A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) já colocou em prática quase todas as ações previstas de Lei de Acesso a Informação, em vigor desde o dia 16 de maio. Essa Lei tem por finalidade a publicação de dados administrativos das entidades e órgãos públicos em todas as esferas (federal, estadual e municipal).
O coordenador do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) e ouvidor da UFRN, Joseleno Marques, falou sobre as ações realizadas pela Universidade. O SIC da UFRN é composto pelas pró-reitorias de Gestão de Pessoas (PROGESP), de Planejamento (PROPLAN), de Administração (PROAD) e Ouvidoria.
Segundo Joseleno Marques, a UFRN já vinha trabalhando na liberdade das informações antes mesmo da aprovação da lei, “através do Sistema Integrado de Gestão em Recursos Humanos (SIGRH) e do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC), onde os interessados podem obter informações, como sobre licitações e pregões”.
O coordenador do SIC falou ainda da importância dessa lei para a democracia brasileira. “Ela é um grande avanço para a cidadania e a democracia brasileira, para a cultura do acesso às informações”, disse Joseleno.
Para facilitar o acesso aos registros, foi criada uma página onde a Universidade já disponibilizou quase 80% das informações, como contratos, licitações e até diárias pagas a servidores em viagens institucionais. Esses dados podem ser acessados no endereço:
www.sistemas.ufrn.br/acessoainformacao/sic/.
Da redação do Barriguda News
com informações do Boletim da UFRN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.
Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.
COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS