ALEXANDRIA/RN - Que observou o céu nas primeiras horas do dia, pode observar que o mesmo apresentava cores diferentes. Havia uma predominância de tons avermelhados e alaranjados.
Além de Alexandria; Mossoró e Natal também apresentaram essa cor diferente no céu.
Ao G1, o chefe do setor de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte, Gilmar Bristot, disse que a coloração é um dos efeitos das cinzas e gases lançados à atmosfera pela erupção de um vulcão submarino em Tonga, no oceano Pacífico, no dia 15 de janeiro.
De acordo com o especialista, as partículas emitidas pelo vulcão foram dissipadas pelo ar, entrando nas correntes de ar em alto nível. Uma delas percorreu mais de 12 mil quilômetros e chegou à América do Sul, espalhando o material principalmente na faixa litorânea, primeiro ao Sul do país e depois alcançando o Nordeste.
"Essas partículas, quando em contato com o raio do sol, mudam a cor do céu, porque absorvem a luz e emitem um outro comprimento de onda", afirma Gilmar.
Os tons variam entre rosado, avermelhado, até um pouco alaranjado, e ocorrem no amanhecer.
OBS: Essa foto foi feita exatamente às 05:30h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.
Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.
COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS