segunda-feira, 18 de novembro de 2013

ALEXANDRIA/RN: S.O.S AOS MORADORES DO BAIRRO NOVO HORIZONTE

        
               Recebi via e-mail o seguinte comunicado assinado pelos Moradores do Bairro Novo Horizonte:

"Moradores do bairro Novo Horizonte em Alexandria/RN, saída para a cidade de Antônio Martins/RN, recriminam ações de determinadas pessoas, que por mais uma vez puseram fogo no lixão da cidade colocando em risco a saúde dos moradores  daquele bairro e de todos os outros de nossa cidade.

Nesta segunda-feira (18) os moradores do bairro Novo Horizonte acordaram com suas casas cobertas por uma fumaça muito densa e que irritava garganta e olhos das pessoas; uma prática que a prefeitura tem utilizado para descartar todo o lixo produzido no município.
De acordo com os moradores, os resíduos sólidos coletados em toda a zona urbana são depositados em um aterro sanitário localizado no limite da cidade, a 500 metros do bairro Novo Horizonte. Além do lixo, a área passou a receber muitos cadáveres de animais, mortos por conta da seca ou por outros motivos.  
Com a queima, gases tóxicos são liberados, se espalham pela cidade e invadem as casas de bairros da zona urbana do município, o que torna o cotidiano de muitos moradores uma verdadeira tortura.
Além do mau cheiro, a fumaça produzida pode contribuir para o aumento de casos de doenças respiratórias e de pele no município. Devido à proximidade do Novo Horizonte, está difícil suportar o cheiro dos materiais queimado.
Por isso os moradores do bairro Novo Horizonte pedem as autoridades competentes quer possam tomar providências para solucionar esse problema que a tempo vem se repetindo em nossa cidade e naquele bairro, pois de acordo com o que rege o artigo 29 da Lei de Política Nacional de Resíduos Sólidos  “cabe ao poder público atuar, subsidiariamente, com vistas a minimizar ou cessar o dano, logo que tome conhecimento de evento lesivo ao meio ambiente ou à saúde pública relacionado ao gerenciamento de resíduos sólidos”.

Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.


Atenciosamente  Moradores do Novo Horizonte...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...