terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

ALEXANDRIA/RN: VEREADOR JÚNIOR ABRANTES PROPÕE AO SAAE A AQUISIÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE REDUTORES DE VAZÃO

Diante da situação de emergência no município de Alexandria, provocada por desastre natural relacionado com a intensa redução das precipitações hídricas em decorrência de estiagem e a necessidade de adoção de medidas que visem a redução do consumo de água no município, o Vereador Júnior Abrantes, encaminhou solicitação ao SAAE, para que o mesmo adquira redutores de vazão para distribuição junto à população.

O redutor de vazão é uma peça de fácil instalação, que pode ser adquirido nas lojas de material de construção, em diferentes modelos e kits que custam entre R$ 14,90 e R$ 26,90, conforme pesquisa do G1, podendo diminuir pela metade a quantidade de água que sai das torneiras.

Estes redutores controlam a quantidade de água na saída das torneiras de banheiros, cozinhas e tanques, que permitem vazão entre 6 litros e 14 litros por minuto, cuja instalação é simples e não requer contratação de encanador. 

Em uma torneira de pia ou tanque consome em média 15,6 litros por minuto e com o restritor de vazão mínimo (6 litros/minuto), o consumo cai para 6 litros por minuto, de modo que em cinco minutos de lavagem de louça, por exemplo, são economizados 48 litros, quase metade do consumo diário de 110 litros de água considerado ideal por habitante pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

Já em torneiras com vazão maior - média de 25,2 litros/minuto - a economia chega a 19,2 litros/minuto com o mesmo redutor. Nos cinco minutos de lavagem de louça, a peça impede que 96 litros de água sejam usados sem necessidade.

De acordo com Júnior Abrantes é necessária a adoção de medidas por parte do município que venham gerar a redução do consumo de água, e a aquisição desta peça para distribuição junto à população pode ser um bom caminho. Segundo Júnior, “caso não seja possível distribuir a toda população, que seja distribuída à população de baixa renda e que seja promovida campanha de conscientização, no sentido de incentivar a camada da população que tem condição a adquirir tal peça com recursos próprios, para que se possa gerar a economia necessaria no consumo de água deste município” finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...