sábado, 2 de outubro de 2021

ESTUDANTES DENUNCIAM VIOLÊNCIA, MACHISMO, RACISMO E TRANSFOBIA EM ABORDAGEM DA SEGURANÇA NO CAMPUS DA UFRN

Era noite, chovia, o campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) estava esvaziado pela pandemia e pelas férias de um período letivo corrido para dar conta de seis meses de conteúdo em três. Ainda assim, um grupo de discentes da instituição não adiou os estudos coletivos marcados para acontecer às 19h da última quarta-feira, 29, no departamento de Artes. E o que deveria ser tido como exemplo, foi tratado como caso de segurança.

“Fomos cercados rapidamente por quase 10 seguranças patrimoniais da universidade, um deles – o mesmo que posteriormente alegou ter me visto lendo nos bancos – chegou apontando a arma e gritando conosco, mandando levantarmos as mãos e pedindo nossas identificações”. O relato é de Lorran Silva, coordenador de residências do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFRN. Ele era um dos cinco estudantes que planejavam realizar mais um encontro do núcleo semanal de leitura.

A violência da ação no interior de uma Universidade Pública tem uma agravante: a transfobia. “Todos nós apresentamos os documentos de identificação, que foram levados para um prédio pelo mesmo segurança que apontou sua arma. Entretanto, antes de levarem nossos documentos, nossa colega, uma mulher trans, sofreu transfobia. Ela apresentou dois documentos, um contendo seu nome morto (de registro), e outro contendo seu nome social. Outro segurança insistiu em chamá-la pelo nome morto, mesmo sendo corrigido por todos nós mais de uma vez”, conta Lorran Silva.

O caso não é isolado, integra uma série de relatos que o DCE está sistematizando para levar à gestão da Universidade. Nesta sexta-feira, 1°, um grupo de estudantes protocolou um ofício solicitando uma audiência com o reitor Daniel Diniz e com o setor responsável pela segurança do campus. Eles foram recebidos pelo vice-reitor, Henio Ferreira de Miranda.

...

Fonte: Saiba Mais/RN 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...