quarta-feira, 3 de outubro de 2018

MÁRTIRES DE CUNHAÚ – FERIADO ESTADUAL NO RN


Mártires de Cunhaú e Uruaçu, é o título dado pela Igreja Católica aos trinta católicos martirizados, no interior do Rio Grande do Norte. Estes, foram vitimas de dois morticínios, ambos no ano de 1645, no contexto das invasões holandesas no Brasil. O primeiro massacre ocorreu na Capela de Nossa Senhora das Candeias, no Engenho de Cunhaú, município de Canguaretama; o segundo foi na comunidade de Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante.

O primeiro engenho construído no Rio Grande do Norte foi palco de uma disputa territorial e religiosa envolvendo colonos portugueses, holandeses e nativos (indígenas Janduís), uma das mais trágicas disputas da história do Brasil. No ano de 1645, o estado do Rio Grande do Norte era dominado pelos holandeses, os mesmos que realizaram o massacre.

Sob orientação do nosso Poeta & Historiador Antônio Miranda de Freitas Júnior, as alunas do 7º ano Clarice Feitosa, Samilly Nagly e Evellyn Thauany da ESCOLA ESTADUAL GOVERNADOR DINARTE MARIZ, na cidade de Alexandria-RN, fazem uma belíssima explanação sobre tema histórico: AS INVASÕES HOLANDESAS E OS MÁRTIRES DE CUNHAUNS E URUAÇU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...