terça-feira, 9 de outubro de 2018

ELEIÇÕES 2018: Após 39 anos de carreira política e 32 anos no Senado, José Agripino Maia fica sem mandato

São 39 anos ininterruptos entre a Prefeitura de Natal, Governo do Rio Grande do Norte e Senado Federal.

Só no Senado são 32 anos. A soma de 4 mandatos.

Esse é o currículo do senador José Agripino Maia (DEM), que pela primeira vez em todos esses anos, seguirá sem mandato.

Foi pelas mãos do então governador Lavoisier Maia que o engenheiro José Agripino Maia foi indicado prefeito de Natal, em 1979, quando ainda prevaleciam as eleições indiretas.

Agripino entrou para a política como prefeito biônico, e administrou até 1982, quando foi candidato, pela primeira vez, o Governo do Rio Grande do Norte.

Disputou com Aluízio Alves, a quem derrotou com uma maioria histórica de 107 mil votos e governou até 1986, quando foi candidato a senador. Renunciou para se candidatar e foi substituído pelo vice Radir Pereira.

Em 1987 assumiu uma vaga no Senado pela primeira vez, mas cumpriu o mandato até 1991, disputando mais uma vez o Governo do Estado.

Governou até 1994, quando mais uma vez renunciou ao mandato de governador para ser candidato a senador, abrindo espaço na gestão para assumir o vice, Vivaldo Costa.

Em 1995 voltou ao Senado onde exerceu o segundo mandato até 2002, se reelegendo para o terceiro mandato que terminou em 2010, quando se reelegeu de novo, desta vez para o quarto mandato de senador, que será concluído em dezembro próximo.

A vida pública de José Agripino conta com um mandato de prefeito de Natal, dois de governador do Rio Grande do Norte e 4 de Senado.

Agora se preparava para assumir uma vaga na Câmara Federal, mas não conseguiu ser eleito.

Teve a pior votação de sua história, onde atingiu o ápice em 2010, obtendo uma votação de quase um milhão de votos: 958 mil votos.

Termina o ciclo com 64.678 e nenhum mandato na família, já que o filho deputado federal Felipe Maia não foi candidato.

*Thaisa Galvão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...