segunda-feira, 23 de abril de 2012

“Corrupção é o pior dos males do Judiciário”, afirma advogado potiguar indicado para CNJ

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está na iminência de ter um membro do Rio Grande do Norte.

Trata-se do advogado Emmanoel Campelo de Souza Pereira, filho do ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Emmanoel Pereira.

Na última quarta, Emmanoel Campelo foi sabatinado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado e emitiu opiniões fortes sobre a atuação do CNJ e o Judiciário.

Ele apontou, por exemplo, a necessidade de o CNJ adotar medidas a fim de aumentar a celeridade e a previsibilidade das decisões judiciais. Na opinião do advogado, a previsibilidade possibilita uma maior segurança jurídica e criticou juízes que dizem tomar decisões a partir da própria consciência.

"As decisões judiciais têm que ser minimamente previsíveis seja com base na norma legal ou no próprio entendimento dos tribunais superiores. O brocardo ‘decidi de acordo com a minha consciência', que escutamos de muitos juízes, tem que ser desmistificado. O juiz tem a obrigação de decidir de acordo com a Constituição e com as leis", defendeu ele.

Outro mito que precisa acabar, segundo Emmanoel Campelo, é o de que "a justiça tarda, mas não falha". "Isso não existe. A justiça que tarda não é justiça", afirmou, acrescentando que considera fundamental o contato direto entre o CNJ e o Poder Legislativo. "Hoje vejo o Judiciário precisando muito mais de iniciativas do Legislativo para se aperfeiçoar do que o contrário. É fundamental a via de mão dupla entre o CNJ e o Congresso Nacional".

Respondendo a questionamento do senador Pedro Taques (PDT/MT), Campelo criticou a corrupção afirmando que ela "é o pior dos males do Judiciário e deve ser combatida de forma a mais enérgica possível".

Uma opinião interessante para o momento vivido pelo Judiciário no Rio Grande do Norte e também por outras cortes, inclusive superiores.

A indicação do advogado potiguar será agora examinada pelo plenário do Senado, em regime de urgência.

* Com informações da Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...