: George Veras
Ano: 2007
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.
Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.
COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS