domingo, 21 de julho de 2013

NILZA MOLINA: Somos a favor de que haja regulamentação da medicina e seja aprovado o Ato Médico. O que não queremos é que essa regulamentação deixe as demais profissões submissas à superprofissão de medicina

                        Nilza Molina, presidente do Conselho Regional de Psicologia (CRP/RN)

Qual a participação do CRP contra a votação do Ato Médico?

Estamos na luta contra o Ato há dez anos. Fizemos várias manifestações ao longo desses anos. Fizemos atos contra a aprovação e, mais recentemente, pelo veto. Estamos comemorando a vitória com os vetos, entretanto, não estamos baixando a guarda. Ainda existe chance dos vetos serem derrubados.

Como foi a discussão dessa Lei?

Ao longo dos anos, foram realizadas 25 audiências públicas sobre a lei que foi aprovada. O inciso 1º, do artigo 4º, era o que mais prejudicava, não somente as profissões da área da saúde, mas mais especificamente a população, a saúde coletiva da população. Sabemos que, nesse inciso, trata principalmente de deixar privativo aos médicos a questão do diagnóstico e da prescrição terapêutica. Inclusive o diagnóstico dos distúrbios psicológicos e a consequente prescrição.

Como isso poderia afetar o tratamento de um paciente?

Digamos que você tenha um distúrbio psicológico, que necessite de um tratamento.  Isso teria que passar um médico. Ele faria um diagnóstico dizendo qual era o distúrbio e indicaria o tipo de terapia mais indicado. Isso valeria para outras áreas. Teríamos que ter um super-médico. Este seria o grande prejuízo para a população. Isso é extremamente concentrador. É muito cooperativista.

Faltam médicos?

Não temos médicos disponíveis em todos os espaços. Acho que não falta médico, mas eles estão mal distribuídos. Agora imagine se as outras 12 áreas da saúde ficassem concentradas nas mãos dos médicos. Além disso, tem a questão financeira. O paciente gastaria mais.

A senhora concorda que é necessário uma regulamentação da medicina?

Somos a favor de que haja regulamentação da medicina e seja aprovado o Ato Médico. O que não queremos é que essa regulamentação deixe as demais profissões submissas à superprofissão de medicina. Todas as áreas tem regulamentação. A distinção é que essa lei está sendo feita agora e é feito extremamente minuciosa. O Ato Médico não pode ser o dono da saúde. Não pode. Não temos dono da saúde. A saúde é multidisciplinar. Nenhum profissional tem o poder de deter saberes de todas as áreas. Teríamos que ter super-homens ou mulheres maravilha.

E qual a expectativa com esse debate dos vetos?

A expectativa é de que os vetos sejam mantidos. Os vetos não impedem a regulamentação da medicina,  apenas fazem uma podagem no excesso, naquilo que estava prejudicando diretamente as outras áreas profissionais. Não dá para trabalhar em áreas isoladas. Não dá também para trabalhar com o conceito de que saúde é apenas ausência de doença. É muito mais que isso.

TN OnLine
Foto: Meysa Medeiros




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...