sexta-feira, 13 de maio de 2016

NOVO SECRETÁRIO DO RN PARTILHOU FOTO EM QUE ARMA É APONTADA PARA PROTESTO

G1/PB - André Rezende - Uma mão apontando uma arma de dentro de um carro para integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) que faziam protesto no Centro de João Pessoa e a frase “Atiro?”. Essa foi a imagem compartilhada em um grupo de Whatsapp na terça-feira (10) pelo delegado da Polícia Civil da Paraíba Wallber Virgolino, que foi anunciado como secretário de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte (Sejuc) no dia 30 de abril e nomeado em ato publicado no Diário Oficial do Rio Grande do Norte nesta quinta-feira (12). No entanto, o governo da Paraíba não publicou, até esta quinta-feira, ato liberando o delegado de suas funções para assumir o cargo no estado vizinho.

Além da fotografia o delegado complementa a informação com a legenda “Já estou agindo”, em referência a uma possível ação para acabar com o protesto. As postagens foram feitas às 7h17 de terça-feira, no grupo durante as manifestações contrárias ao impeachment da presidente Dilma Rousseff, registradas em 21 estados, incluindo a Paraíba, e no Distrito Federal. Poucos minutos antes da publicação do delegado e secretário de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte, participantes do grupo publicaram fotos das manifestações registradas em João Pessoa e um link de uma reportagem sobre os protestos do MST nas rodovias paraibanas.

O grupo no qual a foto foi publicada pelo número do delegado e futuro secretário da Sejuc no Rio Grande do Norte é composto majoritariamente por policiais e profissionais da imprensa paraibana. A ferramenta foi criada pelo próprio delegado para o compartilhamento de informações oficiais da polícia com a imprensa.

Em entrevista ao G1, Wallber Virgolino negou veementemente que fosse ele segurando a arma na fotografia, que a foto tivesse sido feita por ele ou que ao menos tivesse sido feita na sua presença. “Nem fui eu quem tirei a foto, nem a arma era minha, nem estava naquele local. O modelo da arma nem minha é, a minha é maior. Não tenho esse carro que aparece na imagem. A foto foi compartilhada em outros grupos e por outras pessoas no grupo. É uma foto que sempre é usada quando surge algum debate sobre o MST”, explicou o delegado, que assumiu, no entanto ter compartilhado a foto.

Ainda de acordo com o delegado, a imagem foi publicada no grupo em tom de brincadeira e sem nenhum tipo de preconceito. “Aquele grupo é meu e dos meus amigos, é um grupo onde só tem amigos, é privado. Outros também compartilharam a foto. Não sou desonesto, não sou violento, se tivesse alguma coisa contra a minha pessoa, já teriam usado”, completou Wallber Virgolino. Um outro participante do grupo se expressou favoravelmente a publicação do delegado com a palavra de ordem “fogo”.

O delegado disse não saber onde nem quando a foto foi feita e ainda questionou se algum participante do MST havia sido ferido ou sofrido algum tipo de agressão.  Pelos elementos retratados na fotografia, ela foi feita no semáforo do cruzamento da Avenida General Osório com a Rua Guedes Pereira, no Centro de João Pessoa.

O presidente da comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Paraíba, Wigne Nadjário Vieira, adiantou que deve pedir que seja instaurado um inquérito para investigar a autoria da foto, que, segundo ele, por si constitui crime de ódio. “Iremos apurar, a partir das informações fornecidas pela própria imprensa, as condições em que a foto foi feita. A divulgação de um conteúdo desse tipo passa por cima do direito humano e atende apenas à segregação social e ao afronte do Estado Democrático de Direito, que prevê a liberdade de expressão, mas resguardando a integridade e que não ocasione um discurso de ódio, que pode inclusive ocasionar em morte”, explicou o advogado.

Padre Bosco Nascimento, presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos na Paraíba (CEDH-PB), reprovou o compartilhamento desse tipo de conteúdo. Ele explica que imagens como a postada por Wallber Virgolino reforçam o preconceito e reafirmam um discurso que gera violência gratuitamente. O padre adiantou que deve encaminhar uma denúncia à ouvidoria da Polícia Civil.

“Qualquer discurso de ódio, ele não vai construir nada, ele só vai criar mais problemas nessa conjunta que a gente está vivendo. A gente não pode enveredar pelo discurso de ódio, parta de onde partir, porque isso só vai prejudicar o acirramento de ânimos e gerar mais conflito”, destacou o padre Bosco.

Em contato com o G1, o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, por meio da Secretaria de Comunicação, informou que, "no que se refere à suposta publicação de foto em grupo de whatsapp pelo delegado, não compactua com posicionamentos contrários à livre manifestação dos movimentos sociais e é absolutamente contra o incentivo à violência". Além disto, a nota enviada pela Secom do governo potiguar informou que a função que o delegado Wallber Virgolino assumirá no Rio Grande do Norte será relacionada, exclusivamente, à recuperação do sistema prisional do Estado.

Com relação à publicação da nomeação a nota explicou que o ato ocorreu após contato telefônico entre o governador Robinson Faria e o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, na tarde da quarta-feira (11). Na ocasião, o governador da Paraíba teria assegurado ao governador do Rio Grande do Norte que o termo de cessão será encaminhado até esta sexta-feira (13), e concordou com a publicação da nomeação.

"Importante esclarecer que o delegado Wallber Virgolino só tomará posse no cargo e dará início ao exercício da função após a publicação do termo de cessão. O convite feito pelo governador Robinson Faria a Wallber Virgolino, para exercer o cargo de secretário de Justiça e Cidadania do RN, levou em conta o currículo e os serviços prestados pelo delegado enquanto secretário de Administração Penitenciária da Paraíba, atribuídos a um gestor de pulso que conquistou importantes avanços no sistema prisional daquele estado", afirma a nota.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...