quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

ALEXANDRIA PERDE A PROFESSORA NEIDE ALVES

É com muita tristeza que comunicamos o falecimento da amiga e companheira de trabalho na Escola de 2º Grau Professora NEIDE ALVES. Convivemos muito anos, e durante toda essa época sempre demonstrou carinho pelo ofício de lecionar.

Foi a primeira Diretora do 2º Grau, eleita pelo voto direto, e atualmente Coordenava o ENEM em Alexandria.

Vítima de um AVC, desde a última segunda-feira se encontrava no Hospital Walfredo Gurgel em Natal onde faleceu hoje (28) à tarde.

A Dona Terezinha; seus filhos e demais familiares nosso profundo pesar pelo acontecido. Que Deus a receba na morada eterna.

JUNGMANN DEMITE SEGOVIA DO COMANDO DA POLÍCIA FEDERAL

Uma dos primeiros atos administrativos do ministro extraordinário Raul Jungmann foi o afastamento do delegado Fernando Segovia do comando da Polícia Federal. A decisão foi tomada nesta terça-feira (27) e o delegado Rogério Augusto Viana deverá ser o seu substituto. Galloro era o número 2 na hierarquia da Polícia Federal.
Antes, o ministro da Justiça, Torquato Jardim, havia sugerido o nome de Galloro para o comando da Polícia Federal, mas o presidente Michel Temer havia preferido o nome de Segovia.
Fernando Segovia enfrenta um momento de desgaste provocado por entrevista concedida por ele no início deste mês, deixando o presidente Temer em posição delicada perante a Justiça. Por suas declarações, foi convocado pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, para se explicar. Explicou que havia sido mal entendido e prometeu não fazer mais declarações sobre o caso.
*O Mossoroense

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

CONVITE


CHOVE 45MM NA MADRUGADA DESTE DIA 27

ALEXANDRIA/RN - O amigo Lombardi Mendes nos informa que choveu 45mm na madrugada deste dia 27 na nossa Alexandria, segundo marcou o pluviômetro da sua residência.  Já no Sítio Ilha, segundo o amigo Suê, a chuva foi de 53mm. É o inverno se consolidando!!!

VIGILANTES INICIAM GREVE E BANCOS SUSPENDEM ATENDIMENTO AOS CLIENTES

Vigilantes paralisaram atividades nesta segunda-feira, 26, em todo o Rio Grande do Norte. A greve envolve trabalhadores de diversas empresas e comprometeu o funcionamento dos bancos, com muitas agências bancárias suspendendo o atendimento ao público. Apenas os caixas de autoatendimento estão funcionando.
Em Mossoró, grupos de vigilantes protestaram em frente à agência da Caixa Econômica Federal da Rua Coronel Gurgel e na Praça Vigário Antônio Joaquim, em frente ao Banco do Brasil.
A greve é por tempo indeterminado. Na terça-feira, 27, os vigilantes devem voltar a protestar em frente aos bancos.
Os vigilantes reclamam que as empresas de segurança ofereceram reajuste de apenas 1,81% sobre o salário e o vale-refeição. A categoria está insatisfeita ainda com a implantação das mudanças no regime de trabalho após a Reforma Trabalhista.
*O Mossoroense

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

EZEQUIEL OFERECE 89 PREFEITOS E 14 PARTIDOS PARA FÁBIO DANTAS CONCORRER AO GOVERNO

O desgaste político enfrentado pelo governador Robinson Faria (PSD) e a indefinição do empresariado fizeram, nos últimos dias, com que uma eventual candidatura do vice-governador Fábio Dantas à sucessão estadual ganhasse musculatura. De saída do PCdoB, Dantas tem conversado com diversas lideranças políticas e já confessou a interlocutores a pretensão de ser candidato ao Governo do Estado.
Nos bastidores, um dos maiores entusiastas da candidatura de Fábio Dantas a governador é o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB). Para seduzir o vice-governador, o deputado tem oferecido vantagens de uma possível aliança entre os dois para o pleito de outubro.
Ezequiel tem dito a Fábio Dantas que pode lhe garantir o apoio de 89 dos 167 prefeitos do estado. Além disso, o parlamentar, que é presidente do PSDB no Rio Grande do Norte, assegura uma coalizão com 14 partidos, o que garantiria razoável tempo de propaganda eleitoral no rádio e na televisão.
Segundo o Agora RN apurou, a proposta de Ezequiel é apoiar Fábio Dantas para o Governo do Estado e ser candidato a senador. Seu companheiro de chapa, tendo em vista que haverá duas vagas para o Senado em disputa, seria o empresário Luiz Roberto Barcelos, da Agrícola Famosa, que negocia filiação ao PSDB.
Fábio Dantas recebeu na semana passada, em Brasília, um convite para se filiar ao PSB. Segundo interlocutores, a proposta agradou ao vice-governador, mas há convites também para aderir ao PSDB. A assessoria de Dantas disse que não há nada definido em relação à próxima eleição e que haverá um comunicado oficial sobre o assunto assim que possível.
POSIÇÃO DO GOVERNADOR
Na semana passada, em entrevistas concedidas a emissoras de rádio e TV, Robinson Faria negou a existência de “racha político” com Ezequiel e Fábio Dantas. O governador disse que a relação com o deputado e o vice-governador é de “harmonia” e que ele não descarta, inclusive, apoiar uma eventual candidatura de Fábio Dantas ao Governo caso o nome do aliado seja mais viável.


*Agora RN

domingo, 25 de fevereiro de 2018

CHUVAS ACIMA DA MÉDIA ANIMAM O HOMEM DO CAMPO

A Alegria está estampada na fisionomia de cada sertanejo com quem conversei. A chegada das chuvas além do esperado reacende a esperança de dias melhores para o homem do campo, que já preparou e plantou sua terra na espera de uma boa colheita.

Com a ajuda de amigos internautas montamos um quadro das chuvas ocorridas na nossa região na madrugada deste domingo (25). Veja abaixo:

ELEIÇÕES 2018 - COMO CAMINHARÁ O BLOCO OPOSICIONISTA DE ALEXANDRIA???

Quando termina um período eleitoral o que mais se houve dos candidatos é o termo "o palanque está desarmado" no sentido de desfeito. Ledo engano quem acha que isso acontece... pelo menos por aqui na nossa Alexandria eu nunca vi essa máxima ser obedecida.

Para o bom observador, aquele que olha com bons olhos (expressão muito usual na nossa câmara de vereadores) vê-se claramente que o palanque continua armado de ambos os lados. É como água e óleo; não se misturam.

Até nas fotos existe claramente esse "apartheid" tupiniquim.
Depois desse preambulo vem a pergunta título dessa matéria: COMO CAMINHARÁ O BLOCO OPOSICIONISTA DE ALEXANDRIA???

Na minha opinião, como mero observador, três figuras se destacam buscando para si a função de líder do grupo; posso está até enganado, mais é o que as recentes movimentações deixam transparecer.

Senão vejamos: Dra. Jânia, Junior Abrantes e Dr. David, notadamente, tendem  a assumir essa papel.

Sempre estão à frente de todos os encontros do grupo, apesar de não  terem essa conotação estritamente política esses eventos têm como prato principal de todas as rodas de conversa; a política. Ou será que estou engando??

São três pessoas de trabalhos reconhecidos na nossa terrinha. Seria redundante e desnecessário citar suas ações. Quando o assunto é o melhor para Alexandria comungam do mesmo pensamento.

Agora quando se trata de líder de um grupo, aí o negócio muda de figura. Todos três têm essa condição, o que vai diferenciá-los é como essa denominação afeta o EGO de cada um.

Quem estará disposto, por esse ou aquele motivo, abrir mão dessa denominação de líder maior??

Assim como num time de futebol, existe o capitão que orienta, escuta, acata e dar sugestões. Um grupo politico também precisa de uma figura que exerça essa função de liderança.

Como diz a letra de Geraldo Vandré: "Quem sabe faz´a hora, não espera acontecer"

Aguardemos os acontecimentos vindouros.



SOBRE CHUVA

Choveu em praticamente todos os municípios da alto-oeste potiguar na madrugada deste dia 25. Aqui em Alexandria a chuva foi de 30mm no centro da cidade, segundo informou a companheira Alzira Carlos.

Datas de pagamento do 13º salário serão divulgadas na quarta-feira

O Governo do Estado confirmou neste sábado que o pagamento do 13º salário dos servidores será pago de forma escalonada em parcelas com calendário que será divulgado na próxima quarta-feira, 28.

A ideia inicial do Executivo era pagar em seis vezes com abono de 12% aos servidores, que poderiam contrair empréstimo em instituições bancárias, caso desejassem receber de uma única vez. Porém o projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa, não será sancionado.

“Considerando as dificuldades enfrentadas nas tratativas com os bancos para o financiamento direto, o projeto que estabelecia o abono será vetado e uma nova proposta que atenda os servidores e seja viável para o governo já está sendo trabalhada pela equipe econômica”, diz a nota oficial.

*Portal No Ar/Julio Rocha

Empresário Flávio Azevedo comunica saída do governo Robinson Faria

CÉSAR SANTOS

O empresário Flávio Azevedo oficializou ao governador Robinson Faria (PSD) que está deixando a titularidade da Secretaria do Desenvolvimento Econômico.

A saída de Azevedo já era esperada. Ele vai se dedicar ao projeto de concorrer, em chapa, as eleições para nova diretoria da Confederação Nacional da Indústria (CNI), marcadas para maio.

O governo ainda não anunciou o substituto.

sábado, 24 de fevereiro de 2018

PARABÉNS

Quem amanheceu de idade nova neste sábado (24) foi o amigo alexandriense Desembargador Expedito Ferreira de Souza, atual presidente do Tribunal de Justiça do RN. Aproveitamos o espaço para lhe desejar muita saúde, paz, felicidades. Sem dúvidas um alexandriense que engrandece nossa terra.

ESPAÇO DARLIANE OLIVEIRA

 ALEXANDRIA/RN - Aconteceu ontem (23) a inauguração do Espaço Darliane Oliveira. Agora Alexandria e região contam com um atendimento personalizado em Fisioterapia, Pilates e Dermatofuncional.

Profissional competente, Dra. Darliane Oliveira concretiza o seu sonho e através do mesmo oferece melhor qualidade de vida aos seus alunos e pacientes. Recomendo demais.






Fotos: Esdras Thiago - Belshi Studio

25 DE AGOSTO - UMA RUA E DUAS REALIDADES DISTINTAS

 ALEXANDRIA/RN - Fui procurado por moradores da rua 25 de agosto (bairro do cascalho) para mostrar uma situação que perdura não menos do que 18 anos. A rua 25 de agosto tem inicio na lateral do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) na rua Padre Carlos; segue; atravessa a rua Tabelião Hermes Paiva e vai terminar no encontro com a Av. Dep. Patrício Neto. Do CEO até o encontro com a Tabelião Hermes Paiva, é calçada (como mostra a foto acima). Até aí tudo bem. O grande problema acontece quando ela segue em direção à Dep. Patrício Neto; deixa de ser calçada. Essa situação já vem de muito longe... nos relata Conceição (manicure), uma das moradoras.
Conceição nos falou que entra ano e sai ano e as promessas de calçamento do pequeno trecho, são só promessas dos políticos que chegam por lá em épocas de eleição e depois esquecem. Parte do sistema de esgoto foi feito porque alguns moradores se cotizaram e mandaram fazer, já que antes os dejetos e águas usadas eram despejados a céu aberto.
Com a chegada das chuvas as coisas pioram; a rua alagada e os entulhos trazidos pelas águas das chuvas, facilitam a proliferação de mosquitos, moscas, baratas, etc, e em consequência disso começam aparecer as doenças.

Já cansei de ir a prefeitura, em anos passados, na busca de uma solução para esse problema e até agora nada. O que pedimos é o direito de viver com dignidade; afinal somos cidadãos, pagamos nossos impostos.
Resolvi procurar o blog para mostrar nossa realidade com o intuito de sensibilizar nossa Câmara de Vereadores; e também nossa Prefeita Jeane, que já demonstrou que está empenhada em transformar nossa Alexandria em uma Alexandria melhor.

O calçamento que falta é muito pouco,  tenho certeza que com o empenho real dos nossos representantes, essa nossa triste e preocupante realidade pode realmente acabar. Gostaria de convidar as autoridades para vir ver "in locu" nossa situação. Finaliza Conceição.

BOM DIA MINHA ALEXANDRIA!!!

Neste sábado de feira (24) nossa Terra da Serra Barriguda amanhece com uma chuva bem fininha e um céu carregado de nuvens escuras; é  mais chuva e alegria para o povo do sertão nordestino.

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

DEPUTADA ESTADUAL CRISTIANE DANTAS (PCdoB) - PRESTAÇÃO DE CONTAS AO POVO DE ALEXANDRIA

A Deputada Estadual Cristiane Dantas, através de sua assessoria, envia ao blog uma prestação de contas dos serviços prestados a terra da Serra Barriguda, juntamente com o Vice-Governador Fábio Dantas (PCdoB).

MANDATO TROUXE EM ALEXANDRIA

- CONVENIO PARA AQUISIÇAO DE MEDICAMENTOS EM 2008 - ESTADO: R$ 200.000,00.

- CONVENIO FEDERAL NO VALOR DE R$ 130.000,00 (COTA COM O DEPUTADO FEDERAL ROGERIO MARINHO)

- R$ 63.000,00 PARA AQUISIÇAO DE 01 RAIOX PARA O HGF - LIBERADO;

- ASSESSORAMENTO NA MANUTENÇAO DOS RECURSOS TANTO DA APAMI E DO HOSPITAL, NO TETO AFINANCEIRO ATUAL NO QUAL CONSIDERO A MAIOR VITORIA DO POVO DE ALEXANDRIA, QUE TORNOU DEFINITIVA UMA LIMINAR DA JUSTIÇA - CONCLUIDO;

- EMENDA DE R$ 220.000,00 EM 2009 - MINISTERIO DA SAUDE NA MINHA COTA COM O DEPUTADO ROGERIO MARINHO PARA MANUTENÇAO DO HOSPITAL GUIOMAR FERNANDES - LIBERADO;

- EM 2010, TAMBEM DISPONIBILIZEI R$ 280.000,00 – ESTA PARA SER EMPENHADA – PAGA EM 2012;

- EM 2010 - CONVENIO DE R$ 300.000,00 PARA MANUTENÇAO DO GUIOMAR FERNANDES;

- CONVENIO DE R$ 50.000,00 EM 2011 – PAGO EM 2011;

- CONVENIO DE R$ 100.000,00 EM 2012 – PAGO;

- CONVENIO 60.000,00 + 40.000,00 PAGO EM 2012.

- - CONVENIO 70.000,00 EM 2013 PAGO EM 2014 (SOPÃO);

- FIZ DIVERSOS REQUERIMENTOS PELOS QUAIS DESTACO A CONSTRUÇAO DA CASA DA CULTURA, PARA O FORUM E O TRE, PARA A CONSTRUÇAO DE CASAS POPULARES E PARA IMPLANTAÇAO E APROVEITAMENTO DA SEMENTE DE GIRASSOL;

- LEI QUE DENOMINOU DE LUIS MARIANO O TRECHO DA ESTRADA QUE LIGA ALEXANDRIA A SANTA CRUZ ESTA SENDO LICITADA PELO DER.

- CONVENIO 60.000,00 EM - 2013 PAGO EM 2014 (MANUTENÇÃO);

- CONVENIO 70.000,00 EM 2013 PAGO EM 2014 (SOPÃO);

- CONVENIO 150.000,00 EM 2013 PARA AQUISIÇÃO DO MAMOGRAFO;

- R$ 800.000,00 LIBERADOS PARA REFORMA DO HOSPITAL GUIOMAR FERNANDES –OBRA CONCLUIDA DE CONVENIO P/MODERNIZAÇAO DO HMGF NO VALOR DE R$ 2.000.000,00;
;

- PERFURAÇAO DE POÇOS TUBULARES;

- EMENDA DE R$ 100.000,00 PARA MANUTENÇAO DO HOSPITAL;

- APOIO A PLEITOS DE VARIOS SERVIDORES ESTADUAIS;

- DA CASA DA CULTURA, PARA O FORUM E O TRE, PARA A CONSTRUÇAO DE CASAS POPULARES E PARA IMPLANTAÇAO E APROVEITAMENTO DA SEMENTE DE GIRASSOL;

- ESTAMOS NA LUTA PARA REFORMAR A ESCOLA ESTADUAL WALDEMAR VERAS;

- CONVENIO P/MODERNIZAÇAO DO HMGF NO VALOR DE R$ 2.000.000,00;

- A ADUTORA DO ALTO OESTE;

- DIVERSOS REQUERIMENTOS PELOS QUAIS DESTACO A CONSTRUÇAO DA CASA DA CULTURA, PARA O FORUM E O TRE, PARA A CONSTRUÇAO DE CASAS POPULARES E PARA IMPLANTAÇAO E APROVEITAMENTO DA SEMENTE DE GIRASSOL;

- APOIAMOS PESSOALMENTE COM MELHORIAS NA ESCOLA ESTADUAL WALDEMAR VERAS E ESTAMOS NA LUTA PARA A EXECUÇÃO DE REFORMA AMPLA;

- APOIO A ADUTORA DO ALTO OESTE;

- LEI QUE DENOMINOU DE LUIS MARIANO O TRECHO DA ESTRADA QUE LIGA ALEXANDRIA A SANTA CRUZ.




RESTAURANTE POPULAR CHEGANDO????

ALEXANDRIA/RN - Hoje ao passar em frente ao prédio onde funcionava a CIDA, percebi que está sendo reformado; isso da indícios de que o nosso Restaurante Popular do Governo do Estado, prometido a um bocado de tempo, parece que agora vai sair do papel.

Penso que é isso, pois quando da inauguração do Café Cidadão em 18/08/2017, a ex-primeira dama do estado Sra. Juliane Faria acenava com a possibilidade da inauguração do restaurante popular de Alexandria em dezembro/17. Passou  dezembro, janeiro; fevereiro tá quase findando. Quem sabe teremos essa boa novidade em breve!!!  É esperar...

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

ATENÇÃO!!! GRANDE OPORTUNIDADE QUE CHEGA EM ALEXANDRIA E REGIÃO


TEC. PROFISSÕES empresa especializada em capacitação de maquinário pesado, chega com uma grande OPORTUNIDADE!

Hoje todos sabemos que ter uma boa capacitação profissional com certificação reconhecida custa caro, mas a TEC PROFISSÕES quebrou esse tabu e transformou isso em coisa do passado.

Isso mesmo, ela traz capacitação de qualidade com certificação reconhecida a BAIXO CUSTO.

Agora você terá a chance de ser tornar operador de máquinas pesadas! 

NÃO PERCA AS VAGAS SÃO LIMITADAS!!!

Grande oportunidade de capacitação na região com aulas de segurança no trabalho, teóricas, simulador 3D e prática na máquina.

ESTAMOS GARANTINDO VAGAS
TEC PROFISSÕES, trazendo o melhor pra você.
Mais informações telefone: (84) 9 9931-2574 tim/whatsapp (84) 9 99409-6313

LOCAL DE ATENDIMENTO:
No Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alexandria.
Na Rua Vicente Bento,104- Bairro da estação ferroviária

CADÊ A PRESTAÇÃO DE CONTAS NOBRES DEPUTADOS???

No último 09 de Janeiro, lancei um desafio aos nobres deputados estaduais mais bem votados em Alexandria nas últimas eleições para que os mesmos fizessem uma prestação de contas do que eles fizeram por nossa terra durante este mandato.

Alguém respondeu??? Fizeram ouvido de mercador!!! Ninguém se manifestou em nada. O único que respondeu, através de sua assessoria, foi o Dep. Hermano Morais; pedindo um tempo para enumerar os feitos, já que segundo a assessoria era muita coisa para catalogar. Até o presente momento, nadica de nada. Os outros sequer se deram ao trabalho de uma resposta.

Continuo esperando... sentado claro; que é para não cansar!!! Afinal, já se escuta ao longe o som das trombetas anunciando que estão chegando por aqui (carregados nos ombros como verdadeiros salvadores da pátria) em busca do nosso precioso voto.

INAUGURAÇÃO

ALEXANDRIA/RN - Acontecerá amanhã (23) a inauguração da Clínica Dra. Darliane Oliveira - Fisioterapia, Pilates e Dermatofuncional. Venha conhecer o mais novo conceito em clínica de fisioterapia da nossa cidade.

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

MICHELE BATISTA a aluna bolsista da PUC-SP cujo discurso de formatura viralizou na rede

Diante de um auditório lotado no Citibank Hall, gigantesca casa de shows da capital paulista, uma aluna de uma das graduações mais tradicionais do país toma o microfone para um discurso duro. “Gostaria de falar sobre resistência. De uma em específico, a que umas parcelas dos formandos enfrentaram durante sua trajetória acadêmica”.

Ela falava em nome dos alunos bolsistas do curso de direito da PUC-SP, em que as mensalidades são de 3.130 reais. “Somos moradores de periferia, pretos, descendentes de nordestinos e estudantes de escola pública”, enumerou. Descrevendo uma experiência de solidão e preconceito, a oradora apontava as dificuldades do convívio com alunos e professores de uma outra classe social:

“Resistimos às piadas sobre pobres, às críticas sobre as esmolas que o governo nos dá. À falta de inglês fluente, de roupa social e linguajar rebuscado. Resistimos aos desabafos dos colegas sobre suas empregadas domésticas e seus porteiros. Mal sabiam que esses profissionais eram, na verdade, nossos pais.”

Migrante e filha da escola pública
A fala, aplaudida de pé, viralizou em áudio e vídeo nas redes sociais. NOVA ESCOLA conversou com exclusividade com a autora do discurso. Seu nome é Michele Maria Batista Alves, de 23 anos.

Natural de Macaúbas, cidade de 50 mil habitantes no centro-sul baiano, ela é uma dos milhares de estudantes de classe popular que chegaram à faculdade a partir da criação do Programa Universidade para Todos (ProUni), em 2004. É também um exemplo das dificuldades dessa trajetória.

Filha de mãe solteira, criada com a ajuda do avô, Michele veio para São Paulo aos 12 anos, para tratar de uma depressão. Sua família se estabeleceu numa casa alugada em Itapevi, cidade da Grande São Paulo onde mora até hoje, e de onde leva duas horas para ir e voltar ao centro da capital. A intenção inicial era regressar à Bahia, mas dois anos depois a descoberta de um tumor no pescoço adiou indefinidamente os planos. “Hoje estou curadíssima, mas por causa da doença fomos ficando. Minha mãe trabalhava de doméstica e eu comecei a ajudar no Ensino Médio como monitora numa escola infantil”, conta.

Sua história na Educação Básica foi toda em escola pública. “Estudei numa escola estadual perto de casa. Tive professores bons, mas a estrutura dificultava. Faltava água sempre, não tinha como ir ao banheiro, as classes eram lotadas e havia brigas. Eu sentia o quanto era difícil lecionar ali”, lembra ela, que diz nunca ter tido uma aula de Química – a professora só existia no papel, mas nunca apareceu. “Por tudo isso, acho muito difícil um aluno de escola pública entrar direto na faculdade.”

“Percebi que era pobre”
Ela própria teve de fazer cursinho. Duas vezes, a primeira delas num comunitário. “Foi uma experiência fundamental”, conta. “Tive vários professores de origem popular que me mostraram a diferença entre classes. Era a primeira vez que eu me reconhecia como pobre.”

A segunda foi no ingresso na PUC-SP. “Não tinha ninguém do meu círculo social. Não tinha recepção para bolsistas”, diz. No primeiro dia, uma menina contava animadamente sobre a viagem de férias à Europa. No terceiro, uma professora fez um comentário sobre métodos de estudos que deveriam ser evitados porque até a filha da empregada dela estudava assim. O impacto virou trecho do discurso:

“Naquele dia, soube que a faculdade não era para mim. Liguei para a minha mãe, que é doméstica, e disse que queria desistir. Ela me fez enxergar o quanto precisava resistir àquela situação e mostrar o quanto eu era capaz de obter aquele diploma”.

Espelho da realidade
Professores da PUC confirmam a situação narrada por Michele. “Ouvi de alguns bolsistas que a maior dificuldade não era preencher as lacunas de formação, mas conviver com a discriminação por parte de colegas”, diz Leonardo Sakamoto, professor do curso de jornalismo.

“Se a PUC tivesse mais estudantes como eles, faria mais diferença do que faz hoje. Alguns dos meus melhores alunos foram bolsistas.”

“Os alunos beneficiários de bolsas são os mais dedicados, pois vêem no diploma da PUC a única chance de fugir de um destino cruel, previamente estabelecido”, confirma Adalton Diniz, professor do curso de Ciências Econômicas, que compara sua própria trajetória com o cenário atual.

“Nasci no Jardim São Luiz, na periferia de São Paulo, fui operário metalúrgico e filho de uma dona de casa e um trabalhador que apenas completou o ensino primário. Estudei na PUC nos anos 1980 e não me recordo de ter enfrentado, de modo significativo, resistência, preconceito e hostilidade. Creio que a sociedade brasileira era mais generosa na época.”

Michele Alves seguiu em frente, mas não sem dificuldades. Passou os seis primeiros meses sem falar com ninguém. “Também por minha conta, porque antes eu era mais radical, mais intolerante. Acho que a gente tem de ser radical, mas não radical cego. Isso eu só aprendi depois, ao perceber como as pessoas me enxergavam e como eu poderia me aproximar delas. Aos poucos, fui criando métodos para dialogar com quem era diferente de mim. Ficar sem falar é muito ruim.”

Choro, apreensão – e aplausos
O episódio do discurso nasceu dessa espécie de diálogo radical. Com colegas, Michele fundou um grupo para discutir a situação dos bolsistas na PUC. A formatura se tornou uma pauta importante, porque o custo da colação de grau e do baile – na casa dos 6 mil reais – era proibitivo. Uma negociação com a comissão do evento garantiu quatro ingressos para cada bolsista e o direito do grupo a ter um orador.

Michele foi a escolhida. “Fiz o texto numa única noite. Chorei muito. É um relato carregado de histórias não só minhas, mas de todos os bolsistas, que eu revivia conforme ia escrevendo. Ensaiei 12 vezes e só na última consegui ler sem chorar”, conta.  

Chegou o 15 de fevereiro, data da colação, e Michele aguardava sua vez de subir ao palco. O orador oficial fez um discurso leve, contando ‘causos’ do curso e arrancando risadas da plateia. Michele gelou. “Pensei: ‘e agora, como vai ser? Vou vir com um tapa na cara, agressivo, não sei como vão reagir’”. De cima do palco, tentou procurar a família – cunhado, uma amiga do Chile, três colegas de trabalho e a mãe, aniversariante da noite. Não viu ninguém. Leu tudo de um fôlego só.

Ao terminar, ainda meio atordoada, correu de volta para seu assento. “Achei estranho meus colegas se levantando. Depois entendi. Estavam me aplaudindo”, diz ela, contente também com a repercussão de sua fala nas redes sociais. “É uma vitória saber que minha reflexão está chegando a lugares que antes não debatiam esse assunto. Quem sabe cause algum impacto na vida dos bolsistas que virão depois de mim.”

*NOVA ESCOLA

SERVIDORES DA SAÚDE ENCERRAM GREVE, APÓS COMPLETAR 100 DIAS DE LUTA

Cerca de 300 servidores da saúde se reuniram nesta manhã desta terça-feira (20), em assembleia realizada em Natal, no auditório do Sinpol para avaliar a greve que completou 100 dias no dia de hoje. Após discussão da categoria, os servidores decidiram em ampla maioria encerrar a greve.
Em meio à luta pelo salário em dia, os servidores foram surpreendidos com um pacote de ajuste fiscal do governador Robinson Faria (PSD), enviado em regime de urgência à Assembleia Legislativa do RN.
“Esse pacote sofreu uma dura resistência dos servidores públicos do estado, em especial às duas categorias que estavam em greve: A saúde e a UERN. E dois dos principais projetos foram derrotados. O da extinção dos adicionais por tempo de serviço (ADTS) e o que acabava com a paridade (igualdade) entre ativos, aposentados e pensionistas”, afirma Sindsaúde-RN.
Depois de vários dias de luta, os salários dos servidores ativos estão regularizados, mas o Governo ainda falta pagar o 13º salário e colocar em dia o pagamento dos aposentados e pensionistas, onde o salário de quem ganha acima de R$ 4 mil não foi finalizado.
“Encerrar a greve não significa que a luta acabou. Nós vamos continuar lutando em defesa dos nossos direitos, em defesa dos aposentados que estão com os salários atrasados e por melhores condições de trabalho na saúde desse Estado”, disse Manoel Egídio, Coordenador-geral do Sindsaúde-RN.
*O Mossoroense

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

SOBRE AIDS - ASSISTA

           

PTB DESISTE DE INDICAR CRISTIANE BRASIL PARA O MINISTÉRIO DO TRABALHO

O PTB anunciou há pouco a desistência da indicação da deputada federal Cristiane Brasil (RJ) para o comando do Ministério do Trabalho. Em nota à imprensa divulgada hoje (20) no Twitter, o presidente nacional do partido e pai da deputada, Roberto Jefferson, atribuiu a retirada da indicação à “indecisão da ministra [do Supremo Tribunal Federal] Cármen Lúcia em não julgar o mérito neste primeiro semestre”.


Segundo a nota, a decisão do partido “visa a proteger a integridade de Cristiane e não deixar parada a administração do ministério”. O PTB ainda não anunciou o nome que substituirá Cristiane Brasil na indicação ao comando da pasta.
Atualmente, a pasta é comandada pelo secretário-executivo, Helton Yomura, que tem acumulado as duas funções.


Indefinição

A nomeação de Cristiane Brasil foi anunciada pelo presidente Michel Temer no dia 3 de janeiro, mas a deputada foi impedida de tomar posse por força de uma decisão liminar do juiz Leonardo da Costa Couceiro, da 4ª Vara Federal de Niterói, proferida em 8 de janeiro.

O magistrado acolheu os argumentos de três advogados que, em ação popular, questionaram se a deputada estaria moralmente apta a assumir o cargo, após ter sido revelado pela imprensa que ela foi condenada pela Justiça do Trabalho a pagar mais de R$ 60 mil a um ex-motorista, em decorrência de irregularidades trabalhistas. Em seguida, a posse também foi suspensa por decisões da segunda instância da Justiça Federal no Rio de Janeiro e pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia.

Na semana passada, Cármem Lúcia definiu que cabe à Corte decidir sobre a posse de Cristiane Brasil no Ministério do Trabalho. Essa decisão, no entanto, não provocou mudança da indicação por parte do governo. Na quarta-feira (14), o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, reafirmou que o governo não desistiria do nome da deputada para a pasta do Trabalho.

*Agência Brasil

OPORTUNIDADE: Sebrae-RN abre processo seletivo para o Programa Trainee 2018

Vagas são destinadas aos recém-graduados entre dezembro de 2015 e fevereiro de 2018; remuneração é de R$ 4.000,00

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio Grande do Norte (Sebrae-RN) divulgou a abertura do processo seletivo que visa o preenchimento de vagas no Programa de Iniciação Profissional – Modalidade Trainee, destinado a profissionais de nível superior e recém-graduados entre dezembro de 2015 e fevereiro de 2018.
Serão abertas 11 (onze) vagas, sendo 01 (uma) para pessoa com deficiência (em Natal) e as demais
distribuídas entre os 09 (nove) Escritórios Regionais nos seguintes municípios:
·  APODI – Escritório Regional do Médio Oeste
·  ASSU – Escritório Regional do Vale do Açu
·  CAICÓ – Escritório Regional do Seridó Ocidental
·  CURRAIS NOVOS – Escritório Regional do Seridó Oriental
·  JOÃO CÂMARA – Escritório Regional do Mato Grande
·  MOSSORÓ – Escritório Regional do Oeste
·  NOVA CRUZ – Escritório Regional do Agreste
·  PAU DOS FERROS – Escritório Regional do Alto Oeste
·  SANTA CRUZ – Escritório Regional do Trairi
·  NATAL – Sede (*)

Para participar da seleção, é necessário que o interessado tenha relação com uma das seguintes áreas: Administração de EmpresasCiência da ComputaçãoSistema de InformaçãoTecnologia da InformaçãoCiências ContábeisCiências EconômicasCiências Sociais (Sociologia); Comunicação Social (Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Marketing); DireitoEngenhariasEstatísticaPedagogiaPsicologiaTurismo e Serviço Social.
O período de contratação é de 12 meses, podendo ser prorrogado por mais 12 meses. A jornada de trabalho é de 40h semanais, conforme CLT, e a remuneração é de R$ 4.000,00, além de benefícios como: vale alimentação, vale transporte, seguro saúde, seguro de vida em grupo, seguro odontológico e plano de previdência complementar (opcional).
As inscrições serão efetuadas por meio eletrônico no período de 1º de fevereiro, a partir das 8h, até às 23h59 do dia 28, exclusivamente no endereço funcern.br/concursos.
Para formalizar a inscrição, é necessário:
·  Ser brasileiro nato ou naturalizado, ou cidadão português que tenha adquirido a igualdade de direitos e obrigações civis e o gozo dos direitos políticos (Decreto nº 70.436, de 18.04.72 e Constituição Federal);
·  Haver concluído curso de graduação em reconhecida Faculdade/Universidade pelo MEC, no período de dezembro/2015 até 28/02/2018;
·  Estar em dia com as obrigações militares, se do sexo masculino;
·  Ter situação regular perante a legislação eleitoral;
·  Ter CNH na categoria B.
·  Ter aptidão física e mental para o exercício das especificidades exigidas;
·  Pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 60,00 (sessenta reais).
·  Ter disponibilidade de fixar residência em qualquer um dos seguintes municípios: Pau dos Ferros, Mossoró, Assu, Apodi, João Câmara, Caicó, Currais Novos, Santa Cruz, Nova Cruz, e Natal, no caso da vaga para Pessoa com Deficiência.

Dúvidas e informações devem ser tratadas pelo e-mail traineesebrae2018@funcern.br ou consultando o Edital.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...