sábado, 21 de julho de 2012

SECA NO SERTÃO - A busca incansável pela água

"Quando "oiei" a terra ardendo
Qual fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação..."

Este trecho da Música Asa Branca de Luiz Gonzaga é o retrato fiel da realidade hoje vivida pelos homens e mulheres do sertão nordestino que lutam bravamente contra as mazelas oriundas da seca.
Além do sofrimento do agricultor por não conseguir produzir os alimentos básicos necessários à sua subsistência, muitos estão praticamente sem água para beber.
Exemplo fiel desse quadro é o da Comunidade do Sítio Cedro (Alexandria), localizado na divisa do RN com a PB onde um cacimbão construído nas terras do meu avô Agostinho Elias (in memorian) em 1982 e que sempre serviu para abastecer aquela comunidade, hoje "agoniza" praticamente sem água.

A única saída encontrada pelos moradores na busca incansável pela água foi "cavar" com ferramentas rudimentares e sem segurança alguma a pedra fundamental chamada de "capa-róseo" tentando encontrar areia embaixo dela e consequentemente , veios d'água.

Um vizinho disponibiliza água, mas somente para beber, já que tem medo de também ficar sem o precioso líquido e a situação se agravar  ainda mais para todos.

No início do mês estive no sítio Cedro e vendo "in locu" a situação que se encontra a minha família que lá reside bem como muitos moradores do local resolvi registrar e divulgar a triste realidade causada pela falta de chuva no nosso sertão!!!


Especial Sílvia Fernandes
Barriguda News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...