Os preços dos medicamentos vendidos no país poderão ser reajustados a partir deste sábado. O anúncio foi publicado no Diário Oficial do último dia 12. De acordo com a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, do Ministério da Saúde, o reajuste deve ser calculado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), entre março de 2011 e fevereiro de 2012, nos ganhos de produtividade das empresas de medicamentos e no preço dos insumos usados na produção dos remédios.
“É justo que as empresas reajustem o preço de seus produtos. É a lei do mercado. No entanto, o grave problema da falta de acesso a medicamentos deve ficar ainda mais complicado para a população. Precisamos de alguma saída que melhore as condições de quem precisa e não consegue seguir um tratamento medicamentoso, por não ter recursos suficientes para isso”, diz Rodrigo Bacellar, diretor da PBMA – Associação Brasileira das Empresas Operadora de PBM (Programa de Benefício em Medicamentos).
Segundo pesquisa divulgada em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o gasto com a saúde está entre as quatro maiores despesas das famílias brasileiras – junto com habitação, alimentação e transporte.
“Muitas pessoas interrompem o tratamento porque o dinheiro acaba”, diz Bacellar. Ele acredita que se mais empresas adotassem o PBM, por meio de incentivos fiscais, e o Governo isentasse os remédios de impostos, esse problema estaria muito próximo de uma solução.
Os medicamentos foram divididos em 3 categorias diferentes e para cada categoria há um índice:
- Categoria 1: A categoria é definida pela maior participação de genéricos no mercado, seu índice de aumento é de 6,31%;
- Categoria 2: É definida pela menor participação de genéricos no mercado, seu índice de aumento é de 4,5%;
- Categoria 3: É definida onde há menor concorrência de mercado, seu índice de aumento é de 2,7%.
Saudações amigos!
ResponderExcluirNos que fazemos a FM Liberdade 104.9 de Felipe Guerra/RN, emissora 100% legalizada, pertencente ao Centro Social Comunitário Joel Canela, que presta serviços a sociedade felipense desde 1991, informamos que foi lançado ontem, 29 de março, o site oficial da referida emissora, que está em pleno processo de inovação e agora veicula sua programação AO VIVO e online para o mundo através do www.radiofmliberdade.blogspot.com. Breve transmissão em ÁUDIO e VÍDEO em alta definição. Ao mesmo tempo, solicitamos encarecidamente o valioso apoio dos colegas Jornalistas e Blogueiros, para difundirmos esta iniciativa. Se possível, disponibilizem o site da FM Liberdade em seus conceituados portais de notícias. Desde já, agradecemos antecipadamente, assegurando que a recíproca será verdadeira, pois, na parceria, vossos portais de notícias serão fontes fidedignas das informações repassadas em nossa programação.
Atenciosamente,
Reginaldo Souza
Diretor de programação.
Ok Companheiros da FM Liberdade. Sucesso.
ResponderExcluir