quinta-feira, 22 de outubro de 2015

DICAS PARA O Enem - BIOLOGIA


Ciências da Natureza e suas Tecnologias

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) possui por característica principal a interdisciplinaridade. Com biologia não é diferente, a matéria é encontrada dentro da área do conhecimento definida por “Ciências da Natureza e suas Tecnologias”, que também engloba física e química.

O Enem apresenta sempre questões muito bem formuladas, com textos, gráficos e figuras que irão analisar sua capacidade de raciocínio e interpretação. A chave para um bom aproveitamento em biologia é atenção!

Você deverá ser capaz de juntar tudo o que foi aprendido na sua vida escolar e trazer para a sua realidade, uma vez que o Enem sempre traz questões contextualizadas.

Na área Ciências da Natureza e suas Tecnologias, mais especificamente na área de biologia, o edital traz os tópicos que serão objetos de avaliação:

-Moléculas, células e tecidos;

-Hereditariedade e diversidade da vida;

-Identidade dos seres vivos;

-Ecologia e ciências ambientais;

-Origem e evolução da vida;

-Qualidade de vida das populações humanas.

Dentre os temas citados, observa-se que, nos últimos anos, o tema mais recorrente foi ECOLOGIA. Nesse tema, podemos destacar assuntos como a cadeia alimentar, nicho ecológico, habitat, poluição, desmatamento, entre outros.

Além de ecologia, podemos citar outros temas de grande relevância: Doenças (saúde humana), Biologia Celular e Fisiologia Humana.

Sobre as doenças, tente esquematizar e separá-las por grupos: doenças virais, bacterianas e assim por diante. Compreenda o ciclo de vida dos seres causadores e os sintomas das principais doenças. Em 2012, a doença de Chagas e a leptospirose foram temas de questão.

Em biologia celular, é importante compreender a síntese proteica, DNA e RNA. Um tema muito importante é a biotecnologia. Como exemplo de questões sobre esse tema, houve em 2012 uma questão sobre o milho transgênico.

Em fisiologia humana, dê ênfase no estudo dos sistemas, tais como o digestório e o circulatório.

As provas do ENEM sempre trazem temas atuais e de bastante relevância para a sociedade.  Temas que foram destaque nos noticiários tendem a ser mais cobrados nesse tipo de prova. Em Biologia, tivemos novidades no ano de 2013, como o hambúrguer de células-tronco.  Será que não podemos apostar nesse tema para uma questão?

Lembre-se de estudar os temas mais recorrentes, sem se esquecer dos outros. Procure treinar sua interpretação, bem como a análise de gráficos e figuras. Nesta hora vale resolver as provas anteriores!
Conceitos básicos de Ecologia no Enem


Sem dúvidas, a parte da Biologia mais recorrente no Enem é a Ecologia. Esse tema já foi abordado diversas vezes durante as provas, por isso, conhecer os conceitos básicos de Ecologia é fundamental para você se dar bem no exame. Vamos relembrar alguns desses conceitos?

Biosfera – Conjunto formado por todos os ecossistemas do planeta.

Biótopo – Local onde encontramos uma comunidade.

Cadeia alimentar – Representação linear das relações alimentares que existem entre determinados organismos.

Ciclo biogeoquímico – Processos físicos, químicos e biológicos envolvidos na circulação dos elementos químicos no planeta e nos organismos vivos.

Componentes abióticos – Todos os fatores físicos e químicos encontrados em um ambiente.

Componentes bióticos – Todos os seres vivos encontrados em um ambiente.

Comunidade – Conjunto de diferentes populações existentes em uma área.

Consumidores – Organismos que se alimentam de outros seres vivos, ou seja, seres heterotróficos.

Decompositores – Seres vivos que se alimentam de restos de outros seres vivos, ou seja, retiram seus nutrientes da decomposição da matéria orgânica.

Ecologia – parte da Biologia responsável por estudar os seres vivos, sua relação entre si e com o meio em que vivem.

Ecossistema – É um sistema estável onde é possível observar seres vivos interagindo entre si e com o meio, ou seja, com seus fatores químicos e físicos.

Espécie – Ser vivo capaz de cruzar e produzir descendentes férteis em condições naturais.

Habitat – É o local onde determinado organismo vive.

Nicho ecológico – É o papel de uma espécie em um ecossistema, referindo-se aos seus hábitos de vida, predadores, reprodução, tipo de alimentação, entre várias outras atividades.

Nível trófico – É a posição que um organismo ocupa em uma determinada cadeia alimentar.

Pirâmide ecológica – Diagramas que podem representar a biomassa, energia ou quantidade de organismos em cada nível trófico.

População – Grupo de seres vivos da mesma espécie que vive em uma determinada região.

Produtores – São organismos capazes de produzir seu próprio alimento, ou seja, são seres autotróficos.

Relações ecológicas – Interações entre os seres vivos de uma determinada região. Podem ocorrer tanto entre indivíduos de uma mesma espécie quanto entre espécies diferentes.

Teia alimentar – Representação das relações alimentares que existem em um determinado ambiente.

Agora que relembramos um pouco desses conceitos, vamos analisar como alguns deles já foram abordados na prova do Enem.
Fisiologia Humana no Enem


A fisiologia humana é um dos temas que não podem faltar nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Sendo assim, é importante que o aluno seja capaz de compreender o funcionamento dos sistemas encontrados no nosso corpo e a importância de cada um para a nossa sobrevivência.

Entretanto, é fundamental lembrarmos que o Enem não costuma cobrar questões do tipo: “Marque a alternativa que indica o nome dos órgãos do sistema respiratório.” As provas do Exame costumam ir mais além, sempre relacionando o tema com o cotidiano e, principalmente, estimulando o aluno a pensar a respeito da matéria de uma maneira crítica.

Apesar disso, lembre-se sempre de uma frase de Charles Darwin muito conhecida: Para ser um bom observador, é preciso ser um bom teórico. Dessa forma, mesmo que não seja cobrado o nome dos órgãos,  por exemplo, é fundamental que você os conheça. Além disso, é necessário conhecer a fundo os processos que ocorrem no interior do nosso corpo, para assim conseguir relacioná-los com os eventos que ocorrem no nosso dia a dia.

Confira a seguir alguns exemplos de questões sobre fisiologia humana que já caíram no Enem.
Genética no Enem

Você já deve ter lido em vários artigos na internet que os temas mais recorrentes no Enem são Ecologia e Genética, sendo apresentados sempre em questões interdisciplinares e com enfoque bastante atual. Hoje nossa dica diz respeito à Genética no Enem e a ênfase será dada aos testes de DNA.

Os testes de DNA foram, sem dúvida, uma grande evolução no que diz respeito à confirmação de paternidade e maternidade de uma criança. Nesses exames, são analisados trechos específicos de DNA, mais precisamente os nucleotídeos (relembre a estrutura do DNA). O procedimento consiste na comparação da sequência de nucleotídeos das pessoas interessadas para verificar se nesse local existe ou não similaridade entre o filho, o pai e a mãe. É importante analisar o DNA da mãe, do pai e do filho porque metade do material genético é de origem materna e a outra metade é de origem paterna.

Saúde humana no Enem

A saúde é definida pela Organização Mundial de Saúde como a situação de perfeito bem-estar físico, mental e social. Isso quer dizer que a saúde não é apenas a ausência de doenças, e sim uma grande variedade de fatores que, juntos, permitem que você esteja bem.

A saúde humana no Enem é abordada em todas essas formas, entretanto, o destaque é dado principalmente às doenças (Conheça nossa seção sobre o tema). Esse é um tema considerado bastante recorrente, com questões em praticamente todas as provas.

É importante realizar uma revisão das várias doenças, com destaque para aquelas que são consideradas graves problemas de saúde pública, como a dengue e algumas doenças sexualmente transmissíveis. A dica para estudar essa parte da biologia é montar um quadro com os agentes causadores, formas de transmissão, sintomas e tratamento das principais doenças.

Observe o exemplo a seguir:

Cadeia alimentar no Enem

A cadeia alimentar no Enem é abordada de diversas maneiras diferentes, sendo fundamental o conhecimento aprofundado sobre essa parte da Biologia.

Sabemos que a ecologia é uma das matérias da Biologia mais cobradas nas provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Normalmente as questões estão bem contextualizadas e envolvem temas básicos, muitas vezes desconsiderados pelos estudantes. Sendo assim, é importante que o aluno dedique-se a entender todas as estruturas de um ecossistema, as relações entre os seres vivos, os ciclos biogeoquímicos, o fluxo de energia, entre outros conceitos importantes dessa área.

Diante da grande quantidade de questões sobre ecologia no Enem, o Vestibular Brasil Escola resolveu disponibilizar uma dica a respeito dessa matéria. Vamos revisar e analisar questões sobre cadeia alimentar no Enem.

Primeiramente devemos lembrar que a cadeia alimentar pode ser definida como o caminho percorrido pela matéria e a energia desde os produtores até os consumidores. De uma maneira resumida, podemos dizer que se trata de uma sequência linear de seres vivos que servem de alimento uns para os outros.

Os componentes de uma cadeia alimentar podem ser classificados em produtores, consumidores e decompositores.

- Os produtores são aqueles seres que são capazes de produzir seu próprio alimento, ou seja, são seres autotróficos. Esses organismos podem ser, portanto, algas e plantas, por exemplo, que realizam o processo de fotossíntese.

- Os consumidores são aqueles seres que não produzem seu alimento, ou seja, são seres heterotróficos. Nesse caso, há seres vivos que se alimentam de outros seres vivos. Os consumidores que se alimentam dos produtores são chamados de consumidores primários, os que se alimentam dos consumidores primários são chamados de secundários e assim por diante. Sendo assim, podemos afirmar que os consumidores primários são sempre herbívoros ou onívoros, nunca carnívoros. Já os consumidores secundários devem ser carnívoros ou onívoros, mas nunca herbívoros.

- Os decompositores são aqueles seres que realizam a decomposição dos organismos. Eles atuam em todos os seres vivos, sejam eles produtores ou consumidores. Os organismos decompositores são os fungos e bactérias.

Cada elo de uma cadeia alimentar corresponde a um nível trófico. Sendo assim, os produtores correspondem ao primeiro nível trófico, os consumidores primários ao segundo nível e assim por diante. Como dito anteriormente, todos os seres vivos de uma cadeia alimentar servirão de alimento para os decompositores, sendo assim, eles atuam em todos os níveis tróficos.

Observe a seguir um exemplo simples de cadeia alimentar:

Barriguda News/Mossoró Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...