quinta-feira, 4 de abril de 2019

GINECOMASTIA


Ginecomastia é o aumento fora do normal do tecido glandular mamário em homens, atingindo 30 a 40%  dos mesmos. Quando o excesso é de gordura, chamamos de adipomastia ou lipomastia.

A ginecomastia atinge o sexo masculino em qualquer faixa etária, no recém nascido costuma ser por passagem via placentária do hormônio estrogênio durante a gestação. Nos jovens pode chegar a 65% e a causa mais crescente é o uso frequente dos esteroides anabolizantes, já nos homens mais velhos, a ginecomastia pode estar relacionada à queda dos níveis de testosterona dando espaço aos hormônios femininos.
 
Doenças hepáticas crônicas, hipertireoidismo, tumores da próstata, insuficiência renal crônica e efeitos colaterais de medicamentos também podem causar o aumentos das mamas em homens. O diagnóstico é dado por especialista através de exame físico, exames de sangue p dosagem hormonal e exames de imagem tipo ecografia, mamografia ou ressonância magnética nuclear. A ginecomastia não costuma ter consequência severa para a saúde, porém o prejuízo à autoestima e o bullying podem ocasionar ansiedade ou depressão.

O tratamento na fase inicial pode ser feito por bloqueio do hormônio estrogênio, terapia hormonal, porém quando já com volumosa, o tratamento deve ser cirúrgico sob anestesia peridural com sedação para reduzir as mamas e que pode ser associado a lipoaspiração regional, com ou sem retirada de excesso de pele. 

Aconselho sempre procurar especialista!!!

*Dr. Edinaldo Almeida - Cirurgião Plástico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...