terça-feira, 13 de janeiro de 2015

ATENÇÃO !!! Volume e frequência de consumo de água deve ser intensificado no verão

*Jornal de Hoje
O sol tem mantido sua tradição impiedosa sobre os mortais que estão curtindo o verão nas praias do litoral do Rio Grande do Norte ou mesmo quem está na capital. A recomendação para não se derreter em meio ao calor escaldante é aumentar o consumo de água, frutas e verduras e evitar comidas gordurosas, frituras e todo tipo de comida pesada.
A nutricionista da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) Mychelle Kytchia dá uma receita de ingestão de água mais personalizada. Segundo ela, o ideal nesse período é que cada indivíduo se hidrate com 35 ml de água para cada quilo do seu peso corporal. Para uma pessoa que pesa 65 quilos, essa conta daria pouco mais de 2,3 litros diários.
Mas ter cuidado com o volume e não saber distribui-lo durante o dia não adianta muita coisa. A hidratação durante o dia deve ser constante. Ainda segundo a nutricionista, a cada uma hora e meia, no máximo, deve-se ingerir entre 150 ml a 200 ml de água. E tem um instrumento que é fundamental para adquirir esse hábito da frequência. “Quando você anda com sua garrafinha d’água, você vai se adaptando a isso. No início você urina muito porque o corpo está tentando se desintoxicar naturalmente, mas depois se normaliza”, ressaltou Kytchia.
Para recuperar os minerais que são perdidos na transpiração, os isotônicos também são recomendados. Também há alimentos ricos em água que também ajudam na hidratação, como frutas e verduras. “De preferência alimentos orgânicos que reduz a possibilidades de alterações que geram cânceres”, acrescentou.
Para não ter problemas com o bolso, as frutas escolhidas devem ser as da estação, como a manga por exemplo. A nutricionista também recomenda a compra de frutas e verduras frescas, facilmente encontradas nas feiras por preços acessíveis.
ÁGUA E ALIMENTAÇÃO

Alguns profissionais de saúde chegam a recomendar cessar a ingestão de água – e outros líquidos – duas horas antes e duas horas depois das refeições principais do dia. No entanto, Mychelle acredita que esse período é muito longo, principalmente quando se diz respeito aos moradores da cidade do sol.
Segundo a nutricionista da Sesap, o ideal seria não consumir líquidos até 30 minutos antes e até duas horas depois das refeições. Isso acontece porque o suco gástrico, substância fundamental para a digestão, possui enzimas responsáveis por “quebrar” os alimentos. “Se você coloca água dilui o meio em que está o suco gástrico e prejudica a digestão”, informou.
Entretanto, ainda conforme a profissional de nutrição, há pesquisas que apontam que o consumo de, no máximo, 30 ml de água durante a digestão. “Isso pode ionizar o meio e favorecer o processo digestivo”, ressalvou. O difícil seria habituar uma pessoa que bebe pelo menos 300 ml de suco ou refrigerante em cada refeição a reduzir esse volume em dez vezes.
COMIDAS GORDUROSAS

As comidas gordurosas, industrializadas e frituras não combinam com o sol escaldante. É normal nesse período que muita gente reclame de inchaço depois da alimentação por conta do clima e da escolha da alimentação. Regurgitar e produzir gases em excesso também são consequências.
Além disso, o mal acondicionamento das comidas aumentam as inflamações gástricas, muito comuns nessa época onde de tudo se vende à beira-mar. Mas o perigo também pode estar dentro de casa. “A gente observa muito em casa de praia que se faz a comida e as pessoas não tem hora para comer. Os alimentos ficam a tarde inteira expostos nas panelas”, observou. Essa prática favorece o surgimento de micro-organismos.

A orientação é que o alimento não fique mais de meia hora exposto à temperatura ambiente. Quando houve mesas que mantém a temperatura – como em restaurantes self-service -, essa exposição pode durar não mais que três horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...