sábado, 5 de setembro de 2015

NA SUA PÁGINA DA INTERNET Governo anuncia a perfuração de 300 poços artesianos em 2015, 40 DELES SÓ EM ALEXANDRIA

O Governo do Estado, através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), alcançou a marca de 300 poços perfurados, somente nos primeiros sete meses de gestão.

Isso significa mais que a média anual de poços perfurados pela Semarh, nos quatro últimos anos, que foi de 223. 

“Estamos trabalhando para solucionar os problemas da crise hídrica, que é a mais grave dos últimos cem anos. Nosso governo trabalha 24 horas por dia, com muito empenho para dar à população a resposta que ela espera. E estamos alcançando resultados. Junto com outras políticas públicas e obras como a retomada da barragem de Oiticica e da adutora Alto Oeste, a perfuração de poços é uma importante ação para garantir que a água chegue à casa de cada potiguar”, declarou o governador Robinson Faria. 

De acordo com o Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França, as intervenções estão sendo feitas principalmente nos municípios mais atingidos pela estiagem, como forma de incrementar o abastecimento de água. “Seguindo as orientações e o modelo de gestão do Governador Robinson Faria, estamos selecionando os municípios com critérios técnicos e não políticos, priorizando que a água chegue às localidades mais dispersas e necessitadas” disse Mairton. A equipe de geólogos da Semarh já realizou a locação de 420 poços, sendo 250 no Alto Oeste e 170 no Seridó. Dos 300 poços perfurados, já foram realizados os testes de vazão em 250. 

De acordo com Mairton, a Semarh agora conta com oito perfuratrizes em funcionamento e cada uma delas cava dois poços por dia. “A nossa expectativa é que até dezembro a gente consiga perfurar 500 poços no interior do Estado”. Mairton França disse ainda que o objetivo da equipe é realizar todas as fases do processo, em um curto espaço de tempo, uma vez que a demanda por água é muito urgente. “Estamos trabalhando para agilizar o tempo entre a locação do poço até a liberação do chafariz para consumo da população”. 

A ordem dos municípios e as localidades a serem beneficiadas são critérios estabelecidos dentro do Gabinete de Gestão Integrada de Recursos Hídricos (GGRH), instituído pelo governador. A Semarh está concentrando as ações na região do Alto Oeste e no Seridó, priorizando os municípios que estão em colapso de abastecimento ou em sistema de rodízio. “No Alto Oeste, concluímos a perfuração de 40 poços em Alexandria e mais 17 em São Miguel. Em Carnaúba dos Dantas, perfuramos 4 poços que ajudarão na distribuição de água para a população da zona urbana, recuperamos mais 4 e 3 estão sendo instalados” frisou Ranielle Linhares, coordenador de hidrogeologia da Semarh. 

Uma equipe técnica da Semarh se encontra em Acari para pra verificar a situação da população, diante do colapso do Açude Gargalheiras, e pra informar ao Prefeito Isaías Cabral, que as máquinas perfuratrizes já estão a caminho da cidade para iniciar as perfurações de poços, que ajudarão no abastecimento de água do município. Segundo ele, serão perfurados, de forma emergencial, 14 poços, sendo 10 na zona urbana e 4 na zona rural. 

Durante esta semana, as máquinas também estarão em operação nos municípios de Marcelino Vieira, Carnaúba dos Dantas, Pau dos Ferros, Assu, Severiano Melo e Ponta do mel. Além das perfurações, o Governo do Estado também está investindo nas instalações de poços tubulares, no intuito de ampliar e facilitar o acesso à água. No início de julho, o Secretário Mairton França assinou uma ordem de serviço para instalação de 71 poços, que deverão ser concluídos até o final da edição do decreto de emergência, e outra para recuperação de 70 poços em comunidades rurais e zona urbana de municípios decretados em situação de emergência pela seca. Os Poços tubulares são utilizados para abastecimento dessas comunidades que necessitam do aumento da oferta de água para a produção agrícola e pecuária, bem como para o consumo humano e animal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...