Após um trabalho árduo do Secretário de Saúde, Danilo Dantas, o município de Alexandria volta a rede de cirurgias eletivas do estado do RN. O potencial da cidade em termos de infraestrutura hospitalar, bem como a importância regional do trabalho realizado pelo Hospital Guiomar Fernandes, Maternidade Joaquina Queiroz e a CIED, foram apresentados por diversas vezes nas reuniões do CIR (Comissão Intergestora Regional) e acabaram por convencer os gestores regionais a deliberar que Alexandria voltasse para a rede de cirurgia eletivas do estado.
Essa conquista fará de Alexandria uma das cidades que mais receberão recursos para a realização de cirurgias de cataratas, varizes, otorrino e cirurgias gerais, conforme dados abaixo:
Componente I: cirurugias de cataratas = 22.033,53
Componente II: cirurgias de varizes e otorrino = 483.372,24
Componente III: cirurgias Gerais: 96.775,16
Total: 602.180,93
Somente Alexandria e Parnamirim realizarão cirurgias do Componente II, ficando o nosso município com a maior fatia de recursos do estado, sendo superior as cidades de Natal e Mossoró, por exemplo. Os recursos totais são da ordem de R$ 1,5 milhões e o repasse da primeira parcela, equivale a 40% já foi autorizada, enquanto o restante entrará automaticamente no momento em que atingirmos 50% da meta de cirurgias.
Esse aporte vem em um momento impar para a cidade, pois é público e notório a crise que as casas de saúde enfrentam. O Secretário Danilo Dantas acredita que essa conquista, somada ao trabalho para o aumento de pactuações com outros municípios, vai aumentar mais ainda a cota que os hospitais recebem, permitindo, por exemplo, que as instituições tenham recursos para custear médicos de plantão 24h por dia. Em breve o Secretário e o Prefeito se reunirão com a diretoria das casas de saúde para discutir a ampliação desse atendimento.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PMA
Danilo Dantas está fazendo coisas extra ordinária no município de Alexandria, parabéns pela sua iniciativa como secretário de saúde, faça muito mais que a população merece isso e muito mais, no futuro quem sabe prefeito de Alexandria.
ResponderExcluir