sábado, 14 de março de 2020

PEDIDO DE AJUDA FEITO POR PROFESSORA DO MUNICÍPIO REPERCUTE E PREFEITURA EMITE NOTA OFICIAL

A Prefeitura Municipal de Alexandria, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Educação, após a rotina de acompanhamento dos índices de matriculas e frequência da rede municipal e estadual de ensino, constatou alguns casos de evasão escolar, casos esses que estão sendo detectados através do programa busca ativa, uma iniciativa que visa combater a exclusão escolar, desenvolvida em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Em virtude disso, foi acionada a Equipe Técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social, Cadastro Único/PBF, Conselho Tutelar e Busca Ativa Escolar da Secretaria Municipal de Educação, para realizar visita domiciliar na residência,  localizada no sitio Riacho do Meio, Zona Rural do Município de Alexandria, com o objetivo de averiguar a real situação da família. 

O núcleo familiar é composto por 6 (seis) pessoas no total (mãe com companheiro e 4 (quatro) filhos, sendo 3 (três) crianças, 1 (um) adolescente). Eles não possuem uma renda fixa, as crianças estão todas matriculadas na rede de ensino municipal, mas, segundo a genitora, ainda não estavam frequentando, devido à falta de material escolar, problema este já resolvido. 

A mesma acrescenta que em momento algum passaram fome, apesar da situação financeira vivenciada. 

As condições de habitabilidade são precárias, em virtude da casa que os mesmos residem ter sido construída a pouco tempo com o recebimento das parcelas do seguro desemprego do companheiro, sendo esta dividida em 3 (três) cômodos, tendo apenas as paredes levantadas e o teto.

Diante desta realidade, a rede de Proteção Social fez os seguintes encaminhamentos:
Inclusão no Cadastro Único, a fim de que a família possa ser contemplada com o benefício de transferência de renda Bolsa Família.
Encaminhamento das crianças e adolescente para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV (Antigo PETI) 
Acompanhamento pela Equipe Técnica do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS;
Acompanhamento da família pelo Conselho Tutelar;
Encaminhamento para o Benefício de Prestação Continuada BPC/LOAS, pois existe um membro destro do perfil do benefício;
Acompanhamento das crianças e adolescente pela Equipe do Busca Ativa Escolar, de modo que a frequência em sala de aula seja garantida

O Município, assim sendo, está tomando as medidas cabíveis para minimizar a situação de vulnerabilidade social e econômica desta família, não apenas de forma imediata, mas a médio e longo prazo, assim como tem realizado com outras famílias que se encontram nessa mesma situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...