quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

HOSPITAL MATERNIDADE JOAQUINA QUEIROZ - 70 ANOS DE HISTÓRIA


ALEXANDRIA/RN - Foi num passado bem distante, por volta de 1951, quando o Deputado José Patrício de Figueiredo Neto, levado pela comoção de tantas mães e crianças que morriam em nossa cidade e adjacências, pela total ausência dos poderes públicos nas três esferas da Federação, teve a ideia de construir uma Maternidade sem fins lucrativos. 

Desse sonho que lançou como ideia entre seus principais amigos, teve deles, os braços estendidos e as mãos abertas, como forma de dizer "Feliz aquele que edifica para servir aos mais necessitados". A ideia foi ganhando corpo nas rodas de calçadas naquela época, até que em 20/01/1952, fundava-se a Associação de Proteção e Assistência a Maternidade e a Infância de Alexandria, uma entidade pública de direito privado, sem fins lucrativos. 

Sob o seu comando, Patrício Neto (Zuca Patrício), abraçou esse anjo iluminado que nascia naquele momento, dando-lhe dedicação, amor, compromisso e consciência por esses longos anos. Em 1958, com as edificações concluídas, só tinha muita gratidão, especialmente aos que contribuíram com doações individuais, aos que participaram das rifas e bingos para gerar receita, aos Dep. Aluízio Bezerra e Teodorico Bezerra que viabilizaram recursos e a grande parceira desse feito, a diocese de Mossoró. 

Foram muitas as dificuldades, o ano de 1959, foi voltado para a aquisição de móveis, utensílios e instrumentos médico- hospitalar. Por conta das necessidades de assistência à saúde, nesse mesmo ano, iniciou-se os primeiros atendimentos, mesmo com toda precariedade. No entanto, no ano de 1960, se realizou a inauguração oficialmente com festa e a participação de muitas autoridades. Uma nova fase estava por vir, prestar a assistência imaginada e custear a sua manutenção. 

Coube aí a Irene Maia (Dona Irene) sob o olhar de Zuca Patrício. Assim nasceu e cresceu a Maternidade Joaquina Queiroz. A partir de 75, entrou em cena o jovem Dep. Patrício Júnior que ajudou muito, inclusive a transformar a instituição de maternidade (16 leitos), em Hospital-Maternidade (28 leitos). Mais à frente, também tivemos a participação de Alberto Patrício na presidência deste hospital até maio de 1996, dando a sua contribuição como gestor, tendo no seu período, realizado algumas melhorias nas instalações físicas.

Em 1996, assumi a presidência da Instituição. Dada a minha formação técnica, logo me voltei para as condições da estrutura física. Elaboramos um projeto e fomos buscar ajuda pública do governo, na pessoa de Garibaldi Filho, que em maio de 98, liberou recursos para a grande transformação (53 leitos) da estrutura física e como consequência, das suas ações na área da saúde até hoje, a serviço da nossa gente, fazendo romper as fronteiras do Município e do Estado, de portas abertas para os menos favorecidos da sociedade e em parceria com o SUS, através dos municípios, promovendo assistência à saúde com acolhimento, justiça e dignidade. 

Nesse período, tivemos também a participação na presidência do Joaquina Queiroz a pessoa de João Patrício entre os períodos de 2007 e 2010. Por fim, os nosso agradecimentos aos: Colegas colaboradores, por tudo quanto fizeram para fazer valer o amor ao próximo e a dedicar o bom acolhimento que tanto se espera. Aos doadores, que tendo a consciência da importância da sua contribuição para a Instituição, têm nos ajudado muito a viabilizar as nossas ações e custeio. Ao SUS, pela parceria e o reconhecimento da extensão das nossas atividades. 

Aos Deputados que viabilizaram recursos financeiros para a Instituição. Ao município, pela boa parceria, onde os resultados bons, são méritos de uma relação que tem como foco, o aperfeiçoamento das ações de saúde. Se ao longo desses 70 anos, tivemos muito o que contar da sua história, das vidas que salvamos, das curas que fizemos, das dores que foram aliviadas, graças as intervenções dos nossos colaboradores e a intercessão do nosso Senhor Deus, não restam dúvidas, que tudo isso foi feito para o bem, indiscriminadamente a todos quantos foram os que bateram a nossa porta, com tantos resultados bons, só existe uma resposta, " dedicação, amor ao próximo, coragem e a proteção Divina no comando, para nos guiar por essa longa estrada que só teve começo para iniciar, mesmo consciente das barreiras e espinhos que vez e outra, pela luta tivemos que enfrentar. 

Finalmente, uma prece de agradecimento aos que já se foram, mas que conosco, ajudaram a escrever para a história, no passo a passo dessa estrada com tantas barreiras, a grandeza do que se fez, como alimento de crença e de esperança, e para os que vierem no futuro, juntar- se a nós, nessa corrente de fortalecimento do Hospital Maternidade Joaquina Queiroz.

Aluísio Maia Patrício de Figueiredo
Diretor Presidente do Hospital Maternidade Joaquina Queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...