sábado, 19 de dezembro de 2020

19 DE DEZEMBRO – UMA DATA MERECEDORA DE REGISTRO

 

O dia de hoje marca os 124 anos do nascimento de um dos maiores benfeitores de Alexandria ao longo de toda sua história: MANOEL EMÍDIO DE SOUSA.

 

Também num sábado, pelas oito horas da manhã do dia 19 de dezembro de 1896, numa modesta casa do Sítio Modesto, na época município de Catolé do Rocha e hoje território de Brejo dos Santos, nascia o sexto filho do casal Emídio José de Sousa/Maria Sabina Torres, agricultores residentes naquela localidade.

 

No mesmo dia do seu primeiro casamento, em 24/12/1917, Manoel Emídio se mudou para Alexandria, onde montou uma pequena mercearia e logo passou a participar da vida social, econômica e política da então povoação.

 

 Na terra da Serra Barriguda, Manoel Emídio foi o líder do movimento pela criação do Município, com a denominação de João Pessoa.


Exerceu os cargos de sub-delegado de Polícia, secretário/tesoureiro da Prefeitura Municipal, membro do Conselho Consultivo e prefeito em três períodos, sendo o primeiro eleito pelo voto popular, em 1937.

 

 Atuou ainda como presidente de junta eleitoral, da Comissão Censitária Municipal e da Junta do Serviço Militar e foi principal responsável pela construção da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, discordando da Diocese de Mossoró que, inicialmente, pretendia ampliar a Capela do Sagrado Coração de Jesus, a chamada “Igrejinha”.

 

Participou da fundação da Caixa Rural de Alexandria, da Cooperativa Agropecuária de Alexandria, do Hospital de Alexandria (atual Hospital Maternidade Guiomar Fernandes), da Sociedade de Amparo à Mãe Desamparada de Alexandria (Clube de Mães) e da Associação Recreativa Alexandriense/ARA, atual Associação Recreativa Cultural Alexandriense/ARCA.

 

 No comércio e na indústria, foi proprietário de farmácias, lojas de tecidos e mercearias, fábricas de aguardente e de refrigerantes, nas cidades de Alexandria, São Miguel, Sousa, Catolé do Rocha, Jericó e Campina Grande. Costumava formar sociedades, participando com o capital e o sócio com o trabalho.

 

 Como prefeito, dentre muitas realizações, construiu os prédios da Prefeitura Municipal, do Açougue Público e da atual Escola Estadual Waldemar de Sousa Veras, para citar que ainda estão sendo utilizados.

 

 Manoel Emídio se casou três vezes, deixando uma grande prole e uma descendência numerosa, espalhada pelas diversas regiões do país.

 

Esses e muitos outros assuntos serão tratados no livro biográfico que está sendo produzido pelo advogado e escritor George Veras, neto e bisneto de Manoel Emídio.

 

 O livro, com mais de 400 páginas, se encontra na fase final de diagramação e de revisão dos textos, devendo ser enviado à gráfica no próximo mês de janeiro. A previsão de lançamento é para fevereiro ou março de 2021, dependendo, obviamente, do estágio em que se encontrar a pandemia da COVID-19.

 

 Coincidentemente, quem também nasceu em 19 de dezembro foi Zulmar de Sousa Veras, segundo filho de Manoel Emídio, resultante do primeiro casamento, com Maria Veras Diniz.

 

Nascido na povoação de Alexandria 1919, Zulmar Veras foi quem introduziu a prática do futebol na sua terra, juntamente com seu amigo Antonio Bento Sobrinho, que viria a se tornar o maior folião da localidade.

 

Ainda na juventude, Zulmar Veras serviu ao Exército Brasileiro, precisamente em Pindamonhangaba/SP. Em 1948, concluiu o curso de Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em Recife.

 

Único alexandriense a atuar como juiz de Direito na sua terra natal, Zulmar Veras integrou o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte como desembargador, exercendo a vice-presidência da Corte. Faleceu, aos 49 anos, em 23/12/1968.


Texto: George Veras

 

Um comentário:

  1. Texto riquíssimo em informações, esse do estimado amigo e escritor George Veras! Alvíssaras, para o livro, de importância indiscutível, sobretudo para o Município de Alexandria!

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...