sábado, 7 de fevereiro de 2015

O VEREADOR JÚNIOR ABRANTES destaca importância da qualificação dos professores de Alexandria em educação ambiental

O vereador Júnior Abrantes destaca a necessidade da participação dos professores de Alexandria no processo seletivo para o ingresso no Curso de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental, cujas inscrições se encerram no dia 22 deste mês.

Tal processo seletivo teve edital publicado pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) e do Comitê Institucional de Formação Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica (COMFOR), destinado aos profissionais do Magistério da Educação Básica da Rede Pública de Ensino e Demanda Social, a ser ofertado na modalidade à distância, através do Núcleo de Educação a Distância (NEaD), fomentado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC).

O Curso tem como objetivos principais discutir estratégias para inserção qualificada da educação ambiental no projeto político pedagógico das escolas, com abordagem polissistêmica e de forma transversal e interdisciplinar; estimular as escolas a participarem de ações e projetos que promovam a educação ambiental, a diversidade e a sustentabilidade, articulando e potencializando os programas nacionais para a rede pública de ensino a partir das premissas e metodologias da educação ambiental crítica; e contribuir com o enraizamento da Política Nacional de Educação Ambiental nos sistemas de ensino.

O curso será realizado na modalidade semi-presencial (16h presencial e 164h à distância), através de dois encontros presenciais em Mossoró/RN, previstos para fevereiro e julho de 2015, e as demais atividades e avaliações realizadas no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (MOODLE) da UFERSA.

De acordo com Júnior Abrantes a questão ambiental não deve ser tratada apenas em momentos de crise, como na atual estiagem que estamos vivenciando, é preciso que essa conscientização seja abordada também nas escolas de maneira multidisciplinar pois “de nada adianta perfuramos poços e construir adutoras se não houver o uso racional da água, bem como a preservação do meio ambiente de modo geral”, finaliza.

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