domingo, 16 de agosto de 2020

COVID-19: ESTADO OFERECE CAPACITAÇÃO PARA MELHORAR ATENDIMENTO NOS MUNICÍPIOS


Levantamentos epidemiológicos da pandemia da Covid-19 mostram que 81% dos infectados têm casos leves e devem ser tratados na atenção primária à saúde, serviço de responsabilidade dos municípios. Nesse sentido, além da ampliação de leitos - que já somam mais de 500 entre UTIs e clínicos - o Governo do Estado realiza um conjunto de qualificações e capacitação de pessoal para a rede pública hospitalar.

Atualmente está sendo realizado curso de qualificação em manejo respiratório em dez unidades hospitalares. "A atenção primária à saúde é fundamental dentro do processo de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS)", afirmou Maura Sobreira, subsecretária de planejamento e gestão da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) na entrevista coletiva desta quinta-feira, 13, para atualização dos dados e prestação de contas das ações da administração estadual no enfrentamento à pandemia.

Maura Sobreira explicou que o Governo estadual articula e coordena as ações da política estadual de saúde e oferece capacitação aos municípios. "Para prestar um melhor serviço público de saúde, é importante fortalecer a atenção primária, que é prestada pelos municípios".

Ainda no apoio às prefeituras municipais, o Governo do RN firmou parceria com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), da UFRN, para lançar edital para curso de especialização em Saúde da Família com a finalidade de capacitar 720 profissionais da atenção primária nos municípios. A administração estadual também está contratando temporariamente 20 profissionais em vigilância sanitária para reforçar as ações em todas as regiões. Há também esforço no aumento da testagem - mais de 150 mil testes sorológicos e moleculares já foram realizados - para acompanhar a situação real da pandemia no RN.

DADOS

Os dados da Sesap registram hoje 367 pacientes internados, sendo 176 em leitos críticos e 191 em leitos clínicos. A fila de regulação tem 7 pacientes para leitos críticos, sendo que 6 já foram regulados, e 11 aguardando transporte sanitário.

A taxa geral de ocupação de leitos é de 56%. A ocupação de leitos por região é de 80% em Pau dos Ferros, 66% no Oeste e também no Seridó e 51% na região Metropolitana de Natal. Os casos confirmados são 57.072, os óbitos somam 2.036 (5 nas últimas 24 horas) e há 312 mortes em investigação (aguardando resultado de exames laboratoriais).

*ASSECOM/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...