O
relatório do Tribunal de Contas do Estado, que aprovou por unanimidade (6×0)
parecer prévio pela reprovação das contas do governador Robinson Faria em 2016,
aponta que, na prática, os gastos com publicidade oficial superaram os
investimentos em segurança pública.
O TCE afirma que a
segurança teve 2,838 milhões efetivamente utilizados enquanto a publicidade
oficial teve aumento de 13,83% em relação a 2015, saltando de R$ 14,088 milhões
para R$ 16,036 milhões. Ou seja, a propaganda consumiu quase oito vezes o valor
destinado à segurança.
O blog transcreve
integralmente o que diz o relatório na página 19 : “Dos valores investidos na
função segurança pública , a subfunção Transporte Rodoviário respondeu por R$
7.967.613,40 (sete milhões novecentos e sessenta e seis mil seiscentos e treze
reais e quarenta centavos), ou seja, 73,73% do total. Há que se ressaltar, no
entanto, que o investimento foi muito baixo, representando apenas 1,02% do
total empenhado em segurança”.
Na página seguinte, o
relatório informa: “Em consulta ao SIAF e verificando os empenhos
individualmente, concluiu-se que todos os valores são relativos a obras de
rodovias como como o 2016NE00178, no valor de R$ 3.000.000,00 (três milhões de
reais), cuja destinação é a pavimentação dos acessos ao novo aeroporto
internacional do RN. Outros valores se referem a medições de obras na malha
viária em todo o Estado, evidenciando assim que os valores empenhados não
deveriam estar demonstrados na Função Segurança e sim na Função Transporte”.
Ainda na página 20: “Com
isso, o valor investido em segurança foi menor do que o demonstrado, pois ao
retirar os valores dessa subfunção, o valor efetivamente investido em segurança
foi de 2.838.798,49(dois milhões, oitocentos e trinta e oito mil setecentos e
noventa e oito reais e quarenta e nove centavos, ou seja 0,27% do VALOR GASTO
NA FUNÇÃO SEGURANÇA. Oportunizada a manifestação, o Chefe do Poder Executivo
não realizou qualquer consideração acerca dos fatos acima”.
O relatório prossegue
sobre propaganda: “Na função Comunicação, foram gastos, no exercício de 2016,
R$ 17.066.833,18 (dezessete milhões sessenta e seis mil oitocentos e trinta e
três reais e dezoito centavos), sendo 16.036.931,09 (dezesseis milhões trinta e
seis mil novecentos e trinta e um reais e nove centavos) com a comunicação
social), principalmente com a publicidade, demonstrando um aumento de 13,83% em
relação ao exercício anterior, quando esse gasto foi de R$ 14.088.199,07
(quatorze milhões oitenta e oito mil cento e noventa reais e sete centavos”).
Todos os dados foram
reproduzidos do relatório do TCE. A quem devem ser direcionados eventuais
questionamentos.
Informações Blog Rubens Lemos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.
Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.
COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS