sábado, 31 de maio de 2014

ALEXANDRIA/RN: TRABALHO PREVENTIVO DO GTO (ABORDAGENS E BARREIRAS POLICIAIS CONTINUAM EM TODA ÁREA DE ALEXANDRIA)

Na manhã deste sábado (31/5) o GTO de Alexandria deu continuidade ao trabalho preventivo de abordagens na região. Em diversos pontos da cidade foram efetuadas barreiras e abordagens a veículos e pessoas.

TABOLEIRO GRANDE/RN: Prefeita klebinha do PSD decidiu apoiar Henrique Alves e demais candidatos do PMDB


Sertão Potiguar

A prefeita Klébia Bessa (PSD) vai apoiar Henrique Alves (PMDB) para governador, ou seja trabalhará contra o candidato de seu próprio partido (PSD), Robinson Faria.

Klebinha, como é mais conhecida a prefeita de Taboleiro Grande, já definiu que apoiará para deputado federal, Walter Alves (PMDB) e para deputado estadual, Gustavo Fernandes (PMDB) e é provável que seguirá fechada com a chapa e apoiará Wilma de Faria (PSB) para o senado.

A prefeita, segundo uma fonte com acesso a cúpula política do município, teria dito que a decepção se deu com a falta de apoio do partido (PSD) num processo que poderia resultar na perda de seu mandato.

Numa viagem a Brasília o máximo que conseguiu foi uma conversa com um advogado indicado por um expoente do PSD, mas que deveria ser pago pela prefeita.

A alternativa, ainda segundo a nossa fonte, foi procurar o apoio de Henrique Alves que, prontamente, passou a ajudá-la.

A nova aliança se consolidou tão rapidamente que o PMDB de Taboleiro Grande, até então comandado pela ex-prefeita Maria Miriam, foi entregue ao grupo de Klebinha.

Maria teria sido convidada a sair.

APAGUE ESSA IDÉIA, SUA SAÚDE AGRADECE

Imagem:NET

ALEXANDRIA/RN: ENCERRAMENTO DOS NOVENÁRIOS DO MÊS DE MAIO

LOGO MAIS ÀS 19:00 H A PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE ALEXANDRIA-RN, ENCERRA OS NOVENÁRIOS DO MÊS DE MAIO COM A MISSA DA VISITAÇÃO E COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA.

LOGO APÓS A MISSA TEREMOS UMA NOITE ROMÂNTICA COM ARIONE FERNANDES, AO LADO DA IGREJA MATRIZ. PARTICIPE !  

EXEMPLO: LUISLINDA, A IANSÃ DE TOGA (Leia, vale a pena)

A cena poderia ter saído da cabeça de um roteirista escrevendo um filme sobre discriminação racial. Mas ela aconteceu de verdade em uma escola de Salvador, Bahia. Uma garota negra de nove anos apresenta o material de desenho requisitado pelo professor:

- Mas não foi isso que eu pedi!
- Bom, isso foi o que meus pais puderam comprar.
- Menina, se seus pais são tão miseráveis assim, vou lhe dar um conselho: pare de estudar e vá aprender a fazer feijoada na casa da branca. Você será mais feliz.

A garota corre para o pátio, chora, enxuga as lágrimas, retorna para a sala de aula e diz ao professor:
- Eu não vou aprender a fazer feijoada na casa da branca. Vou ser juíza e voltar aqui para o prender.

Mais tarde, ao contar o acontecido para o pai, Luislinda Valois levou uma surra. Pois o seu Luiz, motorneiro de bonde e a mãe, dona Lindaura, passadeira e lavadeira tinham a educação como um bem supremo. "Filhos meus não respondem e nem desrespeitam professor". Até hoje a desembargadora se emociona ao lembrar dessa passagem de infância. Ela afirma não ter raiva do professor: "Ele acabou servindo como estímulo. Fui à luta e me tornei o que quis".

NATAL/RN: Polícia identifica homem e grávida mortos a tiros na zona Sul de Natal

A Polícia Militar já tem a identificação do casal assassinado a tiros na noite desta quinta-feira (29) em Potilândia, na zona Sul de Natal. Jorge Teixeira Feliciano, de 28 anos, e Jane Vieira de Souza, de 19 anos, foram alvos de disparos na rua Ametista, que fica no estorno da principal praça do conjunto. A jovem, segundo a polícia, estava grávida.

Na página que mantinha em uma rede social, a própria Jane postou fotos de imagens de uma ultrassongrafia que mostram o início da gestação em abril deste ano.

Quanto ao companheiro, a polícia informa que familiares dele, que foram à praça, disseram que Jorge tinha envolvimento com o tráfico de drogas e que já sabiam a motivação do crime. O duplo homicídio será investigado pela 5ª Delegacia de Polícia Civil.

O crime

Jorge e Jane foram mortos por volta das 20h desta quinta. Estavam em uma motocicleta quando foram baleados. O oficial de operações do 5º Batalhão da PM, tenente Soares, conta que o casal se encontrava nas imediações da praça de Potilândia no momento em que um carro de cor prata passou pelo local. Os suspeitos que estavam no veículo atiraram várias vezes e atingiram os dois. As vítimas não resistiram aos ferimentos e morreram antes da chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Via G1/RN

sexta-feira, 30 de maio de 2014

SÉTIMA ARTE: Filme Inácio Garapa 3, A Saga, é sucesso garantido

Via Arquivovipnews
 
Na tela para o público alexandriense as novas aventuras de Inácio Garapa e Azulão. A Avant-Premiere aconteceu na noite de ontem na AABB de Alexandria. Mesmo com chuva, os telespectadores compareceram em número muito grande.

Por lá a primeira Dama, Dra. Rossania, representando o prefeito Nei Rossato, a Profa. Maria Carlos representando o prefeito de Major Sales Thales Fernandes,o Cap. Brilhante e o Delegado Dr. Célio Fonseca, o vereador Mauricy Abrantes,entre outros. Até uma caravana de Caraúbas (17 pessoas) veio prestigiar o filme.

Mas, o ponto principal é que o trabalho foi aplaudido e a grande maioria já aponta o filme que fecha a trilogia do Matuto Sonhador como melhor do que o primeiro e o segundo.

Para todos que fazemos parte da produção (elenco e equipe técnica) é mais do que uma vitória, é o reconhecimento de um trabalho difícil e sem recursos.
 
 
Do Blog: Parabéns ao J.Gomes e toda equipe do Inácio Garapa. Infelizmente por motivos superiores não pude comparecer a Avant-Premiere ocorrida no último dia 28.

PRA INGLÊS VER: Enfermeira do João Machado faz desabafo e expõe maquiagem feita pela Governadora

Jornal de Hoje

Inicialmente gostaria de dizer que sou enfermeira nesse Hospital Doutor João Machado, aliás, nesse não; em outro beeeem diferente deste mostrado na foto por ocasião da visita da governadora.

O Hospital João Machado em que eu trabalho não tem lençóis para cobrir todos os leitos e nem os pacientes. Essa foto foi tirada sexta feira (e fui informada que cedinho o secretário adjunto da Saúde foi até o hospital ordenar que todos os leitos da área reformada fossem “arrumados”).

E na quarta-feira quando eu saí do plantão a maioria dos leitos da enfermaria masculina ficaram sem lençóis, inclusive o leito de um paciente diabético, em hidratação venosa, que estava com disenteria e apresentou 9 (nove) episódios diarréicos, ficou no leito sem lençol nem pra se cobrir e sabem por quê? Porque o hospital não dispunha de fralda descartável e todas às vezes que ele evacuava tinha que trocar o lençol (na 3ª vez que evacuou já não tinha mais lençol).

E essa cadeira linda que aparece ao lado do leito, também não tem nos Hospital João Machado que eu trabalho.

Lá os acompanhantes não têm sequer uma cadeira daquelas de plástico e à noite é colocado um colchão no chão para o acompanhante “dormir”. Pena que deletei uma foto das cadeiras que ficam na entrada da enfermaria feminina, porque na masculina nem existe, se não ia mandar pras vocês verem. São cadeiras completamente rasgadas, com as esponjas à mostra.

As paredes do Hospital João Machado que eu trabalho também não são pintadinhas assim como essa que aparece na foto, não. Elas são cobertas de mofo.

E querem saber como são as camas? Essas são totalmente enferrujadas, as manivelas para mudança de decúbito não existem há muuuito tempo.

É uma pena que o Hospital João Machado que eu trabalho seja totalmente diferente deste.

Esse aí é sim PRA INGLÊS VER!!!

Graça Sabino – Enfermeira do Hospital Doutor João Machado (Natal)

MOSSORÓ/RN: Governo do Estado e Petrobrás inauguram laboratórios de ciências em escolas estaduais

 
  O Governo do Estado, através da Secretaria de Estadual de Educação, e Petrobras, inauguraram, nesta sexta-feira (30), laboratórios de ciências na Escola Estadual Prof. Abel Freire Coelho e no Centro de Educação Integrada Prof. Eliseu Viana. 


         Os laboratórios fazem parte do Projeto Espaço do Conhecimento, patrocinado pela Petrobras e realizado em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern). O objetivo da iniciativa é melhorar o ensino das ciências naturais e da matemática em três escolas da rede pública: duas em Mossoró e uma em Pendências (Escola Estadual Monsenhor Honório).   



         O projeto inclui a reforma e equipagem de 10 laboratórios de química, física, biologia, matemática e informática para apoio ao conteúdo ministrado em sala de aula, uma maneira de tornar o ensino mais pratico e atrativo aos cerca de 2.900 estudantes matriculados nas escolas escolhidas. “Nós procuramos equipar esses laboratórios com todo o material adequado e da melhor qualidade com o objetivo de despertar nesses alunos o interesse pela ciência”, disse a Coordenadora Executiva do Projeto, Wagna Dantas. 



         O corpo docente também está contemplado. 80 professores participaram de capacitações semanais para aliar as disciplinas ao cotidiano dos estudantes.  O projeto trabalha ainda com lições de ética e cidadania com a escolha de lideranças e reativação de grêmios estudantis, oficinas de redes sociais, filmagem e fotografia, segurança, mobilização e preparação para feiras de ciência.



Foi com a realização das atividades do projeto que a estudantes do 3º ano, Carla Yasmin, descobriu a área profissional em que pretende atuar. “Atualmente sou responsável por auxiliar na divulgação das atividades do projeto dentro da escola, então estou pensando fazer algum curso de comunicação,” disse. 



         “A educação precisa reunir toda a sociedade, comunidade escolar, instituições públicas e privadas, assim certamente os resultados virão mais rápido, por isso iniciativas como essa são extremamente importantes para darmos um salto no ensino”, disse a Secretária Estadual de Educação, Betania Ramalho.


Foto: Ivanizio Ramos 

ALEXANDRIA/RN: CIRURGIA DE ALZIRA CARLOS FOI UM SUCESSO





Companheira Alzira Carlos, Secretária de Cultura de Alexandria, já se encontra em casa de sua irmã em Natal convalescendo da cirurgia do braço em virtude de acidente ocorrido semana passada na estrada que liga Alexandria a Pau dos Ferros/RN. A cirurgia foi realizada no Hospital Médico Cirúrgico na capital do estado. Em contanto telefônico, Alzira agradeceu a todos que se solidarizaram com seu estado. Desejamo-lhes pronto restabelecimento.

DEPREDAÇÃO: "Jogo sujo"’ será combatido

Tribuna do Norte/Foto Emanuel Amaral
A decoração da Copa do Mundo instalada na passarela de Potilândia, na Zona Sul de Natal foi alvo de depredações. Seis bandeiras foram rasgadas na madrugada de ontem (29). De acordo com a secretário titular da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Raniere Barbosa, a reposição do material será feita até a próxima segunda-feira, pela Servlight, empresa prestadora de serviço ao município. A Semsur afirma que aproximadamente 80% da decoração já foi instalada.

egundo a Servlight, para prevenir novas depredações,  seguranças particulares foram contratados para resguardar pontos estratégicos de decoração, um deles são os projetores que foram instalados nas árvores localizadas no canteiro central, próximo a avenida Miguel Castro. Considerado uma das decorações de valor mais alto.  A segurança particular atuará até o dia 10 de junho, data limite de entrega da decoração. Após esta data, qualquer reparo ficará a cargo da prefeitura de Natal. 

O secretário titular da Semsur, Raniere Barbosa, afirmou que é recorrente o roubo de material usado na decoração. “Respeito quem é contra a copa, mas não aceito vandalismo. A sociedade precisa potencializar o que a Copa vai gerar para a nossa cidade e não depredar. Estamos organizando a cidade da melhor maneira possível, nós estamos investindo em decoração. Natal será uma grande vitrine. Muitas pessoas dizem que é contra a Copa, mas nem por isso é a favor do vandalismo”, afirma Raniere. 

A instalação da decoração da Copa do Mundo teve início no dia 19 de março, com bandeiras dos países no formato de bola instaladas nas árvores do canteiro central da avenida Hermes da Fonseca. Uma semana depois a Semsur voltou atrás e retirou a decoração por considerar os adereços pequenos em relação ao tamanho das árvores. O material foi substituído por semelhantes, mas de maiores dimensões, e o anterior aplicado nas ruas da Cidade Alta e Alecrim.

A previsão inicial era concluir todo o material até o fim de abril. No dia 27 de abril, um painel montado no viaduto de Ponta Negra e que gerou bastante polêmica nas redes sociais foi retirado. A instalação de seu substituto, de autoria de Erinaldo Santos com fotos de Canindé Soares, foi feita ontem.

Entre os dias 22 e 23, a empresa Servlight registrou a perda de 70 refletores, 13 lâmpadas estrobo e 16 metros de mangueira luminosa. O material subtraído - refletores nas árvores do canteiro central da avenida Prudente de Morais próximo ao cruzamento com a avenida Amintas Barros e o restante nas bolas tridimensionais instaladas no cruzamento das avenidas Salgado Filho com Alexandrino de Alencar - fazia parte da decoração para a Copa contratada pelo Município. 

Além dos roubos do material de iluminação, a Semsur e a Servligth já vinham identificando danos às placas luminosas com escudos de seleções implantadas no calçadão da avenida Engenheiro Roberto Freire chegaram a ser pichadas ou rasgadas e aos escudos montados no bairro do Alecrim e na avenida Rio Branco, na Cidade Alta.

No último domingo (25), um homem foi flagrado roubando parte do material da decoração. De acordo com a Semsur, o flagrante ocorreu por volta das 23h45 por fiscais que atuavam na avenida Prudente de Morais. O ladrão estava retirando os projetores que foram instalados nas árvores do canteiro central, próximo a avenida Miguel Castro. No varejo, cada projetor é comprado por R$ 218,00. As lâmpadas de 400W custam R$ 152,00, por unidade.

A empresa prestadora de serviço ao município, a Servlight, contabilizou o material furtado no período de 60 dias, apenas nas avenidas Presidente Prudente de Morais e Hermes da Fonseca. Cerca de 500 metros de cabos do tipo 2X2,5 de felx, 400, unidades de Fita BAP, 264 lâmpadas de vapor metálico branco, com 400 watts de potência.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

PARABÉNS AO AMIGO FÁBIO MESQUITA E ESPOSA

Hoje o amigo Fabinho (Fábio Mesquita) comemora uma data muito especial: BODAS DE MADEIRA - cinco anos de casamento. Parabéns ao casal pela bela data. Que o amor seja eterno enquanto dure!!!

ALEXANDRIA/RN: DIREÇÃO DO HOSPITAL MATERNIDADE JOAQUINA QUEIROZ - ESCLARECIMENTO

A Direção do Hospital Maternidade Joaquina Queiroz, sente-se no dever de informar ao povo de Alexandria e da região, que a matéria anunciada em alguns blogues intitulada por Hospital Maternidade Joaquina Queiroz na mira do MP, trata-se de uma Auditoria Analítica realizada pela SESAP RN, em que terá por nós o melhor zelo, no sentido de responder e elucidar ao Ministério Público de Alexandria sobre os serviços terceirizados de Glaucoma e Ecocardiografia realizados pelo CIED – Centro de Imagem Elizabete Dantas. 

Tomamos ciência dia 26/05/2014 através do ofício nº 0147/2014/PmJA, logo em seguida comunicamos o fato a Direção do CIED, a qual prontamente se disponibilizou para juntar a documentação que dispõe em seu arquivo, e que acredita seja esclarecedora para comprovar a prestação dos serviços.

         Concluindo, afirmamos o nosso compromisso com o princípio da transparência. Portanto as auditorias são bem vindas em nossa Gestão.


À Direção.

SÃO MIGUEL/RN: CHUVA DE 144mm

Recebo e-mail dos nossos leitores de São Miguel acusando chuva de 144mm de ontem para hoje.

ALEXANDRIA/RN: CHUVA NA MADRUGADA

De acordo com informações do amigo Lombardi, o pluviômetro de sua residência marcou 30mm na chuva da madrugada.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

DESEMBARGADOR envolvido em confusão em padaria desiste da Presidência do TRE

Tribuna do Norte
Foto:Rayane Maiara

O desembargador Dilermando Mota declinou da indicação para presidir o Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE) durante o período em que ocorrerão as eleições. Durante a ordem administrativa da sessão desta quarta-feira (28), na Corte do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, o desembargador pediu a palavra e informou que não iria aceitar indicação para integrar a Presidência e Vice-Presidência da Corte Eleitoral. O magistrado não deu detalhes sobre o motivo pelo qual desistiu de ocupar o cargo.

“Peço aos meus pares que se porventura meu nome vier a ser posto na lista, não venha a fazer parte desta, pois não faz parte de projeto pessoal meu, neste momento, integrar aquela Corte”, disse Dilermando Mota, apesar de garantir que o cargo "muito o honraria".

Dilermando Mota está respondendo processo disciplinar dentro do TJRN devido ao envolvimento em uma confusão na padaria Mercatto, em dezembro do ano passado, quando discutiu com clientes e funcionários de uma padaria em Natal. Em vídeos publicados na Internet, o desembargador é visto xingando pessoas e dando ordem de prisão contra cliente da padaria, que não foi cumprida pela polícia.

HOMENAGEM A MANOEL EMÍDIO DE SOUSA‏


Manoel Emídio de Sousa foi um dos principais pilares na construção da Alexandria que conhecemos hoje. Ele superou muitos obstáculos para chegar aonde chegou, entre eles a pobreza e a falta de uma educação de qualidade.

Um paraibano que acolheu de coração o então povoado de Alexandria para se dedicar e fazer evoluir. Foi peça chave na luta pela emancipação política do nosso município, tendo sido convidado pelo prefeito da época Noé Muniz Arnoud, para ocupar o cargo de secretario geral da prefeitura e com alguns dias trocou de funções com o prefeito e passou a ser o chefe do poder executivo. 

A partir daí foram só conquistas em prol da nossa cidade. Um homem visionário, que trabalhava a favor do povo e da cidade, para ele não existiam desafios que não pudessem ser superados.

Foi um político de destaque no cenário político-administrativo, reconhecido na região e no Estado como maior liderança política do município por varias décadas. 

Na sua gestão construiu a Escola Waldemar de Sousa Veras, o Açougue Municipal, participou ativamente para a construção da igreja matriz, no lado financeiro e também para convencer o bispo diocesano que achava a Igreja do Sagrado Coração de Jesus suficiente para a localidade, entre muitos outros feitos de extrema importância para a sociedade da época.

Junior Abrantes

ESCLARECIMENTOS SOBRE NOTA POSTADA ONTEM (27) E SOBRE NOVA DECISÃO JUDICIAL Via E-mail Junior Abrantes

Acerca da matéria postada neste site, no dia 27/05/14, cumpre tecer os seguintes esclarecimentos:
                No dia 06/08/1959 foi registrado no 2º Ofício de Notas da cidade de Natal, o estatuto da ARA (Associação Recreativa Alexandriense), a qual segundo o seu art. 1º, “a”, tem como finalidade cultivar e desenvolver a educação em todas as suas finalidades, promover reuniões de caráter esportivo, social, cívico e cultural.
                 A referida associação teve sua razão social alterada para ARCA (Associação Cultural Recreativa Alexandriense) em momento posterior (ainda não se sabe a data exata), a qual teve sua inscrição no CNPJ baixada em 31/12/2008.
                   No ano de 2010, o promotor desta Comarca, Sidharta John Batista da Silva, recomendou ao comandante do 2º Subgrupamento de Bombeiros, major Franklin Araújo de Souza, que não autorizasse a realização de eventos no Clube ARCA, caso não fossem atendidas de forma prévia a qualquer evento, as exigências mínimas de segurança do Parecer Técnico nº 001/10, da Diretoria de Engenharia e Operações do Corpo de Bombeiros Militar do RN.
                   No ano de 2011, o projeto de combate a incêndio do Clube foi devidamente aprovado, no entanto, não foi executado até o presente momento.
                   Atendendo aos reclames dos cidadãos de Alexandria, saudosos dos grandes carnavais e eventos realizados no Clube Arca, o Vereador Júnior Abrantes, por ocasião da sessão realizada no dia 13/08/13, fez um apelo para reabertura do clube, tendo na ocasião solicitado uma manifestação da diretoria.
                   Diante do silencio destes e das reclamações constantes dos cidadãos desta cidade, em 27/03/14 (7 meses depois) realizou uma audiência pública com o intuito de discutir a reabertura do clube, tendo na mesma comparecido alguns sócios que prestaram algumas informações, no entanto, restaram outros pontos ainda a esclarecer.
                   Na ocasião, o sócio-proprietário Acir Pereira de Lima se mostrou disposto a colaborar para a reabertura do Clube ARCA, tendo o vereador Júnior Abrantes disponibilizado o advogado Paulo Cesário Lucena Targino para tomar as medidas judiciais cabíveis, vez que a via administrativa havia se mostrado inviável.      Por tal razão foi ajuizada a competente Ação de Prestação de Contas com pedido liminar na data de 31/03/14.
DO PÓLO PASSIVO DA AÇÃO:
                   Segundo nota divulgada ontem, foi dito que mesmo se tendo conhecimento acerca da caducidade do mandato da diretoria, a citada ação foi ajuizada em desfavor da ARCA, apontando na ocasião o Sr. Janduí Gonçalves Maia como presidente.
                   Sobre este fato cabe informar que quando do ajuizamento da ação em  31/03/14, não se tinha conhecimento dessa informação, pois até então, era fato público e notório que o mesmo era tido como presidente, sendo esta informação repassada repetidas vezes por ocasião da audiência pública realizada no dia 27/03/14.
                   Somente após esta data, de posse da cópia do Inquérito Civil de nº 06.2014.00001311-6, o qual foi instaurado pelo Ministério Público com autuação nesta comarca, foi que diante dos documentos anexados e informações prestadas pelo Sr. Janduí, se teve a confirmação acerca da caducidade do mantado da diretoria.
                   Vale informar que em momento algum se procurou denegrir a imagem do Sr. Janduí, pois sempre se deixou claro que a presente luta não era contra o mesmo, e sim pela reabertura do clube, mal-estar este que poderia ter sido evitado se o Sr. Janduí tivesse comparecido para se somar a esta luta.
                   Em todos os momentos sempre foi enaltecida a sua importante colaboração para criação e manutenção da ARCA, no entanto, tais fatos não o isentam de uma possível inércia, pois sempre se buscou informações sobre esta situação e o mesmo nunca compareceu a Câmara Municipal para prestar qualquer tipo de esclarecimento.
DO INGRESSO DE NOVOS SÓCIOS:
                   Com base nas informações prestadas pelo Corpo de Bombeiros acerca do projeto que se encontrava aprovado desde 2011, foi feito um orçamento estimado em R$ 37.225,45, quantia esta que seria necessária ser arrecadada para custeio da execução do projeto.
                   Assim, tendo em vista que o mandato da diretoria havia se expirado no ano 2000, ou seja, há quase 14 quatorze anos (e não 30 anos como anteriormente relatado, com base nas informações colhidas por ocasião das audiências públicas) e não se tinha notícias acerca da contribuição dos atuais sócios, se viu a necessidade de buscar novas fontes de custeio, por tal motivo foi requerida na ação judicial que se determinasse a realização de uma assembleia para discutir tal fim.
                   Sobre este pedido, importa dizer que o judiciário em momento algum determinou o ingresso de novos sócios. O que se determinou foi a realização de uma assembleia para discutir este pedido, o qual só seria possível caso fosse aprovado pelos sócios.
                   Com relação ao outro pedido de se aprovar o direito de voto e concorrer a cargos da diretoria pelas demais categorias de sócios, como dito antes, o art. 55 do novo Código Civil diz que “os associados devem ter iguais direitos, mas o estatuto poderá instituir categorias com vantagens especiais”, ou seja, embora o Código Civil diga que o estatuto possa instituir categorias com vantagens especiais, em regra os mesmos devem ter direitos iguais, de modo que o direito de voto e de se candidatar a um cargo eletivo não pode ser considerado uma vantagem especial, pois feriria frontalmente o Estado Democrático de Direito.
                   Vale ressaltar que o ingresso de novos sócios contribuintes, em nada alteraria o direito dos atuais sócios proprietários, e sim apenas serviria para colaborar para o custeio da associação e realização de atividades em benefício da mesma.
                   Por tal motivo, se indaga: qual o prejuízo que novos sócios dispostos a colaborar para o custeio das despesas da associação trariam? Qual o prejuízo que novos sócios dispostos a ajudar nas tarefas de administração da associação trariam?
DA FONTE DE CUSTEIO:
                   No que tange a forma de custeio da associação, foi dito na referida matéria publicada ontem que: “os sócios proprietários são, obrigatoriamente, contribuintes. Assim, fica claro que o Estatuto já prevê a forma que a Associação vai manter-se, não havendo porque alterá-lo nesse sentido.Então, se cada um dos 319 sócios contribuirem mensalmente com uma quantia a ser definida em Assembleia, a ARCA terá condições de auto-sustentar-se. Por exemplo, se cada um dos sócios proprietários tiverem que pagar mensalmente R$ 10,00 (dez reais), ao fim de cada mês já totalizam R$ 3.190,00 (três mil, cento e noventa reais) nos cofres da Associação.”
                   De acordo com a afirmativa acima, todos os sócios proprietários são contribuintes, no entanto, de acordo com o §5º do artigo 15 do estatuto, este diz que: “o número máximo de ação de cada sócio é limitado em cinquenta (50). Atingido esse limite, o portador ficará isento do pagamento da mensalidade”.
                   De fato, de acordo com os cálculos expostos acima, se todos os sócios contribuíssem com a referida quantia, se teria uma arrecadação mensal capaz de custear as despesas da associação, porém se indaga: quantos dos 319 sócios tem 50 ações e estão isentos de pagamento? Mesmo não sendo isento, será que todos estariam adimplentes, já que nem todos residem na cidade?
DOS DIREITOS DOS HERDEIROS DOS SÓCIOS:
                   Uma dúvida bastante frequente dos sócios e herdeiros dos sócios proprietários é quanto ao direito dos mesmos, assunto este que merece ser esclarecido.
                     De acordo com o art. 56 do novo código civil este diz que: “Art. 56. A qualidade de associado é intransmissível, se o estatuto não dispuser o contrário. Parágrafo único. Se o associado for titular de quota ou fração ideal do patrimônio da associação, a transferência daquela não importará, de per si, na atribuição da qualidade de associado ao adquirente ou ao herdeiro, salvo disposição diversa do estatuto.”
                   Sobre este ponto, significa que com o falecimento de algum sócio proprietário, os seus herdeiros terão direito as ações da ARCA, no entanto, não serão automaticamente considerados sócios, salvo se o estatuto prever tal situação.
                  
DA NOTA SOBRE O DESCUMPRIMENTO DA DECISÃO JUDICIAL:
                   Embora tenha sido enviada nota para o blog barriguda news, a atribuição do título “queda de braço” foi atribuída pelo próprio site e não pelo Vereador Júnior Abrantes.
                  Com relação ao cumprimento da determinação judicial, foi afirmado em nota que esta está sendo cumprida, até porque quem convocou Assembleia Geral para se realizar no dia 28 (hoje) foram os sócios-proprietários, e não a pessoa isolada de Jandui Maia, já que o abaixo assinado da convocação conta com cerca de 50 assinaturas, conforme foi, inclusive, divulgada neste site.
                   Sobre este ponto, cumpre informar que embora a assembleia tenha sido convocada pelos 50 sócios que subscreveram o edital de convocação, sabe-se que as referidas assinaturas foram colhidas pelo Sr. Janduí, e que inclusive alguns sócios assinaram sem saber do que se tratava, como é o caso da Sra. Maria das Neves de Sousa (Nevinha) a qual por ocasião da segunda audiência pública realizada no dia 26/04/14, ao fazer uso da palavra indagou da Sra. Alzira Carlos do que se tratava uma lista que passaram na casa dela para a mesma assinar (fato este visto por todos que estavam presentes naquela ocasião).

DA NOVA DECISÃO JUDICIAL:
                  Em 27/05/14 a MM Juíza da Comarca de Alexandria, Dra. Welma Maria Ferreira de Menezes, após a juntada do parecer do Ministério Público, proferiu a seguinte decisão: Acir Pereira de Lima Ré: Associação Cultural Recreativa Alexandriense DECISÃO Vistos, etc. Trata-se de Ação de Prestação de Contas com Pedido de Liminar requerido por Acir Pereira de Lima em face da Associação Recreativa Cultural Alexandriense, representada pelo Presidente Janduí Gonçalves Maia. Nos autos consta decisão deste Juízo às fls. 115/116, deferindo os requerimentos liminares nos moldes pretendidos pelo autor. O Ministério Público atravessou requerimento às fls. 193/195 para fins de, em síntese, suspender parte da liminar deferida por este Juízo, além de outros pedidos. É o que importa relatar. Passo a decidir. Compulsando dos autos, observo que é cabível e salutar a medida pretendida pelo representante do Ministério público, de modo que defiro-as pelos seus próprios fundamentos e suspendo a liminar anteriormente deferida por este Juízo às fls. 115/116, nas partes que determina: “ a convocação da assembleia para deliberar sobre a alteração do Estatuto Social da ARCA”; “que qualquer associado se abstenha de realizar qualquer assembleia com fito de alterar o Estatuto Social da ARCA, enquanto não esteja de posse da integralidade do Estatuto Social da referida associação”. Outrossim, oficie-se o Segundo Ofício de Notas de Natal/RN para fins de enviar cópia a este Juízo do estatuto social da associação recreativa cultural Alexandriense, bem como de todos os seus aditivos e alterações estatutárias constantes a margem do registro, no prazo de 10 (dez) dias. Por fim, apraze-se audiência de conciliação. Cumpra-se com os expedientes necessários. Publique-se. Intime-se. Alexandria/RN, 27 de maio de 2014.
                   Sobre esta decisão, cumpre esclarecer que a MM Juíza com a cautela que lhe peculiar, resolveu suspender parte da decisão anteriormente proferida até que fosse anexada no processo a cópia da alteração do estatuto da associação.
                   A referida medida se mostra prudente e acertada, tendo em vista que diante da alteração de ARA para ARCA não se sabe até que ponto os artigos previstos no estatuto de 1959 estão em vigor.
                   Assim, pode-se se dizer que a MM Juíza, não revogou o pedido outrora deferido, apenas a mesma, determinou a sua suspensão de uma parte da determinação judicial até que as alterações do estatuto sejam anexadas, tendo mantido os outros pontos antes deferidos.
DAS DECLARAÇÕES DO SR. ACIR PEREIRA DE LIMA:
                  Sobre a petição assinada pelo Sr. Acir Pereira de Lima onde consta a informação de que o mesmo concorda com o teor da pauta da assembleia convocada para a data de hoje (28), importa informar que tal petição não foi feita pelo mesmo e sim foi levada até o mesmo para que este assinasse, com a alegativa que a assembleia só seria realizada se ele assinasse, de modo que não querendo prejudicar o andamento dos trabalhos o mesmo assinou.
                   Vale ainda ressaltar que o fato do Sr. Acir ter concordado com o teor da pauta da assembleia que será realizada hoje, não anula a sua vontade anterior dos outros pleitos feito por meio da ação judicial.

DO INTERESSE DO VEREADOR JÚNIOR ABRANTES:
                   Segundo foi noticiado na matéria postada ontem, o Vereador Junior Abrantes, NÃO faz parte do quadro societário da ARCA.
                   Sobre esta afirmativa, cumpre dizer que de fato o Vereador Júnior Abrantes não faz parte do quadro societário, nem tem interesse algum em fazer parte da diretoria ou de que quem quer que seja venha a fazer parte desta.
                   Como representante do povo, o seu interesse no caso é apenas que o clube seja reaberto e funcione da melhor maneira possível, podendo voltar a serem realizados os grandes carnavais de outrora.
                   Segundo Júnior Abrantes: “pode-se dizer que nosso o objetivo já foi atingido, pois há quase 14 anos que o Clube ARCA está sem uma diretoria formada e há 4 anos sem funcionar e hoje teremos a realização de uma assembleia para escolha de uma nova diretoria. Independente do que for decidido na assembleia de hoje ou em futura assembleia a ser realizada por determinação da justiça, bem como independente de quem venha a fazer parte da diretoria, o fato é que algo de concreto começou a ser feito! Espero que num futuro próximo tudo esteja resolvido. Agradeço a todos que colaboraram para essa batalha e me coloco a disposição para ajudar no que for preciso para reabrir e manter vivo esse bem tão preciso para nossa cidade”, declarou.

ALEXANDRIA/RN: O QUE REALMENTE ACONTECEU - PALAVRAS DO PREFEITO NEI MOACIR

Quando vimos as fotos de Dr. Nei e os vereadores que compõem a base aliada reunidos com o Magnífico Reitor da UERN imaginamos, eu e quem viu,  se tratar do assunto fechamento do núcleo de Alexandria. Pensei logo a UNIÃO foi de águas abaixo.

Recebo, agora, ligação de Dr. Nei esclarecendo: " Realmente estivemos todos reunidos hoje pela manhã com o Magnifico Reitor por iniciativa do Vereador Raimundinho, que com o apoio do Deputado Raimundo Fernandes conseguiu essa audiência. Fomos convidar o Reitor para uma audiência pública em Alexandria, para na verdade esclarecer a situação UERN. A UNIÃO em prol do assunto está mantida; estamos todos juntos pelo bem de nossa terra."

DO BLOG: Cabe aqui parabenizar a atitude de Raimundinho e agradecer a Dr. Nei pela presteza em esclarecer os fatos. O blog continua sempre primando pela informação com clareza.

ALEXANDRIA/RN: A UNIÃO POLÍTICA FOI PRO "BELELÉU"

Depois da última reunião realizada (16) na câmara municipal onde estavam presentes políticos da situação e da oposição a palavra de ordem foi UNIÃO de todos em defesa do núcleo da UERN de Alexandria.

Em todas as falas ouvia-se: "Ninguém precisa ser o pai da criança!", "Todos unidos defenderemos a causa".

Na ocasião, o secretário de educação Professor Carlos tomava as dores do prefeito Nei por terem sido excluídos de uma futura conversa com o reitor da UERN agendada para o último dia 26: "É muito estranho vereador Suê, nessa comissão formada não constar nossos nomes!" exclamava o Secretário.

Fazendo uso da palavra o Vereador Suê pediu desculpas pelo lapso e disse que eles eram peças importantes na comissão visto que o município era quem dava o sustentáculo para manutenção da UERN.

Pois bem, ficou tudo acertado para essa audiência que seria realizada dia 26. O prefeito inclusive colocou, a disposição,  veículos para levar até Mossoró quem quisesse ir.

Semana passada o Vereador Suê informava que o Ex-prefeito Alberto, havia lhe comunicado que a reunião fora transferida para o próximo dia 10 de junho.

Estava tudo certo, pelos menos era que estávamos pensando.

Agora a pouco, ficamos surpresos ao ver no facebook do Prefeito várias fotos de uma reunião dele e de sua bancada de vereadores ao lado do Dep. Raimundo Fernandes com o reitor Professor Pedro, na cidade de Mossoró.

E aí, a união foi pro "beleléu"? Mesmo se tratando de uma situação especial em que os maiores prejudicados serão todos os Alexandrienses, caso o núcleo venha a fechar, acho que essa união foi de águas abaixo, é cada um por si, desde sempre!!!

PAGAMENTO De MAIO: 97% dos servidores terá salário depositado até a próxima sexta-feira (30)

As Secretarias de Estado do Planejamento e das Finanças (Seplan) e da Administração e dos Recursos Humanos (Searh) comunicam que o pagamento dos salários dos servidores estaduais relativo ao mês de maio será efetuado da seguinte forma:  
 
         Nesta quinta-feira (29) será creditado o pagamento de todos os servidores da Segurança, Saúde e Educação (inclusive UERN), independente do valor do salário, que representam um total de 58.987 servidores;

         Na sexta-feira (30) recebem todos os servidores do DETRAN, IDEMA, DEI, JUCERN e IPEM - 1.028 servidores;

         Também na sexta recebem, ao meio-dia, os servidores ativos e inativos das demais áreas que ganham até R$ 5 mil líquidos - 39.499 servidores;

         No dia 10 de junho, terça-feira, recebem os servidores ativos e inativos das demais áreas que ganham acima de R$ 5 mil líquidos - 3.129 servidores.

         99.514 servidores receberão o pagamento dentro do mês, o que equivale a 97% da folha do Estado. Os outros 3% (3.129 servidores) receberão no dia 10 de junho.

ENEM 2014: Prazo para pagar a taxa de inscrição do Enem 2014 termina HOJE

Termina nesta quarta-feira (28) o prazo para pagar as inscrições do Enem 2014 (Exame Nacional do Ensino Médio). A taxa custa R$ 35 reais e deve ser quitada em agências do Banco do Brasil. Vale lembrar que os estudantes da rede pública de ensino e candidatos que declararem renda familiar de até 1,5 salário mínimo estão isentos do pagamento.


As provas acontecem nos dias 8 e 9 de novembro, e com a nota obtida é possível participar do Sisu, que oferece vagas em faculdades públicas, do ProUni, que oferece bolsas de estudo em universidades privadas e do Sisutec, que oferece vagas gratuitas em cursos técnicos. Além disso, a nota vale como certificação de conclusão do Ensino Médio.

Segundo dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o número de candidatos do Exame deste ano ultrapassa 9,5 milhões chegando à marca de 9.519.827 inscritos, o maior índice registrado no exame. O Estado com o maior número de inscrições foi São Paulo, com 1.476.041, seguido por Minas Gerais, com 1.057.521, e pela Bahia, com 707.835.

As novidades do Enem 2014 são a Universidade de Coimbra e a Universidade da Beira Interior, ambas instituições portuguesas, usarem a nota do Enem para selecionar estudantes. Serão utilizadas as notas das edições de 2011 (apenas Coimbra), 2012 e 2013 como critério para matricular candidatos brasileiros nos seus cursos de graduação.

Fonte: Universia

ALEXANDRIA/RN: HOJE É FERIADO MUNICIPAL EM HOMENAGEM AO CEL. MANOEL EMÍDIO DE SOUSA

Na passagem do 50º aniversário de falecimento do Coronel Manoel Emídio de Sousa, consentânea se faz a apresentação de uma das marcas da sua vida administrativa: a transparência.

Abaixo, um dos muitos balancetes mensais da Prefeitura Municipal (inicialmente de João Pessoa, depois  Alexandria), publicado no jornal "A República", de Natal, edição de 24.05.1931.
Infelizmente, os gestores atuais não demonstram o mesma atenção no cumprimento do que, hoje, constituiu um dos princípios norteadores da Administração Pública, assegurados na Constituição Federal.

Aqui, fica a homenagem a Manoel Emídio de Sousa, pela austeridade que sempre caracterizou suas gestoes, como prefeito de Alexandria e de Catolé do Rocha (PB).

Do seu neto e bisneto,
George Veras

POLÍTICA: Robinson Faria participa de comício em Ipanguaçu

O vice-governador Robinson Faria (PSD) participou nesta terça-feira (27) de caminhada e comício na cidade de Ipanguaçu, na região do Vale do Açu. Ao lado do candidato a prefeito Geraldo Paulino (PT) e do vice Valdereto Bertoldo (PPS), além do ex-prefeito Leonardo Oliveira (PT), vereadores e lideranças da região, o vice-governador percorreu as ruas do conjunto habitacional presidente Lula.
Robinson conversou com a população e destacou o trabalho dos candidatos pela cidade. "O povo de Ipanguaçu é livre e já escolheu seu prefeito. Um homem que tem palavra, simples e que vai continuar trabalhando por melhores condições de vida da população", afirmou.

O candidato ao cargo de prefeito é presidente da Câmara e assumiu a prefeitura em março promovendo ações voltadas para melhoria da saúde da população e infraestrutura da cidade.
Em seu discurso, Robinson também lembrou a parceria com o PT e o importante apoio do governo federal como o programa Mais Médicos e a instalação de um campus do IFRN na cidade.
A eleição suplementar em Ipanguaçu será no próximo domingo, dia 1 de junho.

terça-feira, 27 de maio de 2014

EDUCAÇÃO: Aluna da Escola José Inácio de Carvalho recebe certificado na Olimpíada Brasileira de Matemática

Antonio Martins (RN) – A Prefeitura de Antonio Martins, através da Secretaria Municipal de Educação, entregou nesta segunda-feira, 26 de maio, o Certificado de Menção Honrosa à aluna Lavínia Dantas de Mesquita, conquistado pelo seu desempenho na 9ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Públicas Escolas (OBMEP), realizada em 2013.



Estudante do 7º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal de 1º Grau José Inácio de Carvalho, ela comemorou com professores e colegas o resultado obtido na competição.



“É muito gratificante termos um aluno sendo homenageado em um evento tão concorrido como este e nos mostra que estamos no caminho certo”, disse a vice-diretora da Escola Municipal, Josy Oliveira.



Realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o objetivo de estimular o estudo da matemática, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).



Nesta terça-feira, 27 de maio, foram realizadas as provas da 1ª fase da 10ª edição da OBMEP. A classificação de Lavínia Dantas de Mesquita incentivou uma maior participação dos alunos da rede municipal de Educação.

OBS: Nossos parabéns a todos que fazem essa instituição de ensino; já tive o prazer de ser Diretor da referida escola durante 04 anos juntamente com o amigo José Fonseca que era o Vice-diretor.

ALEXANDRIA/RN: "SOU DE ACORDO COM A ASSEMBLEIA GERAL DO CLUBE ARCA"


Sr. Acir um dos sócios proprietários do Clube Arca ajuizou no dia 31/03/2014 Ação de Prestação de Contas com pedido liminar.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...