O arquivo cultural mais antigo do Estado completa 114 anos nesta terça-feira. Fundando em 29 de março de 1902, o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte preserva em seu espaço, localizado em Cidade Alta, um acervo secular contendo a memória do Estado nos períodos da Colônia, Império e República.
Classificar e apontar quais materiais são os mais importantes é quase impossível. Segundo o novo presidente do IHGRN, Ormuz Simonetti (foto), mais de 50 mil documentos, além de objetos históricos estão armazenados no prédio centenário.
“Temos um extenso material, mas ele ainda não foi catalogado oficialmente. Daremos início a esse trabalho a partir do processo de digitalização”, conta.
A digitalização do acervo do Instituto Histórico e Geográfico será de responsabilidade da Assembleia Legislativa. À medida que o material foi digitalizado, ele será disponibilizado no site da própria AL para consulta.
Segundo Ormuz Simonetti, a parceria com a Assembleia Legislativa deverá ser firmada oficialmente até 15 abril.
*Portal No Ar
**Foto:Alberto Leandro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.
Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.
COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS