quinta-feira, 10 de março de 2016

FOTÓGRAFO POTIGUAR RETRATA ETNIAS DURANTE JOGOS MUNDIAIS INDÍGENAS

G1/RN - A Pinacoteca do Rio Grande do Norte, em Natal, recebe a partir desta quinta-feira (10) a exposição fotográfica 'Somos uma só raça, somos um só povo', do fotógrafo potiguar Tasso Pinheiro. A exposição é resultado da cobertura realizada pelo fotógrafo durante a primeira edição dos Jogos Mundiais Indígenas, que aconteceu em Palmas, no Tocantins, entre os duas 23 de outubro e 1º de novembro de 2015.  A mostra segue até o dia 10 de abril e é gratuita.

De acordo com o fotógrafo, o projeto foi a concretização de um sonho. "Quando eu soube dos Jogos, eu procurei uma forma de participar. Sempre gostei muito das temáticas relacionadas aos indígenas e resolvi me organizar para cobrir o evento", conta Tasso, que realizou o projeto com recursos próprios, durante o período de férias.

A exposição é composta por 32 fotos. De acordo com o fotógrafo, uma das maiores dificuldades foi selecionar as fotos para a exposição, em virtude da riqueza do material colhido . "Haviam mais de 20 etnias do Brasil, além de tribos vindas da Sibéria, Mongólia e Nova Zelândia. Cada um com um tipo diferente de pintura, ornamentação e ritos. Se fosse nos tempos das câmeras analógicas, eu não sei quantas caixas de filme eu teria que ter levado para registrar todo o material colhido", disse aos risos.
Além da riqueza do evento para as imagens, o fotógrafo também relatou a experiência cultural de estar entre as etnias indígenas. "A gente acha que no Brasil só se fala português, mas a verdade é que existe uma grande variedade de línguas nativas sendo faladas por essas etnias. Acompanhar todos aqueles acontecimentos, com a apresentação dos jogos oriundos de uma única tribo, os rituais de cada um. Foi uma experiência ímpar", falou Tasso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...