Blog Toque- Carlos de Sousa/TN
Indicada aos principais prêmios literários do planeta, tendo grande repercussão na mídia norte-americana e na europeia, Nell Leyshon surpreendeu a todos com A Cor do Leite. No livro a protagonista Mary apresenta uma história sensível de superação e de coragem, com um final que vai chocar até o mais frio dos leitores.
O ano é 1831. Uma menina de 15 anos decide escrever a própria história. Mary tem a língua afiada, cabelos da cor do leite, tão brancos quanto sua pele, e leva uma vida dura, trabalhando com suas três irmãs na fazenda da família. Seu pai é um homem severo, que se importa apenas com o lucro das plantações. Contudo, quando, mesmo sem querer, é enviada ao presbitério para cuidar da esposa do pastor, Mary comprovará que a vida podia ainda ser pior.
Mary não tem escolha; nunca teve. Não escolheu ir para aquela casa e também não pode escolher a hora de ir embora. Ela tem urgência em narrar a verdade sobre sua história, mas o tempo é escasso e tudo que lhe importa é que o leitor saiba os motivos de suas atitudes. A Cor do Leite apresenta a narrativa desesperada de uma menina ingênua e desesperançosa, mas extremamente perspicaz e prática.
Escrito em primeira pessoa e todo em letras minúsculas, o texto possui estrutura típica de quem ainda não tem o pleno controle da linguagem. A jovem narradora intercala a história com suas opiniões – considerados por alguns críticos os trechos mais angustiantes da obra.
Nell Leyshon nasceu em Glastonbury e vive atualmente em Dorset, na Inglaterra. É romancista e dramaturga. Seu primeiro romance, Black Dirt, publicado em 2004, foi indicado ao Orange Prize e ficou entre os finalistas do Commonwealth Book Prize. Entre suas peças, estão Comfort me with Apples, que ganhou o Evening Standard Award, e Bedlam, que em 2010 a fez se tornar a primeira mulher a escrever uma peça para o Shakespeare’s Globe, um programa internacional de incentivo à disseminação da obra de Shakespeare. Escreve para a BBC Radio 3 and 4 e ganhou o Richard Imison Award por sua primeira peça escrita para o rádio.
A Cor do Leite
Autor: Nell Leyshon
Tradução de Milena Martins
Literatura Estrangeira
Editora Bertrand Brasil
208 páginas
R$ 25,00
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.
Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.
COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS