Psoríase é uma doença crônica, de causa desconhecida, autoimune (organismo agride o próprio organismo), atinge homens e mulheres na mesma proporção, não contagiosa e que costuma acometer pele e articulações.
Geralmente são lesões tipo placas avermelhadas, descamativas e ressecadas. Podemos encontrar prurido (coceira) em dobras atingidas pela psoríase, unhas amareladas e fracas, descamação no couro cabeludo, cotovelos e joelhos.
A genética tem fator preponderante no desencadeamento da doença, além do estresse, tabagismo, álcool, infecções de garganta e pele, obesidade e variações climáticas.
O diagnóstico é feito pelo dermatologista ou clínico geral através de consulta, exame físico e biópsia da pele atingida.
Existem inúmeros tratamentos para psoríase como o uso de fototerapia, pomadas e cremes à base de corticoides, hidratantes além de medicamentos sistêmicos usados por via oral ou injetável, mas apenas o médico pode determinar qual o tratamento mais adequado.
*Dr.Edinaldo Almeida - Cirurgião Plástico
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.
Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.
COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS