sábado, 15 de junho de 2013

ESTRÉIA sistema de plantões integrados para proteção de crianças e adolescentes na Copa das Confederações

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) estreou neste sábado (15), o sistema de plantões integrados nas cidades-sede da Copa das Confederações. Em Brasília (DF), que recebe o jogo de abertura da competição, o serviço está instalado no estacionamento seis do Parque da Cidade.
 
A secretária-executiva da SDH/PR, Patrícia Barcelos, e a secretária Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Angélica Goulart, visitaram o plantão integrado de Brasília na tarde deste sábado. O local, organizado pelo Comitê Local de Proteção, reúne atividades recreativas para as crianças, sala para atendimento individual e recebe qualquer denúncia de violação dos direitos das crianças e adolescentes, mantendo contato permanente com os órgãos de segurança e da Justiça.
 
Além disso, no Distrito Federal, na tarde deste sábado, foram abertas 23 escolas, todos os conselhos tutelares e centros olímpicos. Somente no plantão integrado do Parque da Cidade e em equipes volantes estão envolvidas aproximadamente 25 pessoas.
 
A SDH/PR está trabalhando com uma equipe de prontidão para receber denúncias de violações de direitos. Com esse objetivo, foi lançada na quarta-feira (12), a campanha “Proteja Brasil – Entre em campo pelos direitos das crianças e adolescentes”. 
 
Saiba mais
Tipos de violações de direitos das crianças e adolescentes: discriminação, trabalho infantil, negligência, abandono, tortura, tráfico de pessoas, violência física, violência institucional, violência psicológica e violência sexual.
 
O que fazer se identificar crianças ou adolescentes em situação de risco?
- Procure o Plantão Integrado de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente: em cada cidade-sede da Copa das Confederações funciona um plantão integrado com os principais serviços públicos de prevenção e atendimento aos direitos da criança e do adolescente.
 
- Informe ao Conselho Tutelar mais próximo: o Conselho Tutelar é o órgão municipal encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos no Estatuto da Criança e do Adolescente.
 
- Procure o policial ou o agente de segurança mais próximo de você: durante o período dos jogos, policiais e agentes de segurança identificados estarão presentes para garantir sua tranqüilidade e a proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes. Eles também atuarão integrados com os conselheiros tutelares e demais profissionais do Plantão.
 
- Disque 100 (ligação gratuita): o Disque Direitos Humanos é um serviço de atendimento telefônico gratuitos da SDH/PR, que funciona 24 horas, todos os dias. As denúncias podem ser feitas por qualquer pessoa e são anônimas. Quando recebidas, elas são analisadas, tratadas e encaminhadas aos órgãos responsáveis para as providências necessárias.
 
- Aplicativo ProtejaBrasil: Baixe o aplicativo (disponível para smartphones Android. Na próxima semana, estará à disposição de aparelhos iOS) no seu celular para denunciar qualquer situação de risco ou violação de direitos cometidas contra crianças e adolescentes. Acesse e tenha na sua mão os endereços, telefones e referências dos Conselhos Tutelares, Delegacias Especializadas e outros órgãos locais de proteção dos direitos da criança e do adolescente.
 
Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...