Na Odontopediatria são comuns situações nas quais há impacção de elementos dentários, fato este, que pode acarretar em transtornos para a dentição em desenvolvimento. Nestas situações, após o diagnóstico e confirmação no exame radiográfico, cabe ao Cirurgião Dentista, fazer a indicação correta do procedimento cirúrgico, de acordo com o diagnóstico.
Sendo assim, os procedimentos de ulectomia/ulotomia podem ser indicados.
A ulectomia consiste na remoção do tecido gengival fibroso, mais conhecido como “capuz”, que recobre a coroa do dente permanente/decíduo não irrompido ou parcialmente irrompido.
Já a ulotomia, consiste apenas na abertura da mucosa através de uma incisão, sem remoção de tecido gengival. Ambos os procedimentos permitem a exposição do bordo incisal/oclusal do dente, facilitando a sua erupção. São procedimentos de fácil execução, realizados com anestesia local e pós-operatório favorável.
* Na imagem do post foi
realizada uma ulectomia.
*Dra. Paloma Cavalcante - Cirurgiã Dentista formada pela UNP-Natal/RN, com aperfeiçoamento em endodontia pela ABO - Natal/RN e especialista em endodontia pelo CENO-Salvador/BA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.
Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.
COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS